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Lead time: o que é, importância para o e-commerce e como reduzir

Você acompanha seus prazos de entrega? Se você preza pela eficiência do seu negócio e satisfação do cliente, precisa controlar o intervalo de tempo gasto em cada processo da sua empresa. É justamente nesta tarefa que entra o lead time!

Com a ascensão do varejo online, as expectativas dos clientes aumentaram. Eles esperam que seus pedidos cheguem o mais rápido possível e sem atrasos. 

Isso traz novos desafios para os e-commerces que desejam se destacar em um mercado cada vez mais competitivo — já são quase 1,59 milhão de lojas virtuais, segundo a pesquisa Perfil do E-Commerce Brasileiro, feita pelo PayPal Brasil e pela BigDataCorp.

Para suprir as expectativas do seu público e ganhar a preferência do cliente, é crucial fazer uma boa gestão de estoque para adquirir os produtos certos, nas quantidades adequadas e no momento ideal.

Caso contrário, os pedidos dos seus clientes não poderão ser atendidos e os prazos de entrega não serão cumpridos. Isso certamente levaria o consumidor a procurar o concorrente.

Para evitar que isso aconteça, é preciso otimizar o tempo que um produto leva para chegar até o cliente. Quer aprender como fazer isso? Continue com a gente!

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O que é lead time?

Lead time é uma métrica que indica o período de tempo gasto entre o início de um processo até a sua conclusão.

No e-commerce, é muito usado para indicar o tempo decorrido entre o recebimento do pedido de compra até a entrega do produto ao cliente.

Contudo, esse indicador pode ser usado em diversos outros processos da empresa. Por exemplo, para acompanhar o tempo decorrido entre a aquisição de matérias-primas com seu fornecedor até o momento em que o produto está pronto para ser vendido online.

Cada uma dessas etapas possui um tempo diferente para ser executada. De acordo com a execução de cada uma delas, o prazo final da entrega da mercadoria ao cliente poderá ser maior ou menor.

Quem vende itens personalizados sob encomenda, por exemplo, atuam com prazos de entrega maiores do que empresas que já possuem produtos a pronta entrega.

Quais são os tipos de lead time?

Como vimos, essa métrica pode ser aplicada em diferentes processos executados na empresa. Confira os principais tipos de aplicação a seguir:

  • lead time de material: refere-se ao tempo decorrido entre a realização de um pedido de compra de material com seus fornecedores até o recebimento dos insumos;
  • de produção/fabricação: tempo que leva para fabricar um produto e despachá-lo.  Inclui o tempo necessário para adquirir insumos, fabricar e enviar as mercadorias;
  • acumulativo: tempo que leva para fabricar um produto do início ao fim, desde a aquisição de matérias-primas até a montagem;
  • lead time do cliente: tempo entre a confirmação do pedido até a entrega ao consumidor.

Importância de medir lead time em e-commerces

O lead time é um dos pilares da gestão de e-commerce, já que ajuda a otimizar seus processos desde o momento da compra de material até a entrega do produto ao cliente.

Toda empresa precisa medir o tempo de produção e entrega para mantê-lo sob controle. Caso contrário, pode gerar sérios problemas para o seu e-commerce, como dificuldades no controle de estoque, perdas de vendas e clientes insatisfeitos.

Imagine se você não acompanha seus prazos e perde o controle dos processos. Isso pode se tornar um círculo vicioso, com envios cada vez mais demorados à medida que as demandas aumentam e os estoques se esgotam.

Com isso, sua loja virtual não conseguirá atender aos pedidos dos clientes, o que pode causar danos à sua reputação e perda de competitividade no mercado.

Dito isso, você pode achar que a solução é trabalhar com os estoques cheios. Porém, garantir a satisfação do cliente não significa que seu lead time é otimizado. 

Manter seus estoques excessivamente abastecidos compromete seu fluxo logístico, pois cria uma fila de mercadorias a serem vendidas e aumenta o tempo de processo.

Ou seja, não basta apenas olhar para o lead time do ponto de vista do consumidor, também é preciso levar em conta o tempo por trás da jornada do produto, desde a aquisição com o fornecedor até o pedido de compra do cliente.

Já deu para perceber a importância de medir o lead time e tentar reduzi-lo como um todo, não é? Agora conheça os benefícios de utilizar essa métrica:

Maior lucratividade

A inatividade e o desperdício de tempo custam dinheiro, seja em relação aos custos com armazenamento dos itens que ficaram parados em estoque ou perda de oportunidades de venda.

