skip to Main Content

Last mile: o que é, como funciona e principais pontos de atenção

O termo last mile, traduzido do inglês, significa a última milha. Para logística, se refere diretamente à última etapa de uma entrega, onde o pacote sai de um ponto mais próximo ao destino, que no caso é o cliente final.

Principalmente em um país de proporções continentais, como é o caso do Brasil, é muito complexo fazer uma entrega direta saindo, por exemplo, do Rio Grande do Sul para chegar em uma casa no interior de São Paulo.

Por essa razão, a logística costuma dividir o processo em algumas etapas.

Após a pandemia mundial que irrompeu no ano de 2020, o e-commerce se acelerou absurdamente e até empresas tradicionalmente fortes no mundo físico tiveram que aderir ao modelo virtual para sobreviver a esse período conturbado.

Nesse ponto surgiram novas tecnologias e outras foram aprimoradas para que a logística em geral pudesse atender melhor a alta demanda gerada pelo e-commerce.

Foi nesse contexto que as entregas de última milha ganharam popularidade, apesar do conceito em si ser relativamente antigo.

Então, para te inteirar melhor do assunto, preparamos esse artigo bem completo com tudo que você precisa saber sobre last mile e como essa técnica pode ser positiva para logística do seu e-commerce. Vamos lá?

O que é last mile?

Last mile para logística representa as entregas do último trecho, ou seja, que partem do centro de distribuição (CD) até a porta da casa do cliente.

Não confunda com o termo homônimo que é utilizado no marketing que está diretamente relacionado a vendas, e trata-se daquele esforço final para que um prospecto se torne um cliente de fato.

A tradução “última milha” explica bem o conceito por trás do termo, pois permite que a logística possa ser pensada de forma mais eficiente e, assim, ser otimizada, tanto no tempo de entrega, quanto na diminuição dos custos envolvidos no processo.

Apesar da prática ser antiga dentro dos planejamentos logísticos, se tornou popular mais recentemente por conta da alta demanda gerada pelos e-commerces.

Somado a isso, também há o advento dos marketplaces, que permitem que até micro e pequenos empresários possam se beneficiar do comércio online.

Portanto, implementar uma estratégia de última milha na logística da sua empresa é fundamental para que seu negócio possa ser competitivo nesse mercado em expansão.

E mais do que isso, para que seu cliente receba o pedido em bem menos tempo.

 Veículos para entregas modelo last mile

Como funciona o last mile?

O last mile funciona como uma solução logística para última etapa dentro de um processo de entrega.

Para entender melhor, é importante visualizar o passo a passo do processo logístico. Assim, você conseguirá compreender onde a estratégia de última milha se encaixa.

Enxugando um pouco a nossa explicação, não vamos considerar a saída da mercadoria de suas fábricas, pois para nós, o que interessa no momento é a logística que vai da sua empresa até a casa do cliente, então vamos ao processo:

  1. Tudo começa na coleta que pode ser feita no armazém da empresa ou em um centro de distribuição, se for o caso.
  2. Depois decide-se o modal de transporte que vai levar a carga até o destino. Em geral, utiliza-se o modelo rodoviário, que representa 65% das entregas em território nacional, segundo a Confederação Nacional dos Transportes.
  3. Do seu armazém, a mercadoria vai até um centro de distribuição ou armazenagem na cidade destino ou município mais próximo.
  4. Desse CD, o produto é distribuído para chegar até o cliente.

Esse é um processo básico da logística em geral que pode ter mais ou menos passos a depender da distância entre o ponto A e B e também das dificuldades geográficas.

Regiões da bacia amazônica, por exemplo, tem comunidades que só podem ser acessadas por meio de barcos, então é preciso uma entrega de última milha em um modal diferente.

Dito isto, o que fica claro é que o termo “última milha” não é necessariamente a milha final, pois pode se referir a alguns quilômetros, para utilizar uma medida mais familiar a nós.

Em suma, essa estratégia é fundamental para o sucesso das rápidas entregas do e-commerce mundial.

Agilidade na logística com last mile

Last mile: impactos na logística

A estratégia one day rush (entrega em 24 horas) só é possível por conta da implementação da estratégia de last mile, o que permite entregas mais ágeis até em localidades mais ermas.

