Quais os tamanhos de caixas de papelão e como escolher o ideal para seu e-commerce?
Quando é preciso enviar produtos aos clientes, você fica em dúvida sobre quais são tamanhos de caixas de papelão disponíveis e como escolher o ideal?
Esta é uma preocupação relevante para todo dono de e-commerce, já que a escolha da embalagem pode interferir no preço do frete e nas condições que o produto chegará ao destinatário.
Além disso, você ainda precisa se atentar às regras e especificações dos Correios e das transportadoras para o envio das encomendas.
Portanto, se você quer evitar custos desnecessários, seja ao adquirir embalagens inapropriadas ou acabar com mercadorias avariadas, precisa acompanhar o artigo de hoje. Vamos lá?
Características das caixas de papelão para loja virtual
Antes mesmo de escolher os tamanhos de caixas de papelão, é preciso entender as especificações deste material. Assim, você escolherá o tipo certo de embalagem para o seu e-commerce.
Primeiramente, você deve saber que toda caixa de papelão é composta por três elementos:
- Parede Externa: capa de fora da caixa que serve como revestimento e proteção;
- Parede Interna: parte interna da caixa, feita de material menos resistente;
- Miolo (ondas): camada interna, formada por um papelão mais grosso, responsável por conferir resistência e amortecimento à caixa.
Dito isso, fica mais fácil compreender os tipos de caixa de papelão que você pode encontrar em um site de fornecedor de acordo com a quantidade de paredes (ou ondas):
- Papelão de Parede Simples: o mais tradicional e simples, indicado para objetos leves e pequenos;
- Parede Dupla (Duplex): possui duas camadas de ondas internas, o que confere mais resistência à umidade;
- Parede Tripla: conta com três camadas internas, que conferem mais resistência à embalagem. É indicada para produtos grandes, pesados ou frágeis;
- Parede Múltipla: possui mais de três camadas de ondas e só costuma ser utilizada no transporte de equipamentos da área industrial.
Quais os principais tamanhos de caixas de papelão?
A caixa de papelão é a forma mais prática, versátil e segura para embalar suas encomendas. Por essa razão, existem inúmeros formatos e tamanhos disponíveis no mercado para atender às diferentes necessidades dos lojistas.
Os principais tamanhos de caixas de papelão são:
- N0: possui 16 cm de comprimento, 11 cm de largura e 6 cm de altura;
- N1: possui 21 cm de comprimento, 14 cm de largura e 7 cm de altura;
- N2: possui 28 cm de comprimento, 18 cm de largura e 9 cm de altura.
No entanto, essas dimensões não são padronizadas e podem variar de acordo com o fornecedor escolhido.
Tamanhos de caixas de papelão dos Correios
Os Correios também vendem embalagens, que podem ser adquiridas pessoalmente na hora de despachar os seus produtos.
O preço (por unidade) costuma ser mais elevado do que comprar com fornecedores especializados, mas vale a pena utilizar essas informações como parâmetro de custo e de dimensões.
Confira:
Formatos e regras para envios por Correios e transportadoras
Na hora de escolher sua caixa de papelão para enviar suas encomendas, é necessário conferir as especificações dos Correios e das transportadoras em relação aos tamanhos mínimos e máximos permitidos, além do peso da embalagem.
Correios
Correios Mini
Transportadoras
As regras de peso e dimensões para as transportadoras podem variar de acordo com a empresa escolhida. Contudo, a maioria segue as seguintes especificações:
Tamanhos de caixa de papelão: como escolher o ideal para seu e-commerce?
Para escolher a caixa de papelão mais adequada para a necessidade da sua loja virtual, você precisa levar dois fatores em consideração.
O primeiro é em relação a quantidade de paredes da caixa. O formato tradicional costuma ser suficiente para a maioria dos envios.
Porém, se você comercializa itens que não podem ser molhados ou são mais frágeis, considere a caixa com paredes duplas.
Já o segundo fator é sobre os tamanhos de caixas de papelão. Quando for escolher, tenha em mente a quantidade de itens a serem enviados e as dimensões finais dos objetos, incluindo, se for o caso, as camadas de plástico bolha ou isopor de proteção.
Além disso, o ideal é que o espaço interno seja suficiente para acomodar os produtos sem deixar muito folgas. Os pequenos espaços que sobrarem devem ser preenchidos, seja com papel, biopack ou isopor.
Lembre-se que se você utilizar uma caixa muito maior que o necessário, irá pagar um frete mais caro na postagem do que realmente precisaria.
Aprenda como economizar no frete com a Kangu
Agora que você já sabe definir quais os tamanhos de caixas de papelão mais indicados para seu e-commerce, que tal aprender como economizar no frete?
A Kangu é uma plataforma de envios que conecta o seu negócio com diversas transportadoras e pontos de entrega e coleta em todo Brasil.
Ao usar nossa plataforma gratuita, você pode cotar e comparar preços com diversas transportadoras simultaneamente, como Loggi, Uello, Total Express e os próprios Correios.
Você ainda tem acesso a prazos e fretes exclusivos e pode economizar até 75% no envio das suas encomendas. Assim, fica mais fácil encontrar a opção de envio mais vantajosa para você e para o seu cliente, não é?
Nossos serviços são gratuitos e não há exigências de quantidades mínimas de envios. Você só pagará pelos fretes contratados.
E ainda há mais vantagens de usar a Kangu na hora de enviar seus produtos. Veja só:
- gestão de todos os seus envios em um só lugar;
- rastreamento e controle dos envios em tempo real;
- menos impacto no meio ambiente;
- mais de 2.800 pontos de coleta e retirada espalhados pelo território nacional;
- possibilidade de oferecer ao seus clientes a retirada da mercadoria em um dos nossos pontos;
- integração com diversas plataformas de e-commerce.
Quer aproveitar todos esses benefícios agora mesmo? Clique na imagem abaixo e cadastre-se em nosso site:
Conclusão
Como vimos, existem infinitos formatos e tamanhos de caixas de papelão, e os padrões variam de acordo com o fornecedor.
Portanto, não há uma resposta simples que te ajude a escolher a opção ideal para o seu negócio. Para acertar na escolha, é preciso levar em consideração a quantidade e dimensões dos produtos que você costuma vender.
Além disso, é uma solução inteligente contar com mais de um tamanho em seu e-commerce para escolher a mais adequada para cada pedido.E para economizar nos envios, você já sabe, não é? É só usar a Kangu!