Como escolher uma plataforma de e-commerce da forma certa
Quando encontramos nas vendas online uma boa oportunidade para ganhar uma renda extra, ou então, até mesmo para iniciar nossa própria empresa, surgem diversas dúvidas sobre quais caminhos seguir. Como escolher uma plataforma de e-commerce da forma certa, é uma dessas dúvidas, afinal, no ambiente digital, seu site é a sua loja.
Muitas vezes, o excesso de opções e possibilidades da internet podem deixar o empreendedor iniciante confuso e indeciso acerca das melhores escolhas, e é por isso que elaboramos esse material. Aqui, falaremos sobre os recursos que uma plataforma de e-commerce precisa oferecer para ser considerada uma boa escolha para seu negócio. Por isso, acompanhe nosso artigo e, ao final da leitura, sinta-se pronto para montar sua loja virtual hoje mesmo. Vamos lá!
Vale a pena contratar uma plataforma de loja virtual?
Sim, vale a pena contratar uma plataforma de loja virtual e lhe diremos o porquê.
Você pode começar a vender na internet sem utilizar uma plataforma de e-commerce, isso é fato. Existem diversos canais online a serem explorados e testados. As redes sociais e as plataformas de marketplace são as preferidas daqueles que iniciam suas vendas e que, muitas vezes, não planejam estabelecer um negócio a longo prazo, e isso é normal.
Mas se este não for seu caso, ou seja, se o seu objetivo de empreendedor envolve a criação de uma empresa online e de uma marca sólida, um site próprio é fundamental para concretizá-lo. Como falamos acima, na internet, o seu site será a sua empresa, portanto, deverá ser escolhido com critério e estudo.
Desta forma, contratar uma plataforma de loja virtual será um dos primeiros passos para colocar seus planos de negócio em prática. Por isso, o ideal é começar a pensar em como escolher uma plataforma de e-commerce da forma correta, para que não perca tempo nem dinheiro investindo em serviços que não atendem as necessidades de sua empresa.
Como escolher uma plataforma de e-commerce?
Imagino que até aqui, você apenas deve ter reforçado uma certeza que já tinha em mente: a de que precisará contratar uma plataforma para criar sua loja virtual. A questão está justamente em como fazer essa escolha de maneira assertiva, já que existem tantas opções disponíveis no mercado.
A seguir, reunimos os 10 principais recursos que uma plataforma de loja virtual deve disponibilizar, para a criação de um bom site de vendas online. Leia com atenção e tome nota de todos eles antes de escolher a sua:
1. Liberdade na edição do layout da loja
Em primeiro lugar, colocamos, é claro, a liberdade de edição e definição de layout. Os motivos para isso são simples: se o principal diferencial em contratar uma plataforma de loja virtual é justamente a possibilidade de criar um ambiente exclusivo para sua marca, não faz sentido que este ambiente não possa ser adequado à identidade visual que você estabeleceu para sua empresa.
Por isso, em primeiro lugar, fique de olho se a plataforma escolhida lhe oferece liberdade de edição ou apenas alguns poucos layouts pré-definidos.
2. Integração com recursos avançados
Gerenciar um e-commerce não é uma tarefa fácil, por isso, o empreendedor deverá contar com a ajuda de recursos de automação para diversos processos.
Seja para gerenciar desde seu estoque, logística, entregas, pedidos, produtos, até o atendimento, a automação de seu negócio, em algum momento, será necessária conforme seu crescimento.
Prevendo isso, ao escolher sua plataforma de e-commerce, verifique se ela tem integração com recursos avançados, e que lhe podem ser úteis nos processos de automação e gestão de sua loja virtual.
3. Facilidade de uso
Outro fator importante é que esta plataforma seja de fácil utilização. Afinal, o foco do empreendedor estará sempre em colocar a loja virtual em operação e realizar suas vendas.
Precisar se preocupar com questões técnicas, que envolvem conhecimento prévio na área de desenvolvimento web, pode ser considerado uma “pedra no sapato” daquele empreendedor que está iniciando seu negócio.
