Marketing de influência: um guia completo sobre o assunto
Segundo pesquisa da Qualibest, 76% das pessoas na internet são impactadas por influenciadores. É muita coisa, não acha? Isso só demonstra o poder que essas figuras têm em inspirar a compra e estimular um comportamento específico.
Por isso, esse tema é motivo de tantas discussões e tem concentrado a atenção de equipes de marketing em todo mundo. O investimento em influenciadores é uma forma de conquistar clientes com mais facilidade. Isso já é um fato na percepção de muita gente.
Para os aumentar os números de vendas em seu negócio e alcançar clientes de uma forma mais espontânea, entender esse assunto é essencial. Confira!
O que é marketing de influência?
O marketing de influência é uma estratégia que visa contratar pessoas com credibilidade na internet para divulgar sua marca e fazer propaganda para ela.
Ou seja, é muito similar ao que se fazia na época da TV, com atores e atrizes endossando as marcas em propagandas comerciais. Só que o marketing de influência consegue ser ainda mais natural e efetivo.
Você provavelmente já consumiu algum conteúdo de influencers nas redes sociais. Eles compartilham as vidas deles, a rotina e até aspectos bem íntimos, justamente para tornar essa conexão próxima e eficiente.
Por isso, quando falam de alguma marca, é como se eles tivessem pessoalmente recomendando, como se fossem um usuário que acabou de comprar algo daquela empresa e amou a experiência.
Essa espontaneidade ativa um aspecto muito importante quando falamos em publicidade: a confiança. Por muito tempo, as peças da área buscaram inspirar confiança, o suficiente para fazer as pessoas comprarem sem hesitar.
Além disso, por muito tempo o esforço da publicidade e do marketing se concentrou em criar algo natural, com a linguagem certa.
Contudo, achar a linguagem e a tática ideais é muito difícil, pois aquilo sempre era um momento de interrupção para o consumidor. Era sempre uma publicidade.
O marketing de influência consegue fazer a publicidade deixar de ser publicidade, ou ao menos funcionar como algo bem mais sutil. Não é mais uma interrupção. É um convite educado.
Além disso, a linguagem também passa por uma revolução. Trocam-se os gatilhos fáceis e os bordões de vendas por gírias e expressões comuns. O palavreado típico do influenciador é apenas adaptado para incluir a sua marca e o que você oferece.
Afinal, a linguagem também inspira confiança, seja pela escolha de palavras, seja pelo tom. O tom, o clima e a forma de abordagem no marketing de influência são sempre convidativos e agradáveis, por isso, geram bons resultados.
Como funciona o marketing de influência?
Os influenciadores digitais são contratados por marcas que tenham algum tipo de relação com o conteúdo que eles publicam e começam a divulgar produtos, ofertas, lançamentos, etc.
Na maioria dos casos, fazem isso em publicações criativas e divertidas, com o objetivo de gerar engajamento e estimular uma ação.
Esses posts são naturais, colocados no meio de outros na rotina e no cronograma daquele influencer. Assim, viabilizam que eles continuem trabalhando e se mantendo por meio do trabalho na internet.
Ou seja, a marca contribui para melhorar o trabalho do influencer, ao oferecer mais recursos financeiros. Assim, eles podem fazer upgrades na estrutura e são capazes de melhorar no que fazem.
O investimento da empresa faz eles melhorarem, o que, por sua vez, torna a divulgação dos produtos/ofertas ainda mais eficaz. É um ciclo de benefícios que se retroalimenta.
Qual a importância do marketing de influência?
A base para o marketing de influência é o simples fato de que as pessoas realmente costumam falar do que compraram na internet. É rotineiro ver clientes falando bem ou mal de algum produto em uma rede como o Twitter, por exemplo.
Quando analisaram os números, as empresas notaram que isso gera uma enorme influência no público. Afinal, as outras pessoas tendem a confiar nas opiniões de seus amigos, em detrimento de marcas falando sobre produtos.
Quem nunca fez uma pergunta a um amigo sobre um produto que ele tem?
É muito mais fácil do que pesquisar opiniões de outras pessoas na internet. E você tende a confiar mais.
