YouTube Ads: o que é, como funciona e como anunciar
É possível lucrar e muito com YouTube Ads!
Você já pensou em utilizar o YouTube Ads em suas estratégias de marketing para alcançar mais clientes?
Saiba que essa pode ser uma ótima estratégia para fortalecer sua marca no mercado e impulsionar vendas. Isso porque o vídeo é um dos formatos de conteúdo mais consumidos na internet.
Só no Brasil, 86% dos usuários de internet assistem vídeos online, de acordo com pesquisa do eMarketer.
Para você ter uma ideia do potencial da plataforma, já são mais de 2 bilhões de usuários ativos no mundo, aponta o próprio YouTube. Isso representa um terço de todos os usuários da internet.
Ainda segundo pesquisa do YouTube, mais de um bilhão de horas de vídeos são assistidos por dia no site.
E tem mais: um levantamento do SEMRush sobre os sites mais acessados do Brasil em abril de 2022 mostrou que o campeão de acessos é o YouTube, com 3.4 bilhões de visitas no mês. Ele aparece na frente até mesmo do Google!
Com esses dados, fica claro porque vale a pena anunciar por lá, não é? Então, confira este artigo e descubra como fazer anúncio no YouTube para alavancar a sua empresa.
O que é o YouTube Ads?
YouTube Ads é a ferramenta de mídia paga do próprio YouTube que permite que as marcas anunciem nos vídeos publicados na plataforma.
Ela faz parte do Google Ads, a plataforma de anúncios do Google. Por essa razão, os anunciantes podem se beneficiar com a profundidade de dados que a empresa tem sobre os usuários na hora de segmentar os anúncios.
Os anúncios, por sua vez, serão exibidos nos vídeos populares do YouTube que milhões de pessoas assistem em busca de informação, educação ou entretenimento.
Por meio dessa ferramenta, os usuários da plataforma terão contato com a sua marca e com seus produtos. Por isso, é considerada uma poderosa estratégia de marketing digital!
Quais as vantagens de anunciar no YouTube?
As empresas podem utilizar o YouTube Ads para aumentar o reconhecimento da marca no mercado, impulsionar as vendas, interagir com o público-alvo, gerar e nutrir leads, compartilhar conteúdo útil relacionado aos produtos, entre outras funcionalidades.
Dentre as vantagens de anunciar na plataforma de vídeo, podemos destacar:
- alcance e visibilidade;
- atração de novos clientes para o seu site;
- segmentação de anúncios para alcançar o público certo;
- dados e análises de campanhas para aprimorar estratégias;
- financeiramente vantajoso, você paga por clique no anúncio exibido ou após um período pré-determinado de visualização.
Como funcionam os anúncios no YouTube?
O YouTube Ads funciona, basicamente, como os comerciais de TV. Os anúncios aparecem no início do vídeo, no meio ou em intervalos pré-determinados. Também é possível colocá-lo em destaque na parte direita da tela, como vídeos sugeridos.
Para começar, basta ter uma conta no Google, escolher o vídeo que será vinculado e o público que deseja atingir
No entanto, é importante saber que existem vários formatos de anúncios no YouTube, que oferecem diferentes posicionamentos e duração.
Conheça cada um deles abaixo para determinar qual a melhor opção para sua estratégia:
Bumper Ads ou anúncios breves
Os anúncios bumper são anúncios em vídeos mais curtos, com duração de apenas seis segundos. Eles não podem ser ignorados pelos usuários e podem ser reproduzidos antes, durante ou depois do vídeo no YouTube.
É uma boa alternativa para comunicações rápidas, como promoções na loja virtual, ou como parte de uma campanha de vídeo maior.
Você pode, por exemplo, usar os anúncios bumper para aumentar o reconhecimento da marca e criar anúncios mais longos para apresentar sua empresa aos usuários. Ou seja, serão complementares na sua estratégia.
TrueView in-Stream
Já os anúncios TrueView In-Stream são bons para aumentar o reconhecimento e ganhar exposição online.
Eles são reproduzidos automaticamente antes, durante ou após os vídeos no YouTube, porém podem ser pulados pelo usuário após cinco segundos de exibição.
No entanto, o pagamento só acontece se o conteúdo for assistido integralmente ou se o internauta realizar alguma ação, como clicar para acessar seu site.
