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Gestão de E-commerce: o que é, importância e como fazer

Você já ouviu falar sobre gestão de e-commerce? Este é um tema que todo dono de loja virtual precisa dominar se quiser tornar seu negócio rentável.

Para você ter uma ideia do potencial do e-commerce brasileiro, em 2021, o setor faturou R$ 161 bilhões. Um recorde de faturamento que representou um aumento de 27% nas vendas em comparação com o ano anterior, segundo pesquisa da Neotrust.

Contudo, estar presente na internet não é o suficiente para ter sucesso, também é necessário saber administrar cada setor da sua empresa.

Somente por meio de uma boa gestão é possível conquistar clientes e se estabilizar no mercado como uma empresa lucrativa. Este é o seu objetivo? Então, não deixe de ler este artigo até o final.

Conheça as melhores estratégias para vender online

O que é a gestão de e-commerce?

A gestão de e-commerce é o conjunto de estratégias para monitorar, planejar, organizar e integrar as ações de cada área da sua empresa.

Isso significa gerenciar todos os setores que compõem uma loja virtual, como comercial, logística, marketing, tecnologia e vendas.

Muitos empreendedores acreditam que basta cadastrar produtos em seu site ou marketplace que eles automaticamente serão vendidos. Mas, não é bem assim!

Para que sua loja conquiste vendas e se torne mais eficiente, é crucial fazer o gerenciamento de cada engrenagem do seu negócio.

Afinal, basta um setor não funcionar corretamente para prejudicar os seus resultados. 

Para que serve a gestão de e-commerce?

Basicamente, a gestão de e-commerce tem como objetivo manter seu negócio funcionando dentro do esperado e de forma saudável.

Por meio deste gerenciamento, o gestor consegue evitar problemas em algum setor ou, então, identificá-los o mais rápido possível para que não prejudiquem a empresa.

Imagine, por exemplo, que você tenha comprado diversos produtos e, após um longo período, percebeu que ficaram parados no estoque.

Essa situação causa prejuízos financeiros, pois os itens estocados ocupam espaço de armazenamento e ainda tiram capital de giro da sua empresa. 

Por meio de uma gestão eficiente, seria possível identificar corretamente os interesses do consumidor para saber quais itens realmente seriam vendidos.

Ou, então, ajudaria a identificar o problema rapidamente e já criar soluções. Neste caso, uma estratégia seria fazer promoções e divulgações de marketing para movimentar o estoque.

Como funciona na prática?

Na prática, a gestão de e-commerce funciona como uma conexão entre todos os setores da loja virtual para proporcionar uma visão clara e completa do andamento do negócio.

No exemplo acima, você pôde perceber que uma simples situação envolvia várias áreas de uma empresa, como financeira, gestão de estoque e marketing.

Para entender melhor, vale conhecer quais são as áreas que a gestão de e-commerce envolve e as suas respectivas funções:

  • Financeira: responsável por controlar e analisar os recursos monetários da empresa;
  • Estoque: gerencia a distribuição de produtos da loja virtual;
  • Marketing: cuida da comunicação, divulgação do e-commerce e produção de conteúdo para atrair novos potenciais clientes e reforçar a presença digital da merca;
  • Comercial: tem como objetivo gerar vendas e fechar parcerias;
  • Logística: responsável pelo processo de entrega das encomendas aos clientes e relacionamento com fornecedores;
  • Atendimento ao Cliente: presta suporte ao cliente antes, durante e depois da compra;
  • Tecnologia: deve garantir o bom funcionamento do site para proporcionar a melhor experiência ao cliente.

Gestão de e-commerce: saiba como fazer corretamente

Administrar uma loja virtual não é uma tarefa tão simples, já que é preciso garantir o bom funcionamento das diversas áreas que compõem esse modelo de negócio.

Para facilitar a sua vida, nós listamos as melhores dicas para a sua gestão de e-commerce ser mais eficiente. Acompanhe:

Use a tecnologia ao seu favor

Atualmente, existem diversas ferramentas tecnológicas que facilitam a administração de um negócio.

