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Ideias de conteúdo para Instagram para engajar sua audiência

Você está sem ideias de conteúdo para Instagram? Esta situação é comum para empreendedores que acabaram de criar um perfil para a empresa ou mesmo para aqueles que possuem uma conta há um tempo, mas sentem que esgotaram os assuntos.

Contudo, o que você não pode fazer é deixar de atualizar o seu perfil e nutrir os seus clientes com informações relevantes.

Afinal, esta rede social é uma das mais utilizadas pelos brasileiros e oferece um grande potencial para as empresas. Segundo o próprio Instagram, 90% dos usuários seguem ao menos uma marca por lá.

E mais: de acordo com uma pesquisa da Opinion Box, 59% dos usuários já compraram produtos ou serviços de empresas que descobriram no Instagram.

Mas, como alcançar e engajar seu público nesta rede social? A verdade é que não existe nenhum atalho, é necessário criar conteúdos de qualidade, com constância e de forma alinhada ao seu público-alvo.

Então, se você quer explorar ao máximo o potencial desta ferramenta, acompanhe o artigo e conheça as melhores ideias de conteúdo para Instagram. 

Por que produzir conteúdo para Instagram?

Você sabia que já são mais de 119 milhões de usuários brasileiros ativos no Instagram? Segundo pesquisa da Statista, nós somos o terceiro país com maior número de usuários, atrás apenas da Índia e dos Estados Unidos.

E este número aumenta a cada dia. Só para efeito comparativo, em 2019, outra pesquisa da Statista revelou que o Instagram possuía 66 milhões de usuários no Brasil.

Com um alcance cada vez maior e diversificado, certamente o público-alvo da sua empresa também está lá.

E se você ainda tem dúvidas se vale a pena investir em ideias de conteúdo para Instagram para atrair e engajar a sua audiência, confira alguns dados retirados de uma pesquisa da Opinion Box de 2022:

  • 92% dos usuários entram no Instagram pelo menos uma vez por dia;
  • destes,  53% entram várias vezes por dia;
  • 80% acreditam que o Instagram pode aproximar pessoas e empresas;
  • 59% já compraram algum produto ou serviço que descobriram no Instagram.

Esses dados mostram o potencial desta ferramenta para as empresas, que podem utilizar o Instagram criar proximidade com o público, alcançar novos clientes e gerar vendas.

Quais as melhores ideias de conteúdo para Instagram de empresa?

Existe a necessidade de gerar novos conteúdos constantemente para as redes sociais para manter seu público engajado e seu perfil sempre atualizado. 

A boa notícia, é que existem diferentes ideias de conteúdo para Instagram para você utilizar no perfil da sua empresa e nós listamos as principais. Vem com a gente:

1. Produtos

Postagens de fotos e vídeos dos seus produtos ajudam a impulsionar as vendas e promover seu e-commerce na rede social.

Porém, fuja daquelas fotos de produtos com fundo branco que você utiliza em sua loja virtual. Vale investir em construção de cenários com elementos que exprimem o estilo de vida de quem compra as suas mercadorias.

Depois, capriche no texto da legenda e insira algumas hashtags. Inclusive, você pode aproveitar a legenda para destacar as principais características, apresentar os benefícios do produto ou da marca e até explicar como utilizar determinado item.

2.  Bastidores da marca

Dentre as ideias de conteúdo para Instagram, esta é uma das melhores maneiras de ganhar a confiança do cliente, pois demonstra que a sua empresa é transparente e honesta.

Por essa razão, este tipo de conteúdo também pode ser decisivo para o consumidor que acabou de conhecer a sua empresa decidir comprar ou não um produto de você.

Portanto, aproveite a rede social para postar no feed ou no Story conteúdos exclusivos dos bastidores da marca, por exemplo, do processo de produção do produto, dos colaboradores ou do momento de embalar as suas encomendas.

3. Conteúdo gerados por usuários

Conteúdos gerados por usuários geram um impacto positivo para a marca, já que o consumidor costuma confiar nas informações passadas por outros clientes.

Alguns dos tipos de conteúdos que você pode incentivar de seus clientes são:

  • unboxing (quando o consumidor mostra o ato de abrir a caixa do produto);
  • fotos e vídeos do produto feitos pelo cliente;
  • formas de uso do produto apresentada pelo consumidor;
  • feedbacks.

Já uma boa tática para solicitar esse conteúdo é deixar uma mensagem fixada no perfil da sua loja virtual, nos Stories ou utilizar uma hashtag exclusiva.

4. Datas comemorativas

Quem não gosta de celebrar datas comemorativas e feriados? Vale tudo, desde celebrações importantes para o varejo, como o Natal até aquelas que geram menos movimento, como Dia do Amigo e Dia do Orgulho Nerd, se fizer sentido para o seu nicho.

Então, aproveite o embalo e crie conteúdos específicos sobre o tema, como histórias, memes, produtos temáticos, promoções, entre outros.

5. Quizzes, enquetes e caixas de perguntas

A verdade é que as pessoas adoram interagir e falar de si mesmas nas redes sociais. Por essa razão, investir neste formato ajudará a engajar a sua audiência, além de possibilitar que você descubra insights relevantes sobre o seu público-alvo.

E há inúmeras maneiras de explorar estas funções no Story do Instagram, por exemplo:

  • perguntar quais conteúdos seus clientes querem acompanhar em seu perfil;
  • descobrir qual produto seu público gostaria que sua empresa lançasse;
  • possibilitar que os clientes tirem suas dúvidas sobre o produto ou marca;
  • criar quiz de pergunta e resposta sobre as características ou benefícios do seu produto;
  • etc.

Extra: Ideias de conteúdo para Instagram (em vídeo)

Agora que já conhece algumas ideias de conteúdo para Instagram, vale a pena ficar de olho na grande tendência das redes sociais: o conteúdo em vídeo.

Além de criarem uma conexão mais profunda com o usuário, os vídeos têm duas vezes mais chances de serem compartilhados pelas pessoas do que qualquer outro formato, segundo pesquisa da Wyzowl.

Ainda de acordo com a pesquisa:

  • 96% dos consumidores já assistiram a um vídeo para saber mais sobre um produto ou serviço;
  • 88% dizem que já foram convencidos a comprar algo após assistir a vídeos de uma marca;
  • 73% dos entrevistados preferem assistir a um vídeo curto para ter mais informações sobre um produto ou serviço do que acompanhar outros formatos.

Conclusão

Viu só como existem muitas ideias de conteúdo para Instagram para explorar? Porém, antes de sair publicando em seu perfil, faça um bom planejamento de mídia e avalie quais formatos podem funcionar para a sua empresa.

Além disso, não tenha medo de deixar a sua criatividade fluir. O importante é manter a constância das publicações e compartilhar conteúdos que a sua audiência realmente esteja interessada em consumir.

Já um truque de mestre para incentivar que seus clientes gerem conteúdos para a sua empresa é investir em um pós-venda excepcional.

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Janice Rodrigues

Chief Marketing Officer (CMO) na Kangu

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