Como criar site para loja virtual e gerenciar corretamente?
Um bom site para loja virtual é a primeira coisa que você precisa pensar quando for migrar seu e-commerce para uma nova plataforma ou criar sua primeira loja própria.
Afinal, é por meio desse sistema que a sua marca se conectará com potenciais clientes e realizará vendas.
Se você não fizer uma escolha bem feita, seus resultados podem ser comprometidos. De acordo o CX Trends 2022, anuário feito pela Octadesk e Opinion Box, 62% dos consumidores desistem da compra por conta de uma experiência ruim durante a sua jornada.
Os motivos que levam à desistência são diversos: má usabilidade do site, falta de segurança de dados, etapas longas de check out, entre outros.
Isso significa que para gerar vendas online e conquistar resultados sólidos, você precisa tomar uma boa decisão.
Então, se você está na fase de transição de plataforma ou pensando em iniciar nesse mercado, este artigo foi feito para você. Acompanhe!
Importância de um bom site para loja virtual
A escolha de uma plataforma adequada faz toda a diferença para o sucesso do seu e-commerce. Você já sabe, por exemplo, que o site para loja virtual pode impactar nas conversões de vendas.
Agora, conheça mais vantagens de optar por uma boa plataforma de comércio eletrônico:
- segurança para o usuário navegar na loja e inserir seus dados pessoais no momento que realizar uma compra, além de evitar ataques e invasões;
- facilidade na compra, o que gera maior o engajamento com o usuário e aumenta as chances de vendas;
- meios de pagamento diversos, como cartão de crédito, débito, boleto bancário e pix, para atender às necessidades de diferentes perfis de clientes;
- atendimento dentro da própria loja virtual para facilitar a vida do consumidor;
- análise de dados para acompanhar o desempenho do seu e-commerce, como número de visitantes, taxas de conversão, vendas, etc.
Como montar um site para loja digital: passo a passo
Você já escolheu o nicho que deseja atuar e conhece bem o seu público-alvo? Então, já pode partir para o passo a passo prático de como montar um site para loja virtual. Vamos lá?
Passo 1: escolha da plataforma
Criar um site do zero exige a contratação de agências ou profissionais qualificados e o projeto, geralmente, leva meses para ser finalizado.
Por isso, a melhor alternativa é utilizar as plataformas de e-commerce, que são mais práticas e bastante completas.
Nós vamos apresentar as melhores opções do mercado mais adiante.
Passo 2: registro de domínio
Você já registrou o domínio da sua marca? Esse registro serve para que o usuário localize mais facilmente a sua loja. Caso ainda não tenha feito isso, você pode utilizar o site registro.br.
Passo 3: criação de conteúdo do site para loja virtual
Seu site deve ter as principais informações sobre a sua marca, como história da empresa, os produtos vendidos, dados de contatos e links das redes sociais. Então, capriche nesses conteúdos para transmitir credibilidade ao consumidor.
Passo 4: criação da identidade visual
Identidade visual é o conjunto de elementos que remetem à sua marca, como cores, logo, tipografia, etc.
Adicionar esses elementos em seu site permite que o usuário identifique a sua empresa assim que ele acessar a página. Parece um detalhe, porém é crucial para o reconhecimento e valor da marca no mercado.
Passo 5: cadastro dos produtos
Em seguida, você precisará cadastrar seus produtos na plataforma escolhida. Lembre-se de utilizar imagens de qualidade, incluir os preços dos itens e criar boas descrições.
As descrições das páginas de produtos devem informar as características, diferenciais e vantagens do item, além de tirar as principais dúvidas dos consumidores. Desta forma, você aumenta suas chances de vender.
Passo 6: navegabilidade do site
A navegação em seu site para loja virtual deve ser rápida e simples, além de amigável para dispositivos móveis. Portanto, quando acabar de editar o site, verifique se seu e-commerce oferece uma experiência agradável ao usuário.
Como escolher um bom site para loja virtual: o que não pode faltar?
Para escolher uma boa plataforma de e-commerce você precisa conhecer as vantagens, facilidades e bases técnicas que ela oferece.
Isso porque toda loja virtual deve seguir alguns parâmetros para proporcionar uma boa experiência ao usuário e, assim, gerar engajamento e vendas.
