Gestão Logística: como aplicar dentro do e-commerce?
Você sabia que o atraso e a não entrega de produtos são as maiores reclamações dos consumidores sobre e-commerces? A boa notícia é que evitar esse problema é simples: basta uma boa gestão logística para garantir uma experiência incrível ao consumidor.
Para se ter uma ideia, só durante a Black Friday de 2021, o Reclame Aqui registrou um aumento de 20,94% nas reclamações comparado ao mesmo período do ano anterior.
Um bom planejamento estratégico, considerando todas as etapas da jornada de compra, pode reduzir drasticamente esse número. O sonho de todo e-commerce é aumentar as vendas, mas é preciso estar preparado para atender a demanda sem perder a qualidade dos serviços.
Vamos te contar como fazer isso neste post, que traz dicas exclusivas para te ajudar a aplicar a gestão logística no dia a dia da sua empresa. Vem com a gente nessa leitura!
O que é gestão logística?
A gestão logística é a administração de todos os processos necessários para que o seu produto chegue até o cliente da maneira mais eficiente possível.
Muito além da administração, a logística consiste no planejamento estratégico para evitar problemas ao longo das etapas de produção, venda e entrega, desde o controle de estoque até o empacotamento e transporte da mercadoria.
Todo esse cuidado é essencial para garantir uma experiência satisfatória ao consumidor e, consequentemente, aumentar as suas chances de conquistar a fidelização desse cliente.
Qual a importância da gestão logística
A gestão de logística engloba todos os fatores por trás de um bom customer experience, que nada mais é do que a experiência do cliente com a sua empresa.
Vamos pensar como consumidor: quando você faz uma compra pela internet, a expectativa pela chegada do produto em casa é grande. Você espera agilidade na entrega, qualidade na mercadoria e cuidado nos processos. Você espera se sentir ouvido e acolhido pela empresa.
Se isso não acontece ou se você tem problemas durante a entrega da mercadoria, as chances de optar por essa empresa novamente são muito baixas. É provável também que o feedback sobre o e-commerce para outros possíveis clientes seja negativo, prejudicando as vendas.
As estratégias de logística servem justamente para evitar esse retorno negativo e conseguir o resultado contrário: a satisfação do cliente.
Tudo deve ser pensado para garantir uma entrega eficiente e antecipar possíveis problemas que possam afetar a experiência do consumidor ou trazer prejuízos para o seu e-commerce.
Para isso, o processo logístico inclui o planejamento e a gestão de uma série de etapas desde a produção até a entrega da mercadoria. Confira as principais:
- escolha de fornecedores;
- controle de produção;
- gerenciamento de estoque;
- armazenamento de mercadorias;
- cálculo e prazo de frete;
- preparo e transporte dos produtos.
Quais as vantagens da gestão de logística?
Já conseguimos entender a importância da gestão logística para a experiência do consumidor, mas existem muitas outras vantagens do planejamento estratégico para o seu negócio.
Antes de conhecê-las vale a pena compreender que o processo deve ser pensado de acordo com a realidade do seu e-commerce. É possível escolher terceirizar as entregas e até mesmo o armazenamento de produtos, por exemplo.
Além disso, existem várias ferramentas que podem te ajudar na otimização dos processos. Fazer a separação de pedidos com um ERP, utilizar um sistema CRM ou um software para gestão de estoque são alguns exemplos.
Independente das soluções mais vantajosas para o seu negócio, o objetivo da gestão de logística é sempre o mesmo: tornar os serviços mais eficientes, aumentar a qualidade nas entregas e economizar nos processos.
A seguir, você vai conferir algumas das muitas vantagens da gestão logística para a sua loja virtual.
Redução de gastos
As etapas de logística podem sair muito caras para a sua empresa quando não são bem planejadas, por isso ter uma boa gestão dos processos é fundamental.
Ao planejar as entregas de maneira estratégica, você consegue analisar e escolher as soluções mais eficientes com o melhor custo-benefício para o seu negócio.
Além disso, é possível evitar gastos extras e até mesmo a perda de investimentos, que poderiam acontecer com imprevistos, desperdícios, erros e necessidade de retrabalhos.