Por outro lado, otimizar seus prazos de entrega significa aumentar a lucratividade do seu negócio. Isso ocorre por dois principais motivos:

  • acompanhar os prazos da empresa possibilita comprar os produtos no momento certo e na quantidade ideal, o que otimiza a gestão de estoque;
  • reduzir o prazo de entrega de um produto aumenta suas oportunidades de venda, pois os clientes costumam priorizar entregas ágeis.

Otimização de processos 

Ao controlar os prazos de entrega, sua empresa tem maior controle sobre os processos associados à jornada do produto.

Cada etapa pode ser analisada para entender os pontos fortes e fracos com intuito de melhorar efetivamente os níveis de entrega.

Por meio dessa visão ampla sobre o que está dando certo ou não em cada etapa do processo, você pode traçar estratégias para agir de forma proativa e eficiente diante de novos pedidos.

Aumento da satisfação do cliente

Oferecer melhores prazos de entrega é uma das grandes estratégias para melhorar a satisfação do cliente. Afinal, todos os consumidores querem receber a sua compra o mais rápido possível.

Inclusive, você sabia que 64% dos brasileiros estão dispostos até mesmo a pagar mais caro no frete para ter uma entrega mais rápida? Esse dado foi revelado pelo estudo Global Consumer Insights Survey, realizado pela PwC.

Além disso, os clientes costumam ficar mais satisfeitos com seus serviços se forem atendidos mais rapidamente.

Já as entregas ágeis incentivam a fidelização do cliente e agregam valor ao seu negócio, o que impacta positivamente suas receitas. 

Melhora da produtividade

Quando os prazos de entrega são calculados com precisão, você consegue planejar melhor toda a jornada do produto e tornar a dinâmica do trabalho mais eficiente.

Isso significa que você poderá atender suas demandas com maior qualidade, além de ganhar em outros aspectos, como:

  • equipes mais ágeis e satisfeitas;
  • economia de tempo e de recursos.

Ganho de vantagem competitiva

Não tem como negar que, para os clientes, o prazo de entrega mais rápido é quase sempre mais atraente.

Se a empresa A oferece um prazo de entrega de 3 dias e a empresa B oferece entrega no dia seguinte, as chances são de que a empresa B ganhe a venda — supondo que todo o resto seja comparável.

Como calcular?

Em geral, calcular o lead time não é uma tarefa complexa. Contudo, irá depender de como funciona a jornada do produto em sua loja virtual.

Ainda que existam fórmulas prontas para realizar esse cálculo, é preciso seguir alguns passos antes de partir para as contas. São eles:

  1. liste todos os materiais necessários para produzir um produto específico;
  2. analise o tempo de entrega para a aquisição desses materiais junto aos seus fornecedores, bem como o prazo de deslocamento para chegar em sua empresa;
  3. identifique os itens que têm prazo maior de aquisição e recebimento, por exemplo, aqueles que vêm de outros estados ou países;
  4. defina o tempo necessário para a produção, montagem, finalização e entrega de cada produto;
  5. inclua o prazo necessário para o cliente receber o produto, inclusive o prazo de entrega da transportadora.

Só depois de considerar todos esses aspectos informe o prazo para que o consumidor final receba o produto.

Assim você terá uma margem de segurança maior para possíveis imprevistos, especialmente se você trabalhar no modelo dropshipping.

A partir daí, você conseguirá aplicar as informações descobertas nas fórmulas, assunto do próximo tópico.

Fórmula de Lead Time

O cálculo do lead time varia de acordo com o contexto que será aplicado. Como vimos, você pode usar essa métrica para calcular diferentes processos, como gerenciamento de estoque ou tempo de envio de produtos ao cliente.

Isso significa que a fórmula muda conforme as circunstâncias. No lead time de fabricação, por exemplo, você deve levar em consideração diversos aspectos, como:

  • tempo do pré-processamento: planejamento;
  • processamento: compras de insumos com fornecedores e fabricação;
  • pós-processamento: despacho do item.

Portanto, a fórmula de fabricação ficará da seguinte maneira:

Lead Time de Fabricação = Tempo de Pré-processamento + Tempo de Processamento + Tempo de Pós-processamento.