No Brasil, temos uma boa malha rodoviária, porém ela é mais eficiente para chegar até as capitais e grandes centros metropolitanos, para os demais locais, a estratégia de última milha funciona melhor.

Mas para funcionar, é preciso que seja implementada uma infraestrutura em torno do processo, com centros de distribuição espalhados pelo território nacional para que o modelo de entrega possa ser efetivo.

Esses centros de distribuição podem ser individuais ou coletivos. As gigantes do e-commerce têm seus próprios CDs espalhados pelo Brasil para que os pedidos possam chegar mais rápido até nos locais mais distantes das capitais.

Outra opção é alugar um espaço em um desses centros. Sua empresa pode levantar os dados de onde há mais demanda pelos seus produtos e enviá-los para centros próximos àquelas localidades.

Isso se deve muito à legislação rodoviária brasileira, que não permite que os caminhões carretas entrem nos perímetros urbanos, por isso os CDs costumam ficar ao lado das rodovias, o que facilita a carga e descarga dos caminhões.

Desses centros, a mercadoria vai em veículos menores, como furgões, vans e até caminhões de menor porte.

Nesse momento surge uma nova etapa importante para a implementação da last mile, que são os centros de triagem.

Esses centros são quase como um CD, só que ficam dentro das cidades e é onde cada mercadoria é separada e é feito um itinerário de endereços para finalizar as entregas.

O mais interessante desses centros de triagem é que deles a mercadoria pode ser levada até a casa do cliente por carros de passeios, motocicletas e até bicicletas (bike courier), obviamente a depender das dimensões, peso da carga e distância.

Justamente essa última etapa que é o que consideramos a tal milha final, porém todo o processo que vem anteriormente precisa ser bem ajustado e planejado para que o tempo e custo da entrega sejam otimizados.

 Entregas last mile com uso de tecnologia

Last mile e a tecnologia: como funciona

A tecnologia tem participação importantíssima na disseminação da estratégia de last mile na logística das lojas virtuais, pois conecta entregadores às empresas para facilitar esse transporte da etapa final.

Não podemos dissociar isso do crescimento dos marketplaces, sem eles, provavelmente não teríamos visto um aumento tão expressivo nas vendas pela internet, ou pelo menos não tão cedo como temos visto.

Os marketplaces democratizaram o acesso ao comércio eletrônico para que micro e pequenas empresas possam vender seus produtos para qualquer lugar do país, se aproveitando de toda a cadeia logística estabelecida pelas grandes empresas do mercado.

Aliás, atualmente temos visto serviços focados exclusivamente em hospedar lojas virtuais a preços acessíveis.

Então, até mesmo autônomos que trabalham com artesanato, por exemplo, tem conseguido vender suas obras para todo o país com poucos cliques e utilizando apenas o seu celular.

As perspectivas para o futuro são ainda mais promissoras, a expectativa é que mais centros de distribuição sejam construídos pelo país e mais pessoas tenham empregados seus serviços e seus veículos para fazer essas entregas de última milha.

Todo o gerenciamento disso também é bem mais organizado por conta da tecnologia, então, o processo tem ficado cada vez mais eficiente. 

Você provavelmente já comprou produtos online e recebeu no dia seguinte, isso só é possível pelo que a tecnologia agregou ao processo logístico em geral.

Diferenças de First Mile, Middle Mile e Last Mile

Last mile, first mile e middle mile: entenda as diferenças

Aqui, mais uma vez temos outros conceitos em inglês semelhantes, mas que na prática possuem algumas diferenças referente às etapas dentro da logística de transporte.

O first mile é basicamente a etapa em que a mercadoria sai da fábrica até o armazém ou centro de distribuição.

Geralmente esse transporte é de responsabilidade do fabricante do produto após sua empresa fazer a compra do mesmo, então normalmente não entra no seu planejamento logístico.

Se você importar seus produtos, por exemplo, essa etapa vai ser feita por modelo marítimo, e será um processo logístico separado que sua empresa terá ou não responsabilidade a depender do acordo comercial firmado.

Já o middle mile se refere a toda parte entre sua empresa até os centros de distribuição mais próximos ao destino final, geralmente feitos pelas rodovias, no caso do Brasil.

Por fim, o last mile conforme você já viu, é aquela última etapa, entre o CD mais próximo e a residência do seu cliente.