Aumento da qualidade do serviço
O planejamento das etapas de produção, armazenamento e entrega pode parecer algo simples, mas faz toda a diferença para a qualidade dos serviços oferecidos pela sua empresa.
De nada adianta ter uma entrega rápida se o seu produto chega na casa do cliente com a embalagem amassada, mal embalado ou até mesmo com a mercadoria errada, por exemplo.
Com todas as etapas logísticas bem definidas, você consegue entregar uma experiência muito mais satisfatória para o consumidor.
Organização
Imagine vender um produto sem estoque só pela falta de gerenciamento no armazenamento das mercadorias: erro fatal, não é mesmo?
Com certeza isso vai gerar a insatisfação do cliente e trazer prejuízos para o seu negócio, que vai deixar de faturar com a venda e provavelmente perder o consumidor.
Ter uma boa gestão dos processos logísticos garante maior controle sobre cada etapa e permite a organização da sua loja.
Controle das atividades
Como falamos no item anterior, a gestão é fundamental para o controle das etapas logísticas, desde o estoque até o transporte da mercadoria.
Analisar as necessidades do seu negócio e definir estratégias ajuda a encontrar as soluções mais eficientes, garantindo não apenas uma boa experiência ao consumidor, mas também maior controle interno, essencial para a economia e qualidade dos serviços.
Vale destacar que a automação de alguns processos pode facilitar ainda mais esse controle, assim como a organização da parte logística.
Otimização de resultados
O controle eficiente das atividades, uma boa organização dos processos e a qualidade nos serviços leva a otimização de resultados.
Por sua vez, resultados otimizados trazem maior destaque para o seu negócio entre a concorrência no mercado.
Com boas estratégias, você consegue organizar as tarefas diárias e entregar os melhores serviços para o cliente.
Maior produtividade
Ter os processos logísticos bem planejados vai fazer com que o seu negócio flua de maneira muito mais prática e eficiente. Como consequência, você vai observar um aumento na produtividade da empresa.
Isso porque a gestão logística trabalha para eliminar desperdícios, erros e retrabalhos, que tomam o tempo do colaborador e podem atrasar todo o processo de entrega do produto.
Decisões mais assertivas
Uma boa gestão logística está diretamente conectada às tomadas de decisão da empresa e é uma grande aliada para detectar erros e acertos nos processos.
A automação, por exemplo, permite analisar os chamados KPIs (Key Performance Indicator ou Indicadores-chave de Performance, em português) e assim identificar pontos que necessitam de melhoria com mais facilidade.
Com isso, você pode buscar maneiras para melhorar cada vez mais os processos logísticos e tomar decisões muito mais assertivas com estratégias mais eficazes.
Como funciona a gestão logística dentro do e-commerce?
Vender produtos online pode parecer uma tarefa muito fácil para quem está do outro lado da tela, mas se você tem um e-commerce sabe que existem muitas etapas para que a mercadoria se materialize da internet para a casa do consumidor.
Falamos sobre a importância e as vantagens da gestão logística, mas agora vamos entender o processo na prática dentro do e-commerce.
Para isso, vamos explicar alguns dos principais processos logísticos de uma loja virtual. Confira a seguir:
Estoque
O controle de estoque é muito importante para evitar problemas como a falta de produtos para atender a demanda ou o excesso de mercadorias, que ficam paradas no estoque e trazem prejuízos para a sua loja.
O objetivo do planejamento de estoque é exatamente criar um equilíbrio para fazer a gestão inteligente de recursos, impedindo assim tanto o acúmulo de produtos quanto a falta deles.
Para isso, mantenha o estoque sempre atualizado e aposte em ferramentas para facilitar o controle de entrada e saída de mercadorias.
Assim você consegue identificar os itens com maior e menor demanda, o tempo de reposição necessário e até mesmo traçar estratégias para lidar com estoques obsoletos.
Processamento de pedidos
Assim que o cliente conclui uma compra na sua loja virtual, é preciso começar a preparação do pedido para envio. Esse processo inclui a separação, empacotamento, emissão de etiquetas e notas fiscais, assim como o envio.