Depois que perceberam isso, surgiu a ideia de trazer influencers, que também são usuários das redes, para a estratégia de conteúdo da marca. A importância deles é dominar uma bolha de pessoas e oferecer um palanque para a empresa.
É como ter um público já preparado e disposto a ouvir aquela pessoa. Só que esse público ouvirá uma mensagem especial sobre sua marca.
Essa abordagem oferece uma alta segmentação do público, pois possibilita atingir nichos super específicos. Ou seja, o influencer marketing permite entrar em bolhas de usuários nas redes que seriam praticamente inalcançáveis para as empresas.
Assim, os influenciadores funcionam como amplificadores da mensagem da empresa. Eles passam uma ideia com naturalidade e espontaneidade, reforçando o trabalho de marketing e publicidade que a companhia já tem feito.
Como o marketing digital influencia as pessoas?
As ações de marketing no digital estão sempre associadas com os próprios conteúdos que vemos nas redes. Muitas vezes é difícil distinguir o que é conteúdo publicitário e o que não é, pois todo conteúdo tem potencial para vendas.
Por estar onipresente nas redes, uma empresa que investe no digital consegue se tornar familiar para seu cliente. Além disso, se torna confiável.
Por outro lado, estar nas redes e no meio digital já obriga as empresas a reavaliarem suas táticas, suas abordagens e linguagem. Essa mudança, então, contribui para satisfazer e conquistar mais clientes.
Outro ponto é a originalidade. Conteúdos de influenciadores são originais, e não somente uma mera cópia. São posts divertidos, que trazem alguma ideia nova e cativante, o que leva as pessoas à ação e ao engajamento instantaneamente.
Nesse sentido, é importante confiar no influenciador e deixar ele trabalhar suas ideias para gerar melhores resultados.
Vantagens do marketing de influência
Veremos agora as principais vantagens de investir em marketing de influência.
Visibilidade
Como já foi abordado, uma das vantagens principais é o aumento de visibilidade da marca. A empresa passa a alcançar um público maior, diferente do que já tem, e amplifica sua mensagem de uma forma incrível.
Além da publicação em si, há sempre um potencial para viralizar algo. Assim, é possível atingir também os amigos dos influenciados e seguir criando uma rede cada vez maior de impacto.
Retenção de clientes
Outro ponto é a retenção e a fidelização de clientes já existentes. Esse tipo de marketing é crucial para impactar novamente aqueles que já compraram da marca, dessa vez com uma abordagem completamente diferente.
Ao apresentar agora uma mensagem patrocinada de um influencer, sua empresa consegue trazer novos pontos que convencem ainda mais quem já comprou.
Tráfego de alta qualidade
Também dá para conquistar mais tráfego para o seu site e para seu blog, caso exista. Os influenciadores podem gerar links para acesso aos seus canais, o que estimula as pessoas a clicarem para saber mais.
Dessa forma, você consegue um tráfego qualificado, de pessoas que realmente podem virar clientes.
Enriquecimento da estratégia de conteúdo
Contar com uma pessoa de influência é uma ótima maneira de diversificar e enriquecer sua estratégia de conteúdo. É como um complemento ao que você já faz, de modo a reforçar ainda mais suas estratégias.
Por outro lado, é uma forma de atingir pessoas distintas, com uma abordagem específica e diferenciada. Essa tática é fundamental para aumentar as vendas.
Melhora a percepção da sua marca
Como falamos, quando um influencer começa a falar de uma marca, ele empresta a credibilidade que tem para a empresa. Assim, a percepção sobre sua marca melhora bastante.
Digamos que um influencer X é conhecido por seus conteúdos mais engajados com certos valores e compromissos éticos e humanos.
Por exemplo, se um seguidor deste influencer X vê sua marca sendo apresentada por ele, perceberá que sua empresa também está alinhada aos valores que X propaga.
Ou seja, o cliente vai enxergar sua empresa como um agente comprometido com aqueles valores e ideais. Isso melhora a percepção da marca e posiciona a empresa como algo bom e confiável.
Vendas diretas por meio de links de influenciadores e descontos
Outro ponto é que influenciadores ajudam a angariar vendas diretas com links e descontos. Isso é muito bom para fazer as pessoas avançarem na jornada e comprarem logo.