Um exemplo é o sistema ERP, que possibilita gerenciar todas as áreas da empresa em um único lugar, além facilitar o compartilhamento de dados e ajudar a automatizar tarefas

Ainda há outras soluções que ajudam a otimizar a performance da sua loja, como:

  • Google Analytics: fornece informações sobre o tráfego da sua loja virtual e público-alvo;
  • softwares de automação de marketing e vendas, como o LAHAR, SalesForce e RD Station;
  • sistemas de CRM (Customer Relationship Management) para alimentar e atualizar o cadastro dos clientes;
  • ferramentas de chat online para sites, como o Tawk.to;
  • gateway de pagamento;
  • programas de coleta e análise de dados comportamentais de clientes, como Tableau, Chartio e Looker;
  • plataforma logística de envio de encomendas que conecta sua loja a transportadoras e pontos de postagem, como a Kangu.

Ao escolher as soluções certas para o seu e-commerce, maiores são as chances das suas estratégias funcionarem. 

Crie um bom planejamento

O planejamento é crucial para a sobrevivência de um e-commerce. Um estudo de mercado feito pelo Sebrae identificou que um dos principais motivos que levam ao fechamento das empresas é justamente a falta de planejamento.

Por essa razão, antes de tomar qualquer decisão, defina suas metas e objetivos, bem como as estratégias para alcançar os resultados pretendidos.

Com esses pontos bem estabelecidos, é mais viável cobrar resultados e resolver eventuais problemas que possam surgir. Além disso, as estratégias também se tornam mais eficientes, o que facilita a gestão de e-commerce.

Mantenha a comunicação entre as equipes

Todas as equipes precisam estar alinhadas sobre as estratégias da empresa para que cada colaborador entenda o que realmente deve ser feito.

Para isso, você deve garantir que as informações sejam compartilhadas entre os times. Uma excelente tática é organizar reuniões periódicas para apresentar o cenário atual do negócio.

Organize-se

Um dos pilares da boa gestão de e-commerce é a organização. Mesmo que seu negócio seja de pequeno porte, há muitos afazeres e etapas envolvidas em uma venda online, que vai desde a captação de novos clientes até o pós-venda.

Portanto, para que tudo funcione bem, cada uma das tarefas precisam estar devidamente programadas para que nenhuma etapa acabe ficando de lado.

Para cuidar de tudo, as plataformas e softwares de agendas e produtividade são de grande ajuda. Alguns exemplos são Evernote, Trello, Asana, Google Agenda, entre outros.

Cuidado com a gestão das finanças

Quando o assunto é gestão de finanças, você prefere ficar no básico e apenas recolher o lucro no final do mês? Está na hora de mudar esse hábito!

Administrar seu e-commerce envolve também uma boa gestão dos recursos da empresa. Algumas das etapas que precisam ser desenvolvidas são:

  • monitorar fluxo de caixa (entrada e saída de dinheiro);
  • acompanhar períodos de venda com maior ou menor  quantidade de pedidos;
  • avaliar margem de lucro de cada produto;
  • definir metas de capital de giro;
  • determinar o orçamento do seu negócio;
  • traçar estratégia para melhorar o lucro, sem comprometer a qualidade do produto.

Acompanhe os resultados

Não tem como falar sobre gestão de e-commerce sem mencionar o acompanhamento de desempenho do seu negócio.

Trata-se de um processo crucial para identificar se as metas e objetivos estão sendo atingidos ou se é necessário revisar as estratégias traçadas.

E não basta olhar apenas para os resultados das vendas, também é necessário ficar de olho em outras métricas, como:

  • resultados das estratégias de marketing;
  • número de acessos na loja virtual;
  • taxas de conversão;
  • KPIs de desempenho;
  • métricas de atendimento;
  • ROI (retorno sobre o investimento);
  • ticket médio dos pedidos;
  • entre outros.

Faça a gestão de fornecedores

Até mesmo quem trabalha com dropshipping e não possui estoque precisa lidar com fornecedores. É uma obrigação de qualquer loja que vende online.

Lembre-se que a qualidade dos produtos ou o atraso nas entregas de matéria-prima pode impactar diretamente no sucesso do seu negócio.

Por essa razão, é fundamental realizar uma boa gestão de fornecedores para fechar parcerias com empresas confiáveis, que fornecem bons produtos, cumprem prazos e proporcionam preços baixos.