Desta forma, poder contar com uma plataforma de fácil configuração e utilização, vai otimizar muito sua rotina.
4. Melhor Custo-benefício
Chegamos a um ponto importante: custos. Para aqueles que estão começando sua loja virtual ou, até mesmo, para aqueles que já vendem online há um tempo, reduzir os custos da operação é uma estratégia importante e, por vezes, necessária. No entanto, nem sempre vale a pena escolher um serviço apenas pelo preço. A qualidade e eficácia do serviço contratado farão toda a diferença no dia a dia de sua empresa.
Sendo assim, equilibre bem o custo-benefício da plataforma que for contratar. Procure optar por aquela que oferecer mais – e melhores – recursos, mas que ainda tenha um bom preço.
5. Presença de um bom suporte técnico
Uma vez que estamos falando da contratação de um sistema de criação de site, é preciso que no serviço contratado, esteja previsto suporte técnico. Isso porque, caso haja (e sim, sempre há) algum tipo de problema técnico com seu site, você sabe que estará amparado pelo fornecedor da plataforma para a solução deste problema.
6. Preparação para o crescimento
Pois bem, conforme mencionamos antes, a ideia é que sua loja virtual cresça. E, claro, uma boa plataforma de e-commerce deverá estar preparada para acompanhar esse crescimento.
Antes de contratar a sua, verifique se os recursos oferecidos pela plataforma serão suficientes para o caso de a quantidade de produtos, ou de clientes, aumentarem significativamente. Veja se ela oferece a possibilidade de ações em massa, como edição de preços, atendimento eletrônico, etc.
7. Facilidade no envio de mercadoria
Ao pensar em como escolher uma plataforma de e-commerce, jamais deixe de lado os processos de logística e entregas. Essa é uma parte fundamental de uma loja virtual: separar e entregar os produtos de maneira correta e eficiente para os compradores.
Leve isso em consideração ao escolher a plataforma que abrigará sua loja online. Veja se ela possibilita a integração com os sistemas dos Correios e/ou de transportadoras, e isso é o mínimo que ela deve oferecer.
Algumas opções do mercado, inclusive, oferecem também a possibilidade de gestão de frete personalizado, para os casos de lojas virtuais que trabalham com entregas via motoboy ou frete próprio. O ideal é que todo o processo, desde a venda até a organização da entrega, possa ser acessado e gerenciado através da plataforma de loja virtual, sem que você precise entrar em diversos sites para isso.
8. Recursos de otimização de SEO
Marketing digital é mandatório no e-commerce e, se ele puder ser gerenciado em sua plataforma, melhor ainda. Verifique se a plataforma escolhida oferece recursos de otimização SEO para suas páginas. Esse tipo de detalhe faz toda a diferença para a relevância de sua marca na web.
9. Planos flexíveis
Principalmente para aquelas lojas virtuais que estão começando, o desempenho e faturamento mensal ainda são variáveis e em fase de análise. Por isso, poder contar com uma plataforma que ofereça planos flexíveis é uma ótima alternativa, já que assim, você consegue adaptar os recursos e configurações de acordo com as necessidades de sua loja virtual, investindo mais somente quando for necessário.
10. Facilidade na extração de relatórios
Finalmente, mas não menos importante, é a possibilidade de extração de relatórios que uma boa plataforma de e-commerce deve lhe oferecer. A gestão de seu e-commerce vai envolver a análise e acompanhamento dos números de todas as áreas da empresa e, para isso, ajuda muito poder contar com uma ferramenta que seja de fácil utilização para extrair esses números.
Assim, ficará mais fácil organizar suas finanças, traçar suas estratégias comerciais e analisar resultados de maneira mais assertiva. Preste atenção também a isso, ao contratar sua plataforma de loja virtual.
Espero que os recursos listados aqui tenham servido como um bom ponto de partida para você, que está em dúvida sobre como escolher uma plataforma de e-commerce da forma certa. Estando ciente desses pontos, certamente, ficará mais fácil fazer uma boa opção para iniciar seu negócio online!
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