Marketing no Instagram: 10 dicas para você vender mais
Que tal aprender um pouco sobre Marketing no Instagram? Essa rede social é uma verdadeira febre em todo mundo e reúne cerca de 800 milhões de usuários.
Inclusive, os brasileiros estão entre as pessoas que mais utilizam esse canal no planeta, ocupando a terceira posição.
Além de ser uma rede de compartilhamento de fotos e vídeos, ela tem se tornando um importante canal de vendas para varejistas online dos mais diversos portes e segmentos.
Isso porque a plataforma adicionou recursos que possibilitam a comercialização de produtos dentro da rede.
Com números tão expressivos, o Instagram oferece infinitas possibilidades de negócios e, claro, sua marca não pode perdê-las. Vem com a gente e confira 10 dicas para vender mais nesse canal.
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Como funciona o marketing no Instagram?
Entender como funciona o marketing no Instagram é essencial se você quer se destacar nessa rede, que já conta com 25 milhões de perfis comerciais ao redor do mundo.
Segundo dados da plataforma, 8 em cada 10 usuários seguem contas corporativas, sendo que 60% delas afirmam encontrar novos produtos nesse canal.
Quando o assunto é o marketing para empresas no Instagram, a rede social oferece funções específicas para os perfis comerciais.
Entre as principais funcionalidades está o acesso a dados relacionadas à performance do perfil corporativo e a criação de anúncios no feed de notícias dos seus seguidores.
Somado a isso, as ações de marketing no Instagram incluem ainda outros recursos, como a possibilidade de inserir segmento de mercado e endereço de lojas físicas.
As contas corporativas também tem acesso à uma ferramenta analítica, onde é possível visualizar dados sobre o comportamento dos seus seguidores e da performance da sua página.
A possibilidade de criar anúncios para seus potenciais consumidores também é um dos recursos mais vantajosos para quem deseja fazer campanha de marketing no Instagram.
O que é necessário para fazer um bom marketing no Instagram?
Com uma ferramenta tão poderosa em mãos e com uma infinidade de recursos, as ações de marketing da sua marca precisam ser direcionadas e assertivas.
Para ter sucesso e vender muito, primeiramente, é preciso compreender seus seguidores e como eles se comportam dentro desse canal, com qual frequência visualizam um determinado conteúdo e quantas vezes acessam o Instagram.
É preciso entender ainda o número de contas que visualizam seu conteúdo e quantas pessoas salvaram suas postagens. Quais as localizações dos seus seguidores mais assíduos, faixa etária, gênero e muito mais.
Todas essas informações te darão respaldo para que suas estratégias de marketing no Instagram tenham sucesso. De nada adianta ter milhões de seguidores se a sua marca não interage com o seu público.
O relacionamento próximo e natural entre as empresas e seus consumidores tem se tornado cada vez mais necessário, já que as pessoas buscam uma maior identificação com as marcas e uma relação mais real e verdadeira.
Por isso, envolva-se com seus usuários, faça enquetes, responda comentários e directs, fomente diálogos, provoque resposta e faça tudo que for necessário para seus seguidores se sentirem importantes para a sua marca.
Essa interação será também benéfica para as estratégias de marketing em redes sociais, já que quanto maior a quantidade de compartilhamentos e comentários, mais fácil sua marca será encontrada por outros usuários.
O algoritmo do Instagram dá prioridade para conteúdo que tem mais engajamento, o que faz com que o seu perfil apareça também mais vezes no feed dos seus usuários.
Dicas para o seu Instagram
A verdade é que há infinitas possibilidades de fazer marketing no Instagram, mas é preciso entender quais delas farão sentido para o seu negócio.
Para te ajudar a vender mais nesse canal, separamos 10 ações que você precisa colocar em prática o mais rápido possível. Confira nossas dicas de como fazer um bom marketing no Instagram.
