Como usar a biblioteca de anúncios do Facebook? Aprenda a usar a Ad Library
A biblioteca de anúncios do facebook é uma plataforma com algumas das mais poderosas ferramentas para quem trabalha com marketing digital. Se você tem interesse em conhecer um pouco mais sobre os recursos desse sistema, nos acompanhe e descubra como ele pode te ajudar na sua estratégia.
O que é a Biblioteca de anúncios do Facebook?
A biblioteca de anúncios do Facebook, também conhecida como Ad Library, é um catálogo público de anúncios que permite acessar todas as campanhas veiculadas em redes sociais do grupo Meta, como o Facebook, Instagram e Messenger.
O objetivo principal da Biblioteca de Anúncios é promover a transparência no marketing digital, especialmente no que diz respeito a anúncios políticos e sociais. Nela, é possível encontrar anúncios ativos e inativos, independentemente do público-alvo ao qual são direcionados.
Os dados disponíveis na Biblioteca de Anúncios são valiosos para os usuários, permitindo que eles possam conhecer melhor quem está por trás das campanhas publicitárias que encontram em suas linhas do tempo. É possível visualizar informações como:
- Autor
- Origem
- Datas
- Segmento
- Criativos utilizados
- Orçamento
Como usar a Biblioteca de anúncios?
Para usar o ad library é muito simples. Você só precisa acessar o site oficial da biblioteca de anúncios e seguir o passo a passo que preparamos abaixo.
- Vá até a área de pesquisar anúncios e selecione a categoria do anúncio que você deseja. Você poderá escolher entre duas opções: “Todos os anúncios ou “temas, eleições ou política”. Se você estiver buscando por anúncios comerciais, a primeira opção é a melhor para você.
- Insira uma palavra-chave que tenha a ver com a categoria do anúncio que você procura. No exemplo abaixo, procuramos por “Kangu”.
- Clique no ícone de lupa para concluir a pesquisa e ver os anúncios. Você também pode clicar no botão “Enter” do seu teclado e fará a pesquisa normalmente.
- No resultado, você poderá visualizar todos os anúncios ativos de acordo com o termos pesquisado. Além disso, algumas das principais informações, como a data de veiculação, plataformas, identificação ficam disponíveis em uma pré-visualização.
- No canto superior direito da página, você poderá acessar o filtro e pesquisar por idioma, anunciantes, plataforma, tipo de mídia, status e impressões por data. É um excelente recurso para quem quer ser mais específico.
- Se quiser acessar mais detalhes das publicações, poderá clicar no botão “Ver detalhes do anúncio”. Lá, você poderá analisar o anúncio da forma que foi postado.
Por que utilizar a Biblioteca de anúncios?
A Biblioteca de anúncios oferece diversos benefícios para os usuários e pode ser usada para auxiliar em diferentes propósitos. Veja algumas razões pelas quais é vantajoso utilizar essa ferramenta:
- Buscar referência
- Observar concorrentes
- Encontrar tendências do mercado
Buscar referências
No marketing digital, encontrar inspiração e referências é essencial para criar uma campanha impactante e bem-sucedida. Com a biblioteca de anúncios, os anunciantes podem explorar uma série de anúncios de diferentes marcas e setores, compreendendo suas abordagens de comunicação e estratégias para prender o público.
A análise acontece em todos os pontos mais importantes dos anúncios, desde fotos, animações e ilustrações, até o copywriting, entendendo quais são os gatilhos mentais utilizados para convencimento do público.
A busca de referência não tem a mínima intenção de copiar. A principal ideia é utilizar as referências como ponto de partida para desenvolver ideias originais de acordo com os objetivos do seu negócio.
Observar concorrentes
Entender como as marcas concorrentes se comunicam com o público e promovem produtos é essencial para aprimorar a sua própria abordagem, e a Ad Library é a ferramenta ideal para fazer isso.
Ao observar os anúncios concorrentes, você poderá identificar tendências, comunicação, ofertas promocionais e diversos outros tipos de abordagens que estão sendo utilizadas para converter no mercado. Além disso, há a possibilidade de preencher lacunas e oportunidades que os concorrentes ainda não enxergaram, destacando-se entre todos.
Encontrar tendências do mercado
A Ad Library é essencial para se manter atualizado das mudanças e preferências do público. Lá, você encontrará diversas informações que permitem identificar e compreender as tendências emergentes para aplicar no seu negócio.
É importante observar como as empresas estão se adaptando às tendências, avaliar o que está funcionando e ajustar para a sua própria estratégia. Essa é a melhor forma de antecipar mudanças no comportamento do consumidor e se adaptar de forma proativa no mercado.
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