Então, veja agora o que não pode faltar em um bom site para loja virtual:
Configurações de Layout
Você não quer que o seu site para loja virtual seja igual a todos os outros, não é? Então, é importante verificar se o layout poderá ser adaptado ao seu negócio e se as customizações podem ser feitas facilmente.
Funcionalidades
As funcionalidades disponíveis irão atender às necessidades da sua empresa? Esse ponto merece a sua atenção, pois contribui para conquistar resultados melhores.
Algumas funcionalidades importantes para um loja online são:
- categorização de produtos;
- controle financeiro;
- atendimento online;
- avaliação e depoimentos;
- recuperação de carrinho abandonado.
Suporte
Durante o dia a dia da operação, é normal que surjam dúvidas ou problemas. Por isso, avalie quais são os canais de atendimento da plataforma e se há suporte ao lojista.
Assim, você fica amparado diante de qualquer imprevisto e suas vendas não são prejudicadas.
Integração
Mais um aspecto importante a ser analisado é a possibilidade de integração com outras plataformas e sistemas que você já utiliza ou gostaria de implementar.
Integrar o seu site para loja virtual a sistemas ERP e plataformas logísticas facilita na gestão da sua empresa.
Pense, inclusive, em médio e longo prazo. Conforme a sua empresa for crescendo, será possível adotar sistemas mais robustos, se necessário?
Qual a melhor plataforma para criar uma loja virtual? Conheça 5 opções
Todo empreendedor pergunta qual o melhor site para ter uma loja virtual. A verdade é que existem muitas opções no mercado e a escolha ideal dependerá das particularidades do seu negócio.
Agora, conheça as melhores plataformas para criar um site para loja virtual:
1. Nuvemshop
A Nuvemshop é um dos principais sites de loja virtual da América Latina. Dentre suas possibilidades, destacam-se:
- mais de 40 layouts com personalização;
- associação ao Google Analytics para acompanhamento de KPIs;
- integração com os maiores players logísticos (Kangu) e de pagamento (Paypal, Mercado Pago, PagSeguro);
- integração com ferramentas de marketing (Facebook Store e Instagram Shopping);
- aplicativo para o gerenciamento da loja virtual por meio de dispositivos móveis.
Custos
A partir de R$ 37,43 e possibilidade de realizar testes grátis.
Capacidade
Você pode vender uma quantidade ilimitada de produtos.
2. Loja Integrada
Se você busca por uma plataforma para criar uma loja virtual grátis, a Loja Integrada é uma boa alternativa, já que oferece modelos gratuitos. Já em relação às suas vantagens, podemos evidenciar:
- criação de sites de forma rápida e descomplicada, em apenas cinco passos;
- grande variedade de opções para personalizar seu site para loja virtual;
- possibilidade de escolher planos mais completos à medida que seu negócio for crescendo;
- diversas funcionalidades, como chat online, sistema de avaliação de produtos e recuperação de carrinho.
Custos
A partir de R$ 39 e também há versões totalmente gratuitas.
Capacidade
Permite cadastrar até 100 produtos.
3. Shopify
Outra opção de site para loja virtual que faz sucesso ao redor do mundo é a Shopify. São diversas vantagens que você poderá aproveitar, como:
- disponibilidade de modelos de lojas prontos;
- praticidade na configuração da loja para acelerar o lançamento;
- design responsivo para dispositivos móveis e computadores;
- possibilidade de adicionar o Pixel do Facebook em suas páginas para criar públicos personalizados em seus anúncios na rede social;
- recursos de carrinhos de compras e checkout;
- painel de gerenciamento de e-commerce;
- aplicativo mobile para que possa gerenciar a loja de qualquer lugar.
Custos
A partir de US$ 14 + 2% por venda. Também é possível testar gratuitamente a ferramenta por um período.
Capacidade
Você pode vender uma quantidade ilimitada de produtos na plataforma.
4. WooCommerce
É destinado aos sites feitos no WordPress e permite transformar blogs ou qualquer tipo de site em lojas virtuais. A extensão conta com diversos plugins e funcionalidades, como:
- plataforma de chat;
- ferramenta para ativar promoções;
- acompanhamento de cada pedido e recuperação de carrinho abandonado;
- código aberto para você customizar a sua loja da maneira que desejar;
- integração com o Facebook Marketplace;
- integração com diversas ferramentas de pagamento e soluções logísticas.