Já para gerenciar seu estoque, existem dois fatores que você precisa considerar:

  • tempo da solicitação do pedido: período entre o pedido com o fornecedor e recebimento do estoque;
  • período de fornecimento: tempo que você espera antes de solicitar um novo abastecimento.

Para calcular, é só usar a seguinte fórmula:

Lead Time de Estoque = Tempo de Solicitação do Pedido + Período de Fornecimento

Por fim, ainda é possível calcular o lead time do cliente. Neste caso, você deve considerar o período entre o pedido de compra em seu site e a entrega do produto ao cliente. O cálculo será o seguinte:

Lead Time do Cliente = Tempo de Aquisição + Tempo de Envio

Exemplo de lead time

Para te ajudar a compreender todas as informações que vimos até agora, vamos exemplificar. 

Imagine que você tenha uma loja de roupas de produção própria. O lead time começa a partir do momento que você estima os materiais necessários para produzir a peça e os prazos dos seus fornecedores. Suponhamos que este processo leve 1 dia.

Agora, vamos estipular que seu fornecedor de tecido leve 2 dias para preparar e enviar os materiais, mais 3 dias para a chegada da compra em sua empresa.

Depois, você precisa considerar também o prazo de confecção. No exemplo, vamos considerar que a peça demore 2 dias para ficar pronta.

Com essas informações em mãos, some os prazos: 

1 dia de planejamento + 5 dias para aquisição com o fornecedor e recebimento dos insumos + 2 dias de fabricação = 8 dias

Portanto, o lead time de fabricação é de 8 dias. 

Você ainda precisa descobrir qual o lead time do consumidor. Depois que o cliente clica em “comprar”, quantos dias você leva para preparar o pedido e despachar? Digamos que seja 1 dia.

Some esse tempo ao prazo de entrega da transportadora que, vamos supor, seja de 4 dias úteis. Neste caso, o lead time do cliente é de 5 dias úteis.

5 dicas para diminuir o lead time do seu e-commerce

Os clientes são ansiosos e exigentes em relação aos prazos de entrega. Por isso, todo e-commerce deve visar a diminuição do lead time

Para alcançar esse objetivo, é necessário ter um bom planejamento e implementar bons fluxos de trabalho para otimizar sua operação. Saiba como:

1. Faça uma boa gestão de fornecedores

Para garantir que os prazos internos sejam cumpridos, você precisa realizar uma boa gestão de fornecedores.

Ter uma ampla carteira de parceiros e um bom relacionamento com cada um deles contribuem para que suas solicitações sejam atendidas dentro dos prazos combinados. 

2. Crie um fluxo de trabalho

O planejamento é a chave para o sucesso. Por isso, implemente e padronize os fluxos de trabalho da sua empresa.

Somente assim será possível alinhar cada etapa para que tudo ocorra conforme o planejado e dentro dos prazos estabelecidos.

3. Tenha estoque a pronta-entrega

Trabalhar com produtos a pronta-entrega ajuda a diminuir o lead time. Por essa razão, mesmo que você fabrique seu próprio produto, vale manter parte dos itens prontos para venda em seu estoque para diminuir o tempo de entrega do fornecedor e de produção. 

Por outro lado, tenha em mente que manter um estoque custa caro. O cenário perfeito é trabalhar com o mínimo de produto estocado para atender suas demandas recentes. É claro que isso exige uma excelente gestão de estoque.

4. Invista em tecnologia

Não tem como otimizar seus processos sem contar com o apoio da tecnologia. Portanto, use sistemas que facilitem a gestão e integre as áreas do seu e-commerce, como um sistema ERP.

5. Conte com bons parceiros de frete

A escolha do seu parceiro logístico será de grande importância para diminuir o tempo de entrega dos seus produtos. Afinal, esta é a etapa mais importante para garantir a satisfação do cliente.

Escolha empresas que proporcionem prazos ágeis e por preços justos. Flexibilizar as entregas com pontos de retirada de produtos também é um diferencial.

Conclusão

Quando o assunto é melhorar a produtividade da empresa e aumentar a satisfação dos clientes, não tem como não mencionar o lead time.

Ainda mais quando levamos em consideração que os clientes estão cada vez mais imediatistas e a concorrência online mais acirrada.

Contar com bons parceiros logísticos é uma das principais estratégias para reduzir seu lead time e, neste quesito, a Kangu é a sua melhor opção.

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Marcelo Guarnieri

Chief Executive Officer (CEO) e fundador da Kangu

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