Como prospectar novos clientes para sua loja virtual?
Empreender digitalmente é um desafio e tanto: além dos obstáculos logísticos e da necessidade constante de organização para manter seu negócio no verde, a comunicação com os clientes é, talvez, o ponto mais importante para conquistar clientes novos.
Diferentemente das lojas físicas, em que você pode contar com o acaso e com um fluxo determinado de pessoas que, inevitavelmente, passarão na frente de sua loja e podem ser impactados pelos seus anúncios, as lojas virtuais são bem diferentes.
Por isso, é importante criar estratégias específicas para prospectar novos clientes, já que essa é uma etapa fundamental para o sucesso de qualquer loja virtual. Através desse processo, você não apenas aumenta suas vendas, mas também constrói relacionamentos duradouros.
Neste artigo, vamos explorar de forma didática e explicativa como fazer uma boa prospecção de clientes em sua loja virtual, de modo leve e acessível. Anote as nossas dicas para turbinar as vendas e conquistar cada vez mais consumidores!
Conheça seu público-alvo
Antes de começar, é essencial entender quem são seus potenciais clientes. Defina suas características demográficas (gênero, idade, educação, profissão, ocupação, nível de renda familiar e estado civil, entre outras), interesses e necessidades. Isso permitirá que você crie estratégias de prospecção mais direcionadas.
A principal vantagem de efetuar essa comunicação de maneira mais certeira é aumentar a chance de conversão, ou seja, de que aquela mensagem de fato converta quem a recebeu em cliente.
Crie conteúdo relevante
Atualmente, todo mundo que tem acesso à internet está buscando conteúdo relevante, que supra uma necessidade e solucione um problema ou uma questão que o usuário tiver. Por isso, produzir conteúdo que seja útil e relevante para seu público-alvo é uma excelente maneira de conquistar novos clientes.
Isso pode incluir artigos, guias, vídeos ou infográficos relacionados aos produtos que você vende. Conteúdo de qualidade atrai a atenção de potenciais clientes e demonstra seu conhecimento no assunto.
Utilize as redes sociais
Sim, é impossível falar sobre prospecção de novos clientes sem falar delas: as redes sociais. Elas são, talvez, as ferramentas mais poderosas para encontrar e converter novos consumidores para a sua loja virtual.
Compartilhe seu conteúdo nessas plataformas e interaja com seu público de maneira humanizada e constante. Responda a perguntas, faça enquetes e crie postagens envolventes para atrair a atenção de novos clientes. Também é interessante fazer anúncios direcionados ao público-alvo do seu negócio, para quem já é cliente e para outras pessoas que você deseja converter, para ampliar o volume da sua audiência
Invista em SEO
Otimizar seu site para mecanismos de busca (SEO) é crucial para ser encontrado pelos clientes certos. Pesquise palavras-chave relevantes e as inclua de forma natural em seu conteúdo e descrições de produtos.
Isso garante que seu site seja melhor rankeado nos mecanismos de busca e que novas pessoas que não conhecem sua marca, mas precisam dos seus serviços, te encontram quando procurarem no Google, por exemplo.
Ofereça recompensas
Pense com a cabeça do cliente: quando você compra em alguma loja, não gosta de ganhar benefícios? Pois bem: crie incentivos para que os visitantes se tornem clientes.
Por exemplo: descontos exclusivos, frete grátis na primeira compra ou brindes podem ser excelentes atrativos para converter visitantes de primeira viagem em compradores.
Use e-mail marketing
Coletar endereços de e-mail dos visitantes permite que você mantenha contato direto com eles. Envie newsletters com informações relevantes, promoções e novidades sobre sua loja virtual.
Um bom jeito de convencer os novos consumidores a darem o endereço de e-mail para você é atrelar isso a um benefício. Por exemplo: novos assinantes da newsletter ganham cupons de desconto.
Webinars, lives e chat ao vivo
Educar o público sobre o seu negócio e os produtos e serviços que você oferece é uma maneira interessante e inteligente de convencê-los da importância de tornar-se seu cliente!
Promova webinars ou transmissões ao vivo sobre tópicos relacionados aos seus produtos para criar oportunidades para interações e perguntas em tempo real.
E, por falar em tempo real, oferecer um chat ao vivo em seu site para ajudar os visitantes com suas dúvidas é outro recurso que pode te ajudar na conversão. Isso é um diferencial para a experiência do cliente e demonstrar essa atenção, resolvendo dúvidas na hora em que elas aparecem, pode resultar em mais vendas.
Atendimento personalizado
Ainda sobre atendimento, é imprescindível que ele seja personalizado. Quando um cliente entra em contato, garanta que ele será atendido de forma atenciosa e exclusiva. Isso faz com que o cliente se sinta valorizado e aumenta as chances de uma conversão.
Mas, lembre-se: também é importante ter um FAQ (perguntas frequentes) em seu site para que ele possa efetuar ali uma busca para suas dúvidas. Caso ele não encontre o que precise ali, aí sim é hora de abrir as portas do atendimento personalizado
Remarketing
Use a estratégia de remarketing para alcançar aqueles que visitaram seu site anteriormente. Exiba anúncios direcionados a esses visitantes em outros sites que eles frequentam. Essa é uma estratégia básica e sem mistérios, mas que tem bons índices de retorno e de sucesso.
Avaliações e depoimentos
Clientes satisfeitos são seus melhores defensores. E a opinião sincera de outros clientes é um fator de convencimento fortíssimo para quem está efetuando uma compra, especialmente se for a primeira.
Mostre avaliações e depoimentos reais em seu site para construir confiança entre os visitantes e incentivá-los a fazer compras. Se a plataforma da sua loja virtual permitir que esses reviews de produto tenham fotos, melhor ainda!
Análise de resultados
Monitore suas estratégias de prospecção e avalie quais estão gerando melhores resultados. Afinal, cada público-alvo se comporta de uma forma e nem todas as estratégias descritas acima podem funcionar tão bem com o seu público. É importante conhecê-lo e ajustar com regularidade as estratégias de venda. Isso permite que você adeque a rota e refine suas táticas ao longo do tempo.
Conclusão
A prospecção de clientes em sua loja virtual é uma mistura de estratégias criativas e entendimento profundo de quem são seus clientes em potencial. Ao conhecer o seu público-alvo, criar conteúdo relevante, utilizar as redes sociais, investir em SEO e implementar outras táticas, você estará no caminho certo para construir um fluxo constante de clientes para a sua loja virtual. Lembre-se de manter uma abordagem leve e didática para facilitar o entendimento dos visitantes e criar uma conexão duradoura com eles.