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Conta comercial
O primeiro passo é criar uma conta comercial no Instagram. Você precisará de um e-mail, mas também é possível utilizar também a conta da sua empresa do Facebook, que pode ser integrada, possibilitando a publicação do mesmo conteúdo nas duas plataformas.
Para criar uma conta comercial será necessário inserir o nome da sua marca e colocar uma boa descrição do seu negócio no campo de biografia, mas procure ser o mais enxuto possível, pois há limite de caracteres.
Inclua ainda canais de contato, como telefone, e-mail e Whatsapp, além da URL que leva para a sua loja virtual.
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O uso de hashtags
Não há estratégias de marketing no Instagram sem usar as hashtags, que são as melhores formas de categorizar o conteúdo postado como se fosse uma espécie de palavra-chave.
Cada hashtag ao ser inserida é automaticamente transformada em um hyperlink, que fará o direcionamento dos usuários que pesquisarem por determinadas palavras até o conteúdo que foi postado pela sua página.
Com essa ação, as hashtags podem ser uma excelente forma de aparecer para seu público e, claro, se tornar referência no seu segmento.
Recomendamos que você crie hashtags próprias da sua marca e incentive seus usuários a usá-las para que elas estejam cada vez mais em evidência.
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Relacionamento com seguidores
Quando falamos em marketing no Instagram, como já falamos, o relacionamento com os seus seguidores precisa estar no topo da lista das suas estratégias.
Cada vez mais, os consumidores querem comprar com marcas que eles ofereçam uma interação e um relacionamento mais próximo. As pessoas desejam se sentir importantes mesmo quando nas relações de compra e venda.
Não basta apenas postar conteúdos e esperar que a mágica aconteça sozinha. Além de criar legendas direcionadas e que despertem o interesse do seu público, não deixe de responder comentários e tirar dúvidas, o mais rápido possível.
Se tiver a oportunidade, curta as publicações de seguidores que considere relevante e siga-os de volta.
Saber como interagir com clientes no Instagram será um diferencial. Por isso, sempre que possível, reposte comentários positivos do seu cliente na página da sua empresa. Essas ações farão com que seu público sinta-se valorizado pela sua marca.
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Anúncios pagos
No Instagram também é possível fazer anúncios pagos, que são aqueles que aparecem para usuários que não seguem o seu perfil.
O objetivo desse modelo de propaganda é fazer com que um determinado conteúdo tenha mais alcance para o seu público de interesse.
Para entender como esse mecanismo funciona, o Instagram Ads faz uma segmentação de usuários presentes na rede que podem ter interesse na sua marca ou no produto que deseja vender.
A partir dessa identificação, o recurso apresenta seus anúncios para essas pessoas. Nos formatos pagos, é possível adicionar também hyperlinks nas publicações para que as usuários possam ser direcionados para o seu site.
Assim como no Facebook, essa é uma das ações de marketing no Instagram que geram ótimos resultados em termos de vendas.
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Frequência de publicações
Esse é um tópico que merece total atenção; afinal, não basta apenas ter postagens interessantes se a sua marca não mantém frequência de publicações.
Seja no stories ou no feed, seu perfil precisa gerar conteúdo de maneira regular, para que as suas publicações possam aparecer com maior frequência para sue seguidores.
Além disso, sua marca deve se fazer presente para o seu público. Lembre-se: quem não é visto, não é lembrado.
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Concursos e promoções
Entre as estratégias de marketing no Instagram, sem dúvida, concursos e promoções figuram entre as ações que geram ótimos resultados.
A proposta é engajar o seu público a curtir, comentar e compartilhar as suas publicações com os demais usuários da rede.
Com isso, você consegue atrair mais seguidores para sua página, além de aumentar as suas vendas, já que essas ações são verdadeiras iscas para seus consumidores.
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Stories e IGTV
Outros recursos bem interessantes para se comunicar com o seu público são as publicações no stories e também no lGTV, que são muito usadas para oferecer informações mais detalhadas para seus seguidores.
