Logística Sustentável: por que ela é importante para o seu negócio?
Nos últimos anos, uma das palavras mais importantes para empresas de todos os portes – micro, pequenas, médias e grandes – tem sido a sustentabilidade. Afinal, temos só um planeta e está mais do que claro que estamos esgotando seus recursos.
Para manter um negócio que não prejudique a natureza e a qualidade de vida das outras pessoas, é preciso pensar na sustentabilidade em todas as áreas. Você sabia, aliás, que o Brasil é 4º maior emissor de gases poluentes desde 1850? Os dados alarmantes são da pesquisa Carbon Brief.
Quando falamos de e-commerce, é preciso pensar de forma sustentável, principalmente, na logística. Foi por esses motivos que surgiu o conceito de logística sustentável, a fim de minimizar o impacto ambiental do transporte de produtos e mercadorias, algo que vem se intensificando com o tempo.
Mas como podemos aplicar a logística sustentável em nosso negócio? Quais são os benefícios das ações sustentáveis para a empresa? Por que é importante ter uma gestão saudável?
Criamos este artigo para explicar como criar um planejamento logístico realizado a partir dos princípios da sustentabilidade, responder todas as perguntas acima e te auxiliar nessa caminhada que pode beneficiar a todos – inclusive seu bolso!
O que é logística sustentável?
Logística sustentável é incluir no planejamento logístico os conceitos de sustentabilidade para minimizar os impactos socioambientais. Essa preocupação deve estar em toda a cadeia: produção, armazenagem, embalagem, transporte de matérias-primas e de produtos, além de englobar também a forma como você comercializa o que vende em sua loja virtual.
Na contramão do que conhecemos como logística tradicional, que foca apenas em manter os processos fluindo de forma a beneficiar as necessidades do negócio e dos clientes, a logística sustentável tem como foco a otimização dos recursos envolvidos nesse processo.
É importante lembrar que, quando falamos sobre sustentabilidade, não nos referimos apenas ao meio ambiente. Ao olhar apenas para o impacto na natureza, estamos falando de logística verde. Para que a cadeia logística seja realmente sustentável, é preciso que sua empresa pense também na relação com as comunidades com as quais ela se relaciona e nos funcionários, minimizando os impactos negativos e, sempre que possível, causando impactos que sejam positivos.
Qual a importância da logística sustentável?
Sem dúvida, a principal importância da logística sustentável é seu papel como demonstração de respeito pela natureza. Quando uma empresa coloca em prática ações que otimizam seus recursos, ela evita desperdícios, reduz emissões de gases poluentes e, na maioria das vezes, tudo isso contribui não só para o meio ambiente, mas também para a eficiência operacional do negócio.
No campo da preocupação ambiental, duas práticas interessantes e relativamente fáceis de implementar são a reciclagem do lixo seco – papel, papelão, plástico – e o incentivo interno para que os funcionários troquem os itens descartáveis por outros mais duráveis.
Princípios da logística sustentável
Otimização é a palavra-chave quando falamos em logística sustentável. O pilar fundamental é alcançar metas e estimular o crescimento do negócio sem deixar de lado a parte de economia de recursos e a redução de impactos socioambientais.
Com essa nova mentalidade, é preciso que cada área da empresa seja submetida a uma avaliação de seus processos para entender como eles podem se transformar para diminuir os impactos. Muitas vezes, essas mudanças podem – e devem – passar pelo comportamento dos colaboradores e, por que não, dos gestores e até do dono da empresa.
Para dar lugar a ações sustentáveis no dia a dia, você pode investir em treinamentos, palestras, cursos online e, claro, muita conversa com quem está no dia a dia do negócio. Logística sustentável, além de tudo, para também por uma melhora no dia a dia e na qualidade de vida das pessoas que fazem a empresa.
Benefícios da logística sustentável
Ao implementar os princípios da logística sustentável em seu e-commerce, você pode obter uma série de melhorias, como redução de custos; aumento da margem de lucro e da eficiência das entregas; impacto positivo na qualidade de vida dos funcionários e das pessoas que moram nas imediações da empresa; reaproveitamento de insumos antes descartados; e a conquista de novos clientes, além da fidelização de antigos.
Segundo dados divulgados na pesquisa “Perfil do consumidor – consumo consciente”, comandada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a população brasileira está cada vez mais inclinada a consumir produtos sustentáveis: 30% dos entrevistados afirmaram optar por itens sustentáveis ainda que tenham preços mais elevados.
Além disso, quase 40% dos consumidores se atentam ao modo de produção dos produtos que compram para certificar-se de que causam baixo impacto socioambiental. Sustentabilidade está tão em alta que 62% das pessoas ouvidas pela pesquisa relataram banir de suas vidas marcas que praticaram crimes ambientais. Ou seja: investir em logística sustentável é também uma estratégia para cativar e fidelizar a clientela.
Ações sustentáveis
Agora que já explicamos o que é logística sustentável, quais seus benefícios e a importância dela para o seu negócio – e para o planeta –, que tal passarmos para a parte prática? Promover ações sustentáveis dentro da sua empresa vai, sem dúvida, ajudar a reduzir custos e agregar valor à sua marca. Abaixo, listamos algumas ideias que você pode começar a implementar.