Esse tipo de anúncio tem maior engajamento, já que o usuário pode decidir se deseja ou não continuar assistindo ao anúncio.
Já você, como anunciante, deve garantir que seu conteúdo seja interessante logo nos primeiros segundos do vídeo.
Além disso, lembre-se de inserir um call-to-action (CTA) para direcionar seus clientes para a página desejada após o término do anúncio.
TrueView Video Discovery
No TrueView Video Discovery, os anúncios são estrategicamente posicionados acima dos vídeos relacionados e estão identificados por um pequeno quadrado amarelo.
Desta forma, as pessoas descobrem novos conteúdos, tanto na página inicial da plataforma, quanto nos resultados de pesquisa. Os anúncios também podem aparecer na barra lateral direita do vídeo que o usuário está assistindo.
Ao contrário das outras opções de YouTube Ads, as pessoas precisam clicar no anúncio para visualizá-lo.
Portanto, além de ajudar a ganhar a confiança do usuário, são excelentes para atrair leads mais qualificados. Afinal, se alguém clica em seu anúncio, é porque está interessado no que você oferece.
Anúncios não puláveis
Os anúncios não puláveis podem ser exibidos antes, durante ou depois de um vídeo e podem ter até 30 segundos de duração. Portanto, permitem que a empresa conte uma história mais completa.
Embora seja uma ótima oportunidade para aprofundar o relacionamento com clientes em potencial, é crucial criar conteúdos interessantes e envolventes.
Além disso, tenha em mente que você pagará por cada anúncio exibido. Por essa razão, é indicado para empresas com orçamentos mais robustos.
Anúncios de vídeo action
Este é o mais novo formato de YouTube Ads, onde os anúncios são exibidos na página inicial da plataforma, na tela de exibição do vídeo e até nos aplicativos parceiros do Google.
Por meio dele, o usuário pode navegar por catálogos de produtos, visualizar preços e clicar no botão “Comprar agora”. Também é possível inserir formulários de geração de leads na campanha.
Anúncios gráficos
Você não precisa necessariamente criar vídeos para anunciar no YouTube, também é possível utilizar anúncios gráficos. As opções são as seguintes:
- anúncios de sobreposição: são os anúncios transparentes e clicáveis que aparecem na parte inferior de 20% do vídeo;
- cartões patrocinados: exibem conteúdos relevantes para o conteúdo que está sendo assistido, por exemplo, produtos apresentados durante o vídeo;
- anúncios de display: aparecem à direita do vídeo em destaque e acima da lista de sugestões de vídeo.
Como utilizar o YouTube Ads?
Para começar a utilizar o YouTube Ads, você precisa considerar alguns aspectos antes de seguir para o passo a passo de configuração de anúncios. São eles:
Requisitos da plataforma
Você já criou uma conta no Google e um canal no YouTube para sua marca? Trata-se de requisitos para começar a anunciar na plataforma.
Orçamento
Quanto você deseja e pode investir em YouTube Ads? O valor é bastante flexível, mas você precisa considerar seu orçamento, objetivos e planejamento de marketing digital.
Promoção de conteúdo
Quais conteúdos você deseja promover? Serão seus produtos ou a sua empresa como um todo? Os conteúdos são atraentes? As pessoas gostarão de ver? Elas se lembrarão do que viram?
Formato do anúncio
Já decidiu o tipo de anúncio que irá utilizar? Dependendo do seu objetivo, bem como da duração do seu vídeo, a plataforma te apresentará as opções mais adequadas.
Considere também as características e as indicações de cada tipo de anúncio para acertar na escolha.
Vale ainda testar diferentes formatos para identificar quais geram melhores resultados para o seu e-commerce.
Segmentação
Quem você deseja impactar com seus anúncios? É crucial conhecer bem seu público-alvo para não desperdiçar dinheiro com pessoas que não se interessam pela sua empresa e pelos seus produtos.
Palavras-chave
Quais termos os clientes irão pesquisar para encontrar sua loja e seus produtos? Acertar na seleção potencializa seus resultados.
Nesta etapa, vale analisar os concorrentes e usar um planejador de palavras-chave para encontrar os melhores termos.
Destino do anúncio
Para onde o usuário será levado após clicar no seu anúncio do YouTube Ads? Será para a sua loja virtual, para o seu canal ou para um outro vídeo?
Você que decide, mas lembre-se de considerar a sua estratégia e a jornada de compra do cliente até a conversão.
