Voice-commerce: o que é e como utilizar no seu e-commerce?
“Hey, Google!”, “E aí, Siri”, “Alexa, me ajude com isso.” Você provavelmente já escutou estas frases, certo? A gente sabe que sim, porque os assistentes de voz estão por toda parte e, ao que tudo indica, vieram para ficar. É graças a eles – não somente, mas vamos falar mais sobre isso na sequência – que o voice commerce é uma das mais fortes tendências para o e-commerce nos próximos anos.
Muito mais rápido do que escrever, falar o que você procura para o seu smartphone agiliza o processo de busca e de comunicação – o aumento massivo de mensagens de voz encaminhadas pelo WhatsApp e a demanda cada vez maior de podcasts, seja de entretenimento ou notícias, reforça essa tendência de que as pessoas estão cada vez mais propensas a falar e ouvir, deixando de lado a leitura.
E aí, você está preparado para usar o voice-commerce a seu favor e implementá-lo no dia a dia do seu e-commerce? Quais as vantagens de fazer isso e como inserir essa nova tecnologia, que envolve inteligência artificial, na sua loja virtual? Para responder todas as suas questões sobre o tema, preparamos esse artigo completo e descomplicado. Saiba tudo que você precisa aqui embaixo!
O que é voice-commerce?
Voice commerce nada mais é do que comprar online usando a voz, modalidade facilitada pelo o uso de assistentes virtuais que auxiliam o consumidor a adquirir produtos e serviços digitais usando a fala. Isso mesmo: basta você falar o que quer para o seu smartphone, computador ou até televisão, sem precisar digitar nada para encontrar o que você precisa, colocar os produtos no carrinho e fechar a compra.
A prática tem ganhado impulsionamento do Google, inclusive, que ajustou seu algoritmo para entender cada vez melhor as buscas feitas por voz. Por isso, fica o lembrete: não basta ser apenas mobile first (entender que a maioria do tráfego para a sua loja virá de smartphones) para estar em dia com o que há de mais moderno no e-commerce. Os comandos por voz são uma realidade, e é impossível falar de voice-commerce sem falar sobre assistentes virtuais.
O que são assistentes de voz?
Lembra que, lá em cima, falamos da Alexa, da Siri e de “Hey, Google”? Pois bem, todos estes são assistentes de voz, tecnologia de inteligência artificial (IA) utilizada nos chamados “smart speakers”, ou alto-falantes inteligentes. Amazon, Google e Apple, além das assistentes de voz virtuais, têm também os hardwares: Amazon Echo, Google Nest e Apple HomePod, respectivamente.
Independentemente da plataforma ou do serviço de IA que você utilize, fato é que o voice-commerce ganhou muita força e fôlego graças a esse cenário e a essa inovação. Uma pesquisa desenvolvida pela consultoria Ilumeo mostra que o uso de assistentes de voz cresceu 47% entre os brasileiros durante a pandemia. Além disso, 48% das pessoas que responderam à pesquisa afirmou usar comandos de voz pelo menos uma vez por semana, enquanto 20% delas utilizam o recurso todos os dias.
Sabe o que isso significa? Que a maneira como o brasileiro compra está mudando. Essas tecnologias de comando de voz, que já são bastante utilizadas para atos cotidianos como tocar músicas, saber as horas, fazer a lista de compras e consultar a previsão do tempo, agora estão ganhando também o território do e-commerce e é preciso estar ligado nisso para não perder esse bonde e, por conta disso, perder vendas.
Como incluir o voice-commerce no meu e-commerce?
Se a sua loja virtual não é enorme e desenvolver ou comprar uma tecnologia que permita a compra por voz não couber no seu orçamento, não se preocupe. Existem maneiras simples de otimizar o seu negócio para entrar na onda do voice-commerce. E algumas delas são bem fáceis de implementar. Olha só:
Adaptar tecnicamente seu e-commerce
Tornar as compras por voz viáveis é algo que, como você pode imaginar, depende primeiramente de tecnologia. Para viabilizar o voice commerce na sua loja virtual, você vai precisar de uma API (sigla para Application Programming Interface) que faça essa comunicação entre o assistente virtual, o seu e-commerce e outros softwares necessários.
