Estratégias de logística para melhor experiência do cliente
Você sabe que há vários fatores que não dependem diretamente de você, e podem influenciar no processo logístico, e impactar diretamente o seu cliente?
Então, o que está em seu controle? O compromisso da sua empresa com o atendimento ao cliente.
Depois que o cliente realiza o pedido até ele ser entregue, o cliente espera agilidade.
No seu tempo de entrega é importante considerar o seu prazo, e o prazo do frete.
Por isso, é importante a integração da sua loja virtual com uma plataforma que ofereça a possibilidade de escolher o melhor custo benefício em relação ao frete.
Como oferecer a melhor experiência para o cliente?
Compartilhamos algumas dicas para ajudar você nesse desafio.
# 1 – Comunique-se
Acima de tudo, comunique-se de forma rápida e completa para construir confiança.
Quer seja uma nova consulta comercial ou uma pergunta sobre um pedido existente, seus clientes querem uma coisa quando entram em contato com você: respostas.
# 2 – O atendimento é um processo
Entenda que um bom atendimento ao cliente é um processo de aprendizado contínuo. Preste atenção na experiência de seus clientes perguntando onde você pode melhorar.
Colete o feedback e crie um curso mensal de treinamento e desenvolvimento para sua equipe.
Enfim, inclua algumas dicas básicas de atendimento ao cliente sobre escuta ativa e resolução de conflitos para levar para casa a experiência abrangente do cliente.
# 3 – Compromisso organizacional
Proporcionar uma boa experiência ao cliente é responsabilidade de todos na organização, de cima a baixo. Ter todos na organização em sintonia com as principais metas e objetivos da empresa e os processos em vigor para alcançá-los contribuirá para o sucesso da empresa e a felicidade do cliente.
# 4 – Tendências de logística que melhoram a experiência do cliente
Estas são algumas das tendências que o setor de logística está implementando para atender às demandas e melhorar a experiência do cliente:
Entregas mais rápidas: oferecer serviço expresso e coleta em loja ou local de conveniência é uma boa maneira de resolver a necessidade de rapidez.
Rastreabilidade: A possibilidade de rastrear as remessas por GPS permite que os clientes saibam onde está a sua encomenda a qualquer momento.
Resolvendo dúvidas no primeiro contato: Foi comprovado que o índice de satisfação do cliente é impactado negativamente quando um segundo contato é necessário para obter respostas ou esclarecer dúvidas.
Capacidade de localizar destinatários imediatamente: Esta é uma boa alternativa se os destinatários estiverem ausentes porque eles podem alterar o local de entrega em seus smartphones.
Mensagens de e-mail e SMS ou WhatsApp: Use esses canais para enviar notificações aos compradores com informações sobre suas encomendas.
Implementar um sistema de comunicação com os clientes: Além de oferecer rastreabilidade, diminui ocorrências e falhas nas entregas.
# 5 – Logística reversa
Simplificando, a logística reversa no e-commerce refere-se ao processo de devolução. O processo de movimentação de mercadorias de seu ponto de consumo de volta ao ponto de origem geralmente ocorre por dois motivos: descarte ou recuperação de valor.
Esse processo pode se complicar muito rapidamente, o que torna ainda mais importante para as empresas otimizar seu processo de devolução.
Uma grande parte de manter os clientes satisfeitos é facilitar o processo de compra e devolução, para que haja mais probabilidade de eles serem clientes recorrentes.
Agilidade para o empreendedor
Em suma, foque em envios práticos, econômicos e sustentáveis.
Josele Delazeri – Get Commerce – autora convidada