Nesta etapa, é importante estar atento a alguns detalhes, como a separação correta do produto, segurança da embalagem e prazo de envio.
O sistema de ERP pode ser um grande aliado no processamento de pedidos, automatizando a confirmação de pagamento, evitando erros na separação e deixando o processo de preparo muito mais prático e eficiente.
Controle de Entregas
Depois dos pedidos devidamente preparados, é hora de enviá-los para os compradores, mas os cuidados da gestão logística não acabam por aí.
Fazer o controle de entregas é uma etapa fundamental e que traz benefícios tanto para a empresa, quanto para o cliente.
O rastreamento das mercadorias permite monitorar a entrega, assim tanto o vendedor como o consumidor podem acompanhar o transporte e conferir se tudo está correndo bem.
Aqui vale a pena reforçar alguns pontos:
- Logística reversa: a logística reversa diz respeito às trocas e devoluções de produtos comprados em e-commerce, um direito do consumidor.
Além de influenciar na decisão de compra, as políticas de troca e devolução devem ser bem planejadas para evitar problemas logísticos e garantir uma experiência positiva ao cliente.
- Definição de prazos: outro ponto é a definição dos prazos de entrega, que deve ser feita de maneira totalmente racional. Considere a realidade da sua empresa e entenda quanto tempo leva cada etapa, desde a compra até o preparo do produto.
Assim você evita que os clientes criem expectativas irreais e fiquem insatisfeitos com atrasos nas entregas.
- Política de frete: o frete é um dos fatores que impactam a decisão de compra, por isso deve ser muito bem pensado. O ideal é buscar um equilíbrio para que nenhum lado saia perdendo.
Ou seja, buscar soluções para garantir um frete acessível ao consumidor sem trazer grandes prejuízos para a loja. Faça os cálculos e planeje ofertas para amenizar o valor.
Gestão logística e meio ambiente
Sem dúvidas a sustentabilidade é uma das principais preocupações dos e-commerces atualmente. A busca por ações de consumo consciente cresce cada vez mais e deve fazer parte do seu planejamento logístico.
Aplicar soluções sustentáveis e reduzir os impactos dos processos logísticos no meio ambiente traz resultados positivos para empresa e passa uma excelente imagem da marca para o público.
Escolher meios de transporte com baixa emissão de carbono, incluir ações humanizadas na logística, fazer um planejamento estratégico de rotas e aplicar medidas para reduzir a produção de resíduos no armazenamento são algumas atitudes interessantes para processos mais sustentáveis.
Como a Kangu te ajuda na gestão logística das suas entregas?
Gerenciar o estoque, cuidar da preparação de pedidos, calcular frete, planejar e monitorar a entrega: o processo de gestão logística envolve muitas etapas e exige tempo, mas estamos aqui para contar que existe uma forma de deixar tudo mais fácil.
Quem administra um negócio online sabe como cada minuto é precioso. Pensando nisso, a Kangu traz todas as soluções que você precisa para gerenciar toda a parte logística de maneira prática e rápida.
A empresa une o melhor custo-benefício a medidas sustentáveis e eficientes para garantir entregas de qualidade.
Confira os serviços que você encontra na Kangu:
- ferramenta de cálculo de frete em diversas transportadoras de maneira simultânea;
- serviços de envio de pacotes com alta eficiência e total segurança;
- diversos Pontos Kangu, para entrega e retirada de mercadorias;
- ferramenta de rastreamento da encomenda.
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Conclusão
A gestão logística é o motor do e-commerce. Sem ela, as entregas não acontecem e a probabilidade de ter problemas com estoque, separação de pedidos e envios é muito alta.
Isso tudo pode levar a atrasos na entrega e causar a insatisfação do cliente, última coisa que um vendedor deseja. Entretanto, um bom planejamento estratégico evita todos esses problemas.
Organizar e monitorar as etapas da jornada de compra, desde a confirmação do pedido até o transporte do produto, é essencial para garantir uma boa experiência ao consumidor, assim como o sucesso do seu negócio.
A Kangu é uma grande aliada para quem busca a otimização de processos logísticos com segurança, sustentabilidade, eficiência e qualidade.
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