Esse tipo de inclusão de API pode ser difícil de resolver, então o mais recomendado é que você conte com algum desenvolvedor ou parceiro especializado na hora de fazer essa implementação, para não desconfigurar algum outro detalhe do site ou, então, não usar o voice commerce de fato a seu favor, ok?
Linguagem mais natural
Você já reparou que, quando você fala, quase nunca você se comunica da mesma forma que escreve? Isso é absolutamente normal e é algo que você precisa prestar atenção na hora de formatar os textos do seu site para estarem mais alinhados ao voice-commerce.
Por exemplo: a maioria das buscas por voz é realizada na forma de pergunta. Isso significa que, para usar uma melhor estratégia se você busca como vender mais quando alguém quiser comprar algo usando a voz, os textos do seu site respondam a essas perguntas dos usuários.
Pensando ainda nas melhores respostas, é interessante que os textos de descrição dos produtos sejam sempre claros e detalhados, para que a resposta que o usuário receber sobre o item pesquisado seja a mais completa possível e, assim, ele se sinta mais confortável para comprar com você!
Portanto, use a linguagem mais conversacional e natural possível, que seja próxima da forma como falamos, sem muitas formalidades, que se aproximam mais da linguagem escrita.
Isso vale para tudo, ok? Descrição de produto, textos institucionais, perguntas frequentes e tudo mais que for conteúdo escrito no site! No caso das descrições dos itens, também é uma boa prática produzir textos claros e detalhados. Assim, os consumidores poderão imaginar exatamente o produto à venda.
SEO para compras por voz
Essas três letras já devem ser suas velhas conhecidas se você é dono de e-commerce. O SEO, otimização para mecanismos de busca, é essencial para a performance e a visibilidade do seu site nos buscadores.
Isso também se aplica à lógica do voice-commerce – existem, inclusive, práticas específicas que devem ser seguidas para que a sua loja virtual seja mais facilmente encontrada pelos assistentes virtuais e, dessa forma, apresentado quando os usuários fizerem uma pesquisa por voz.
Palavras-chave de cauda longa
Outro efeito interessante de ter as buscas em formato de pergunta é que, em geral, quem usa o voice-commerce na hora de comprar costuma fazer perguntas detalhadas, usando frases completas.
Isso significa que as chances das páginas e produtos do seu e-commerce aparecerem nessas buscas aumentam se você usar o que chamamos de palavras-chave de cauda longa – ou seja, expressões mais longas e específicas, utilizadas por clientes que sabem o que querem e que já estão mais avançados na jornada de compra.
Quando você responde exatamente o que o usuário está perguntando, suas chances de ganhar dinheiro pela internet aumentam!
Use busca por voz dentro do seu e-commerce
Outra adaptação que você pode fazer e que normalmente é mais fácil de implementar é colocar a busca por voz como recurso dentro do seu site. Isso proporciona uma experiência semelhante ao assistente de voz, mas já dentro do seu ambiente e dentro do portfólio que você oferece.
Basta ativar a tecnologia e a busca por voz funcionará de forma automática no espaço de busca da sua loja, junto com outras funcionalidades importantes. Depois disso, todo mundo que acessar seu e-commerce vai ver o ícone de microfone na barra de pesquisa e saber que, além de agilidade e facilidade, aquele espaço é também acessível.
Conclusão
O voice-commerce, tendência forte no mercado de e-commerce, veio para ficar e mostra que a forma como o brasileiro faz suas compras on-line está mudando. A compra por voz, facilitada pelo o uso de assistentes virtuais, oferecem mais agilidade, acessibilidade e facilidade para o consumidor, que precisa apenas utilizar a voz para adquirir produtos e serviços pela internet, sem digitar nada.
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