Essas ferramentas contribuem para demonstrações de produtos e também para tirar dúvidas em um tempo maior, já que os vídeos postados no feed tem um período limite para exibição. Outra vantagem é que esses materiais ficam salvos no seu perfil.
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Métricas e resultados
Para fazer que as suas ações de marketing do Instagram alcance os objetivos traçados, você precisará entender se as suas ações estão dando resultados.
Com esse recurso de métricas, você pode enxergar o número de visualizações nas publicações e também no seu perfil, a fim de entender qual é o horário ideal para fazer as suas postagens.
Além disso, é possível saber qual a faixa etária que possui maior predominância no seu perfil, porcentagem de gênero, quais regiões que apresentam maior quantidade de acesso e muito mais.
Com todas essas informações em mãos, você consegue entender que tipo de conteúdo seus seguidores mais gostam e, assim, direcionar melhor as suas ações.
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Influenciadores digitais
Não é à toa que muitas marcas têm investido em campanha de marketing no Instagram utilizando influenciadores digitais.
Isso porque, essas pessoas tem uma quantidade significativa de seguidores, que são influenciados a comprarem produtos e serviços anunciados por elas em suas próprias redes.
A intenção é que os influenciadores divulguem seu produto ou marca para um público que, muitas vezes, não está no seu canal, levando a compra.
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Instagram Shopping
O Instagram Shopping é o recurso perfeito para quem tem uma loja virtual e deseja utilizar a rede social como um canal de vendas. Se você quer entender como fazer um bom marketing no Instagram, saiba que esse recurso é excelente.
Essa ferramenta possibilita que as marcas criem espécies de lojas online dentro da rede social, cadastrando produtos e também criando marcações tanto nas fotos quanto no stories, a fim de direcionar o usuário para a compra do produto.
O recurso é bem semelhante às etiquetas de preço, onde cada produto apresentado nas imagens recebe tag com nome e valor.
Campanhas e ações de marketing que fizeram sucesso no Instagram
Fazer marketing nesse canal já trouxe muitos resultados para várias empresas e pode trazer para a sua também. A empresa Dobra, que confecciona carteiras recicláveis de fibra sintética, é exemplo disso.
Em uma das suas ações de marketing no Instagram, eles queriam atingir pessoas que abandonaram produtos no carrinho de compras do seu site.
Para entender melhor o comportamento desses usuários, um pixel no Facebook foi inserido na rede, para que essas pessoas pudessem ser impactadas por imagens do mesmo produto que deixaram no carrinho.
Com essa ação, 25% das vendas obtidas no Instagram trouxe um retorno de 30 vezes mais do valor usado no anúncio, além de diminuir 32% do custo para recuperação de carrinho abandonado.
Outra exemplo é da famosa marca de batatas fritas Lay’s, que promoveu uma campanha de competição entre sabores tradicionais e novos. A proposta era aumentar a venda na loja física e reduzir o custo com anúncios.
Essa campanha de marketing no Instagram tinha como objetivo incentivar os consumidores a experimentarem os sabores e, depois, votarem no preferido.
Além disso, o sabor menos votado seria retirado das lojas físicas e os participantes concorreriam a 250 mil dólares. O modelo de anúncio escolhido foi um vídeo de 5 segundos direcionado para a faixa etária entre 18 e 49 anos.
O resultado da campanha foi um aumento de alcance em 5%, além de diminuir em 3% o custo por impressão, aumentando também 5% das vendas.
Esses resultados não são exclusividades dessas duas marcas. Há muitas empresas que colhem bons frutos nessa rede social.
Conclusão
O marketing no Instagram também pode garantir ótimos resultados para a sua empresa. Coloque em prática as nossas dicas e ganhe um importante reforço nas vendas da sua loja ou da sua página de vendas no marketplace.
Lembre-se que, além das ações de marketing, as políticas de frete da sua empresa também merecem atenção. Se quer encontrar os melhores parceiros de envio de encomendas, conheça a Kangu.
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