Custos
A partir de R$70 e teste grátis.
Capacidade
Cadastre produtos de forma ilimitada (50 GB espaço).
5. Wix
Mais um líder de mercado quando o assunto é criação de site para loja virtual! É uma solução robusta que proporciona inúmeros benefícios ao lojista:
- modelos de sites prontos e completamente personalizáveis;
- opção ideal para quem não tem experiência em desenvolvimento de site para loja virtual;
- otimização para dispositivos móveis;
- sistemas de gerenciamento de pagamentos e acompanhamento de entregas;
- inserção de cupons de desconto na página de checkout;
- recursos de recuperação de carrinho de compras abandonados e venda nas redes sociais.
Custos
A partir de R$ 29 e com direito a teste grátis.
Capacidade
Ilimitada (20 GB espaço).
E como gerenciar uma loja virtual?
Se você já faz vendas online, sabe que criar um e-commerce não envolve apenas a escolha da plataforma e criação do site para loja virtual.
A gestão do negócio é tão importante quanto saber desenvolver seu site. Afinal, para ter um empreendimento de sucesso, é crucial saber gerenciá-lo.
E para te ajudar, nós separamos dicas que todo dono ou gestor de e-commerce precisa conhecer. Confira a seguir:
Escolha fornecedores confiáveis
Conseguir bons fornecedores é uma das etapas mais importantes, já que influencia diretamente nas suas vendas e reputação.
Portanto, pesquise bem para encontrar empresas que atendam suas necessidades com o melhor custo-benefício em relação a preços, prazos e qualidade.
Gerencie seu estoque
Já pensou perder oportunidades de vendas por indisponibilidade de algum item? Para evitar essa situação desagrável, faça um bom controle de estoque.
Para isso, sempre registre a entrada e saída de mercadorias e saiba as quantidades disponíveis de cada item.
Também é necessário saber qual o momento ideal para realizar novas compras e a capacidade de armazenamento que possui.
Tenha um planejamento financeiro
Para garantir a saúde financeira do seu negócio, você precisa realizar um controle efetivo das movimentações do e-commerce.
Neste caso, o uso de planilhas e plataformas de organização financeira para monitorar suas despesas, receitas e fluxo de caixa é indispensável.
Invista em estratégias de marketing e vendas
O objetivo de todo e-commerce é vender e, para isso, as estratégias de marketing e vendas serão suas grandes aliadas. Por meio delas, seus produtos alcançarão o seu público-alvo.
As estratégias são muitas: vão desde o uso de redes sociais e anúncios pagos, criação de conteúdos atrativos e de qualidade até a parceria com influenciadores digitais.
O importante é conhecer bem o público que deseja atingir, criar estratégias personalizadas e aprimorá-las para conseguir resultados melhores.
Organize a logística do seu negócio
Como seus produtos chegarão até o endereço do cliente? Pensar na gestão logística da sua empresa é mais uma tarefa importante para ter sucesso online.
A principal maneira de enviar encomendas é por meio dos Correios e de transportadoras. No modelo tradicional, os lojistas fazem contratos com essas empresas de frete, mas devem se atentar às exigências de cada companhia, como envios mínimos mensais.
A boa notícia é que existe uma maneira mais prática e barata de enviar mercadorias: com a Kangu!
Nós conectamos seu e-commerce aos Correios e diversas transportadoras em todo o Brasil, mas sem necessidade de pagar mensalidades, fechar contratos ou realizar uma quantidade mínima de envios.
Ainda garantimos fretes até 75% mais econômicos, além de entregas ágeis, rastreáveis e totalmente seguras.
Conclusão
Atualmente, criar um site para loja virtual não é uma tarefa tão complicada, já que existem diversas plataformas online que simplificam esse processo.
O que você precisa é analisar bem as opções do mercado e escolher aquela que melhor atende às necessidades do seu negócio.
É importante pensar também em médio e longo prazo para ter certeza de que será possível implementar melhorias conforme seu e-commerce for crescendo.
Já na hora de enviar seus produtos, a melhor solução é usar a Kangu. Desta forma, você proporciona ao seu cliente uma excelente experiência na entrega, o que contribui para a satisfação e fidelização do seu público.
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