Rapidez no atendimento: ganhe agilidade com estas dicas
A rapidez no atendimento é um fator imprescindível quando o assunto é uma boa relação da marca com os seus consumidores.
Inclusive, essa agilidade garantirá uma experiência de compra satisfatória e determinará se seu cliente voltará a fazer negócio com a sua empresa ou não.
Para você entender a importância desse quesito, de acordo com uma pesquisa feita pela Salesforce, 89% dos consumidores brasileiros consideram que a experiência de compra é tão importante quanto a qualidade dos produtos.
Ainda segundo o levantamento, a rapidez no atendimento ao cliente é um dos fatores mais importantes em um processo de compra.
Confira essas 7 dicas de atendimento ao cliente
Por que sua loja deve se preocupar com a rapidez no atendimento?
Um atendimento rápido e eficaz é um dos fatores fundamentais nos mais diferentes processos de compra. Isso porque, atualmente, o consumidor se vê como protagonista nas relações com as marcas, tornando-se cada vez mais exigente.
Diante disso, não basta as empresas oferecem produtos de qualidade e preços vantajosos, os consumidores querem se sentir importantes e especiais pelas marcas não apenas como um número, mas como uma pessoa.
Diante disso, os clientes estão mais questionadores e menos tolerantes a um atendimento demorado e ineficiente. Lembre-se que a velocidade do atendimento impactará diretamente na impressão que o consumidor terá da sua marca.
De forma resumida, quanto maior rapidez no atendimento ao cliente sua empresa tiver, mais valorizada ela será para o seu público, o que influencia diretamente na sua reputação e fidelização de clientes.
Como conquistar mais rapidez no atendimento online
Independentemente do tamanho da operação do seu e-commerce, saiba que atendimento online será sempre o canal mais procurado pelos seus clientes, mesmo que você tenha uma loja física.
Isso porque, hoje em dia, os meios digitais são os canais mais acessados pelos consumidores para reclamação, soluções de dúvidas, sugestões e qualquer outro tipo de manifestação
Por isso, a atenção deve ser redobrada para garantir rapidez no atendimento e conquistar a preferência dos seus consumidores. Selecionamos algumas dicas de como oferecer agilidade na hora de atender os seus clientes. Confira!
Nunca deixe seu cliente esperando
Esse, seguramente, é um dos erros fatais no atendimento ao cliente independentemente do canal. Jamais deixe o seu consumidor esperando por uma resposta ou solução de problema.
Lembre-se sempre que ninguém gosta de ligar para uma empresa e ficar ouvindo aquelas músicas, mesmo que por pouco tempo. Isso vale também para os chats, que devem oferecer um atendimento ainda mais rápido, já que essa é justamente a proposta do canal.
Por isso, entre as principais dicas de como atender online, sempre que possível, reduza ao máximo o tempo que seu consumidor ficará em uma chamada ou chatbot para evitar frustrações.
Seja respeitoso e gentil
Essa até pode parecer uma dica desnecessária, mas vale ressaltar que um bom atendimento deve manter sempre uma conversa respeitosa e cordial com seus consumidores.
O atendente precisa se mostrar gentil às solicitações, mesmo que o cliente não seja tão educado assim. Independentemente da situação, ofereça sempre uma tonalidade tranquila e que passe segurança ao cliente que o problema dele será resolvido.
Para quem se pergunta como os clientes gostam de ser atendidos, não se esqueça que é sempre com respeito e gentileza.
Seja ativo no chat e nas redes sociais
De nada adianta manter canais de atendimento como chat no site ou nas redes sociais, se não há uma pessoa sempre pronta para atender.
Dessa forma, mantenha sempre os meios de atendimento ativos e disponíveis a qualquer hora. A lógica é muito simples: se você oferece uma comunicação aberta com o seu cliente, espera-se que esses canais estejam sempre pronto para atendê-los.
Responda todas as dúvidas
Para ter um diferencial no atendimento, a empresa deve priorizar as resoluções de todas as dúvidas. Jamais permita que seu consumidor deixe o atendimento com questionamentos ou com algum algum problema não resolvido.
Durante o diálogo, tente entender todas as dúvidas e respondê-las uma a uma. Preocupe-se com a tonalidade da voz e, antes de finalizar o atendimento, certifique-se que todos os questionamentos foram liquidados.
A rapidez na entrega é tão importante quanto a rapidez no atendimento
Para oferecer uma uma experiência de compra satisfatória aos seus clientes, além de garantir rapidez no atendimento, a agilidade no despacho do produto é igualmente importante.
Não basta ter atendentes respeitosos, gentis e ágeis se a mercadoria adquirida chegar fora do prazo estipulado ou tiver um prazo muito longo para o envio.
Inclusive, a demora na entrega é um fator que desestimula a retenção de clientes e, consequentemente, a recompra, o que pode impactar negativamente nas suas vendas.
Além da rapidez no atendimento, preocupe em oferecer um prazo de entrega mais curto que conseguir e trabalhe sempre para evitar que ocorram atrasos no despacho dos produtos.
Como a Kangu pode te ajudar com a agilidade na entrega
Já conhece a Kangu? Nossa plataforma de envio de produtos conta com uma rede de transportadas espalhadas por todo o Brasil, garantindo, assim, entregas ainda mais ágeis e seguras.
Sem contar que disponibilizamos ainda pontos próximos à você tanto para a entrega quanto para a retirada de mercadorias.
Oferecemos também envios sustentáveis feitos por entregadores de bicicletas em algumas capitais brasileiras, diminuindo assim a emissão de gás carbônico na atmosfera.
Por meio de tecnologia e de uma logística colaborativa e consciente, podemos ajudar você a conquistar os seus clientes e tornar a sua marca ainda mais consolidada no mercado.
Conclusão
A rapidez no atendimento é determinante para o alcançar um bom relacionamento com o seu cliente. Por isso, é preciso desenvolver ações focadas na hora de atender o público nos mais diferentes canais de comunicação.
Vale ressaltar que, além de oferecer os melhores produtos, você também precisa atuar como um solucionador de problemas e dúvidas, facilitando a comunicação e a fidelização do seu consumidor.
Somado a isso, como já mencionamos no tópico acima, a rapidez na entrega do produtos também impacta diretamente nessa relação de confiança entre a sua marca e o cliente.
Por isso, certifique-se em contar com empresas de envio de encomendas que ofereçam prazos reduzidos de entrega, segurança e agilidade nos despachos.
Nesse sentido, a Kangu é uma ótima opção, já que faz entregas em todo o Brasil de maneira rápida, inteligente e sustentável. Quer diminuir o tempo de entrega? Acesse o nosso site e saiba mais sobre os nossos serviços.