Em resumo, first mile, middle mile e last mile é uma divisão mais ampla de um processo logístico. Porém, como vimos, cada processo pode ter outras subdivisões para chegar até o destino, incluindo técnicas de redespacho, por exemplo.

Aplicativos para logística de Last Mile

Quais são os pontos de atenção do last mile?

Quanto mais etapas existem num processo logístico, mais atenção é necessária para que a integridade da carga seja preservada até que chegue ao destinatário, e nesse ponto é preciso priorizar a qualidade e não a velocidade.

Cada tipo de produto vai demandar um tipo de acomodação específica para chegar intacto ao destino, isso deve levar em conta também o veículo que vai transportá-lo em cada etapa.

Dentro de um caminhão, as cargas vão organizadas de uma forma, mas quando chegam na última milha, pode ser que sejam transportadas em um baú de motocicleta.

Logo, é preciso ter isso em mente para adequar a mercadoria a cada tipo de transporte.

Confira a seguir alguns pontos que você tem que considerar para uma logística de last mile mais efetiva:

Prazo de entrega

Na hora de planejar as suas entregas o prazo é, sem dúvida, um dos pontos mais fundamentais, pois você está na internet, então a sua concorrência é com várias outras marcas que podem estar vendendo produtos semelhantes.

Imagine que o cliente entrou no seu site para comprar uma camiseta preta lisa. Ao colocá-la no carrinho, notou que o prazo de entrega para o endereço dele está marcando 7 dias úteis. O preço da peça está interessante, então vale a pena aguardar esse período.

Mas, se por acaso aparecer uma camiseta semelhante em um anúncio com prazo de entrega de 1 dia, mesmo que custe um pouco mais, são grandes as chances do consumidor optar por ela, já que muitas pessoas não gostam de esperar tanto.

Para resolver isso, você precisa entender as estratégias de last mile e como elas podem ser implementadas no seu processo logístico para reduzir o tempo de entrega. Isso vai fazer seu e-commerce ser bem mais competitivo.

Embalagem

A embalagem tem que ser muito bem selecionada para garantir a integridade da mercadoria durante todas as etapas, considerando os tipos de veículos e até dos terrenos pelos quais o transporte irá transcorrer.

Nas estratégias logísticas que passam pelo centro de triagem, é possível que haja uma reembalagem após a mercadoria chegar no local.

Afinal, para otimizar o processo, a tendência é que os produtos sejam embalados em volumes únicos. Já para percorrer o último trecho são separados em embalagens individuais.

O ponto aqui é sempre garantir que o produto chegue intacto até o seu cliente no menor tempo possível, e esse equilíbrio é complicado, mas não é impossível de fazer.

Valor do Frete

Assim como tempo de entrega pode ser determinante para escolha do consumidor, o valor do frete também pesa muito para efetividade da compra.

Contudo, as tecnologias chegaram para justamente otimizar a logística, tanto no aspecto do tempo, quanto nos custos.

Cada vez mais as empresas de logística criam soluções inovadoras para ajudar os empreendedores a ter sucesso com seus e-commerces sem ter que extrapolar o orçamento, nem cobrar altos fretes.

Por isso, convidamos você a conhecer um pouco mais do que a Kangu pode fazer para sua loja virtual ao otimizar seus processos logísticos.

Conclusão

Concluímos aqui nossas explicações sobre o que é, como funciona e como implementar estratégias de last mile na logística do seu e-commerce.

Como pode ver, após o crescimento das vendas online, esse conceito se tornou fortíssimo no mercado.

Cabe a você agora procurar as melhores soluções que mais se encaixam no seu orçamento para que essa última milha seja concluída em menos tempo e com maior taxa de sucesso.

E nessa tarefa a Kangu pode te ajudar! Nós conectamos seu negócio às melhores transportadoras do Brasil e a pontos de entrega e coleta em todo país.

Por meio de um modelo logístico simplificado e altamente eficiente, você tem acesso a envios ágeis, sustentáveis e econômicos. 

Cadastre-se na Kangu agora mesmo e impulsione suas vendas por meio de fretes mais competitivos:

Marcelo Guarnieri

Chief Executive Officer (CEO) e fundador da Kangu

Back To Top