Para o cliente, o desconto é uma comodidade a mais. Então, ele simplesmente não perde a oportunidade de comprar algo mais barato.
Desvantagens do marketing de influência
Dificuldade de encontrar influencers com o fit ideal
Antes de começar a investir no marketing de influência, a empresa precisa encontrar o perfil certo de pessoas que se encaixam com a proposta. Isso pode ser um tanto difícil e demorado.
É preciso conhecer bem o nicho, saber quem tem voz nele e então entender como filtrar as pessoas de acordo com a proximidade com a marca.
Caso a empresa confie em pessoas que não estejam alinhadas, pode prejudicar seu branding e a percepção sobre a marca.
Às vezes é difícil mensurar
Em alguns casos, não é tão fácil mensurar uma estratégia de marketing de influência. Afinal, a empresa precisaria ter acesso aos dados do próprio influenciador.
Caso essa pessoa não controle as métricas da forma correta, a marca pode perder visibilidade, o que afeta a tomada de decisão.
Confiar em pessoas que não conhecem sua marca
Há um risco de confiar em pessoas que não conhecem de fato a empresa. Assim, as publicações não estarão perfeitamente adaptadas ao que a marca precisa, algo que prejudica a efetividade.
Marketing de influência: saiba como estruturar boas estratégias
Vamos falar sobre alguns tipos de táticas adotadas no marketing de influência.
Parcerias
Nesse caso, você estabelece um compromisso mútuo com pessoas influenciadoras. Pode, por exemplo, oferecer produtos para elas usarem e falarem sobre eles, seja em formato de pagamentos ou permuta.
Micro influenciadores
Os micro influenciadores são aqueles que falam para 10 a 15 mil pessoas. Possuem um público-alvo menor, porém ainda fiel e propício a acatar as ideias e sugestões. Ou seja, ainda valem o investimento.
Nano influenciadores
Os nano influenciadores, por sua vez, são os que têm um público de até 10 mil pessoas. A lógica é a mesma dos micro influenciadores: são poucas pessoas, mas são fiéis e regulares, acompanhando sempre os conteúdos e as novidades.
Como escolher um bom parceiro para o marketing de influência: 3 dicas importantes
1. Mapear os influenciadores do seu segmento
Conheça os principais influenciadores no seu segmento de mercado. Entenda quem são, como falam, o que fazem, como se comportam nas redes e mais.
Estude essas pessoas e o seu trabalho para identificar se há um fit com sua empresa. Esse estudo pode servir até como um benchmarking, para ajudar a sua empresa a alinhar a comunicação.
2. Ter em mente o objetivo da campanha de Marketing de Influência
Considere o objetivo principal de sua estratégia com influencers. Pode ser o foco em um produto novo, melhorar o tráfego, aumentar a visibilidade, etc.
Entender o que você precisa com essa tática é essencial para saber quais são as pessoas ideais.
3. Conhecer seu público
Outra dica é conhecer bem o público. Saiba quem são as pessoas que compram de você e qual é o perfil de pessoas que se interessam pelos seus produtos.
Dessa forma, você consegue chegar aos influenciadores: é só mapear o tipo de conteúdo que sua persona consome. Fica mais fácil otimizar a aquisição de clientes e remover os obstáculos entre sua marca e os consumidores.
Conclusão
O marketing de influência tem um enorme poder sobre os consumidores. Lembra que falamos que 76% das pessoas na internet são impactadas por influenciadores?
Ao conectar a estratégia de comunicação de uma marca com a criatividade dos conteúdos de um influenciador, é possível alcançar mais clientes e conquistar as pessoas pela espontaneidade, naturalidade e confiança.
Com essa parceria, a empresa alcança maiores espaços, amplifica sua mensagem e supera obstáculos comuns. Consegue chegar a bolhas até então inalcançáveis a partir de uma estratégia eficiente e consolidada.
Aliás, pensar na qualidade das parcerias é sempre muito importante quando você tem um negócio focado em vender produtos. Por isso, é fundamental também escolher bem quem vai te ajudar no processo de entrega das mercadorias.
A Kangu é uma ótima opção para simplificar o frete, pois permite que você se conecte às melhores transportadoras do mercado para oferecer comodidade, segurança e agilidade.
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