Além de gerenciar a relação com seus parceiros, vale ainda ficar de olho no mercado para detectar novas oportunidades.

Invista em aprimoramento constante

Em um mercado cada vez mais competitivo, as lojas virtuais que não investirem em tendências e melhorias constantes ficarão para trás.

Então, se você não quer perder a disputa com o seu concorrente, precisa acompanhar as novidades do seu segmento e buscar inovações para oferecer o melhor serviço possível ao seu cliente.

Acomodar-se não é uma opção para quem trabalha no ramo digital!

Divulgue o seu e-commerce

Outra função essencial da gestão de e-commerce é a divulgação do negócio. Ao mesmo tempo que o alcance online é amplo e intenso, a concorrência também é. 

Isso significa que é indispensável investir em estratégias de marketing para alcançar seu público-alvo e gerar vendas.

Por meio de estratégias de divulgação, o público ficará sabendo que a sua loja virtual existe. Além de aumentar a visibilidade online do seu negócio, também ajuda a fortalecer sua marca no mercado.

Cuide da logística com agilidade

A etapa da logística é uma das mais importantes para a gestão de e-commerce, já que interfere diretamente na experiência do consumidor e é crucial para aumentar a taxa de recompra.

Você pode vender um produto incrível e garantir um atendimento impecável, mas, se o pedido atrasar, a experiência do cliente será comprometida.

Quanto maiores forem seus esforços para proporcionar uma entrega rápida, segura e barata, melhores as chances de fidelizar seu público.

Portanto, sempre conte com bons parceiros de frete e trace algumas estratégias para agilizar os processos, como:

  • automatizar o faturamento;
  • preparar envios de forma ágil;
  • despachar vendas o mais rápido possível;
  • acompanhar as tendências de frete;
  • monitorar entregas;
  • contar com parceiros logísticos que disponibilizam diversos pontos de despacho e coleta, como é o caso da Kangu.

Colha feedbacks dos clientes

Os seus clientes estão satisfeitos com os produtos e serviços oferecidos pela sua empresa? Você pode até pensar que está tudo correndo bem, mas quem define isso é o cliente.

Se preocupar com a percepção que o público tem do seu negócio é um dos truques de mestre para aumentar suas vendas.

Por isso, crie um SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) e monitore os atendimentos para descobrir quais são as principais dúvidas, reclamações, sugestões e elogios.

Após a venda, vale enviar uma pesquisa de satisfação para descobrir como é a visão do público em relação à sua loja virtual.

Lembre-se que quanto mais satisfeitos os clientes estiverem, maiores as chances de retenção. A fidelização, por sua vez, custa até 7 vezes menos que conquistar novos consumidores, segundo o guru do marketing, Philip Kotler.

Conclusão

Neste artigo, você descobriu que uma boa gestão de e-commerce é um dos principais fatores para alcançar o sucesso.

Contudo, gerenciar um negócio digital não é tão simples quanto parece, já que envolve vários setores que precisam trabalhar de maneira integrada e alinhada com os objetivos e metas da empresa.

A boa notícia é que ao colocar em prática as dicas que trouxemos neste artigo, esta tarefa fica mais fácil e eficiente. 

E se você quer aprimorar a gestão do seu e-commerce agora mesmo, pode começar com a parte logística. Com a Kangu, você não apenas tornar suas entregas mais eficientes e econômicas, como tem acessos a diversas facilidades:

  • calculadora de frete para simular envios com várias transportadoras simultaneamente;
  • gerenciamento dos envios em uma única plataforma;
  • rastreamento das entregas em tempo real;
  • mais de 2800 pontos de coleta e retirada espalhados pelo Brasil;
  • flexibilidade no frete, já que seu cliente pode decidir se prefere receber o produto em casa ou retirar em um dos pontos Kangu;
  • logística reversa simplificada.

Tudo isso sem cobrança de mensalidade e sem limites mínimos de envio! 

Está esperando o que para enviar suas encomendas para todo o Brasil pelo menor custo, máxima eficiência e mais conveniência? Clique na imagem abaixo e cadastre-se na Kangu agora mesmo:

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