Como colocar anúncios em vídeos do YouTube? [Passo a passo]
Agora é hora de aprender como configurar um anúncio no YouTube Ads. Confira a seguir o passo a passo:
- Cadastre-se no Google Ads;
- Vincule o Google Ads ao seu canal do YouTube;
- No YouTube, faça upload do vídeo que será usado na campanha. Para isso, clique no ícone de câmera e em “Enviar vídeo”.
Dentro do painel do Google Ads, você deverá seguir mais algumas etapas:
- Clique em “Campanhas” e em seguida clique sobre o botão azul com um “+”.
- Informe o tipo de campanha a ser criada e escolha a opção “Vídeos”;
- Preencha o objetivo da campanha (por exemplo, gerar leads, tráfego para o site ou alcance e reconhecimento da marca);
- Configure a campanha, informando o nome e a data de início e de fim;
- Na seção “Lances”, informe um lance de CPA (custo por ação), ou seja, valor que a sua empresa está disposta a pagar por conversão;
- Segmente seu público-alvo por idade, sexo, status parental, renda familiar ou até mesmo por interesses;
- Em seguida, informe palavras-chave, tópicos e canais;
- Adicione a URL do vídeo que você publicou no YouTube;
- Determine o tipo de anúncio e insira o link para o usuário acessar a página desejada (loja virtual, vídeo, canal no YouTube, etc);
- Por fim, preencha os campos de CTA e título para incentivar o usuário a realizar uma determinada ação.
Pronto! Agora é só salvar o seu anúncio.
Quanto custa para divulgar um vídeo no YouTube?
Não existe uma resposta definitiva para essa questão, já que o preço varia de acordo com suas estratégias e configuração de campanha.
Estima-se que uma exibição típica de anúncio em vídeo varie entre R$0,15 e R $0,40 por exibição, dependendo da qualidade do vídeo, segmentação e objetivos de marketing.
Além disso, a cobrança pode ser feita por CPV ou CPC. Entenda:
- CPV (custo por visualização): os custos são baseados no número de interações e visualizações e você só paga caso o usuário assista ao vídeo por pelo menos 30 segundos;
- CPC (custo por clique): só serão cobrados os cliques que foram recebidos em seu anúncio.
Segmentação para YouTube Ads: saiba como fazer
Para sua campanha no YouTube Ads gerar bons resultados, você precisa entregar seus anúncios para as pessoas certas. Por essa razão, a segmentação de público é indispensável.
No momento que for configurar seu anúncio, você realizar as seguintes definições:
Perfil
Qual o perfil do seu público-alvo? Você pode informar idade, estado civil, gênero, renda familiar, bem como interesses, como esportes, saúde e tecnologia.
É possível até mesmo segmentar por pessoas que visitaram sites específicos ou mostraram, por meio de seus hábitos de pesquisa, que estão interessadas em uma oferta como a sua.
Localização
Outra opção de segmentação é por localização geográfica. É possível delimitar as regiões que são interessantes para o seu negócio e, assim, os anúncios só serão exibidos para pessoas que estiverem nesses locais.
Dispositivos
Ainda é possível refinar sua segmentação para determinados tipos de dispositivos móveis especificando sistemas operacionais, dispositivos e operadoras.
Rede de Pesquisa ou Vídeos
No YouTube Ads, você também pode selecionar onde serão exibidos os anúncios. Se optar por Rede de Pesquisa, eles serão mostrados nos resultados das buscas, na página inicial da plataforma, em canais e páginas de vídeo.
Agora, se preferir a opção Vídeos, os anúncios serão exibidos na Rede de Display do Google.
Conclusão
Neste artigo, você descobriu como anunciar no YouTube Ads para gerar mais visibilidade para sua marca e alcançar novos clientes em potencial.
Lembre-se de configurar suas campanhas na plataforma de acordo com os seus objetivos de marketing e crie conteúdos interessantes para captar a atenção dos internautas.
Ainda temos mais uma dica importante para você que quer escalar seu negócio e lucrar mais: escolher bem seus parceiros logísticos.
Assim, você proporciona uma excelente experiência de compra ao seu cliente, o que contribui para a fidelização e melhora sua reputação no mercado.
Com a Kangu, por exemplo, você garante envios ágeis, flexíveis e muito mais econômicos. Nossas entregas também são sustentáveis e totalmente seguras.
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