Quel tal analisar o ciclo de vida dos produtos que você vende, pensando no que acontece com eles depois que são comprados? Produtos sustentáveis tendem a durar mais e, muitas vezes, você pode cobrar um valor maior por eles, aumentando sua margem. Incentivar o consumo consciente também é uma forma de mostrar para seus clientes que você se preocupa com o planeta.
Outro caminho para mostrar a importância que a sustentabilidade tem dentro da sua loja é aderir a recomendações e buscar certificados de instituições renomadas nessa área, como a International Organization for Standardization (ISO) e participar de fóruns e eventos que promovam essas discussões.
Por fim, falando especificamente da parte logística, vale rever as rotas que são feitas na hora das entregas, para reduzir o consumo de combustíveis e a redução na emissão de gases poluentes – ao trabalhar com a Kangu, você já tem essa parte garantida!
Reduzir embalagens
Uma ação sustentável interessante que pode ser praticada por quem é dono de e-commerce é a redução do tamanho – e da quantidade – das embalagens. Além de trabalhar com diversos tamanhos de caixas e embalagens para envios que otimizem a quantidade de produtos que você coloca dentro, você pode incluir avisos informativos aos clientes nessas embalagens para ensinar a melhor forma de descartá-los e conscientizando sobre seu tempo de decomposição na natureza, por exemplo.
Outra alternativa é criar cupons de desconto ou condições especiais para uma próxima compra para os consumidores que comprovarem a reciclagem e/ou o descarte correto de suas embalagens em ONGs ou cooperativas.
Soluções tecnológicas em logística
Sem dúvida, a tecnologia é uma grande aliada da logística sustentável. Quando você implanta um sistema de gestão logística, muitos processos que antes eram feitos manualmente são automatizados – em um primeiro momento, inclusive, isso significa uma grande economia de papel. As soluções tecnológicas também auxiliam a remodelar demandas e torná-las mais sustentáveis.
Ao utilizar a Kangu como parceira do seu negócio, você conta com um sistema inteligente de envios e entregas, do qual a cidade inteira também se beneficia. Esse, aliás, é um dos nossos princípios: mudar a maneira de fazer entregas e permitir, através da tecnologia, que todos os perfis de negócio tenham mais acessibilidade, segurança e rentabilidade no seu dia a dia, além de transformar a rotina e o comércio de forma mais colaborativa.
Graças à tecnologia, a Kangu traça Rotas Smart, que não só aceleram o processo de entrega, mas também ajudam a economizar combustível das vans e caminhões utilizados, diminuindo o impacto ambiental, melhorando a qualidade do ar nas cidades e, claro, reduzindo o valor da entrega. Também não podemos esquecer dos motoristas da Kangu, profissionais que estão na linha de frente do processo logístico e garantem que tudo funcione como programado. A equipe recebe treinamento especial, conta com suporte dedicado durante todo o processo.
Logística reversa e sustentabilidade
Quando falamos sobre logística sustentável e e-commerce, é quase impossível não falar em logística reversa. Esse é o nome dado ao processo que envolve a troca ou devolução de um produto para o vendedor. Para efetuar a logística reversa, é preciso primeiro que a loja se prepare para receber essa demanda, seguido da checagem do estoque – e sua consequente atualização – para, por fim, enviar um novo produto para o consumidor ou efetuar o estorno daquela compra.
A logística reversa é uma aliada da sustentabilidade. E, com a Kangu, também fica bem mais fácil de colocá-la em prática. Nossa plataforma descomplica essa parte do processo graças a uma nova solução: o botão de Reversa. Com um único clique, o vendedor da loja de e-commerce gera uma etiqueta, que é enviada ao consumidor final. Nela, já constam as informações necessárias para efetuar a troca ou devolução, como endereço de origem e destino do pacote. Vale lembrar que, assim como em todo processo de logística reversa de e-commerce, a embalagem deve conter também a Declaração de Conteúdo e/ou a Nota Fiscal.
Depois de receber a etiqueta, o cliente só precisa localizar o Ponto Kangu mais próximo de onde estiver para, com apenas um bipe, despachar o pacote – sem filas, sem custo e sem dor de cabeça. É o famoso ganha-ganha, já que o vendedor também economiza no frete fazendo dessa forma. Para saber tudo sobre o tema e otimizar de vez essa parte do processo, recomendamos nosso guia definitivo sobre logística reversa! Já conferiu?
Conclusão
Mais do que um compromisso com o mundo e com o bem-estar de todos ao redor do seu negócio, investir em logística sustentável é o caminho para criar uma empresa mais rentável e mais alinhadas com os valores do futuro.
Agora que você já conhece os princípios fundamentais desse tema e pode começar a promover mudança no seu e-commerce, que tal ficar de olho em outros temas importantes para alavanca as vendas e melhorar a sua gestão? Basta navegar pelo nosso blog e conferir todo esse conteúdo disponível gratuitamente.