Gatilhos mentais: os tipos mais comuns e como ativar cada um
Os gatilhos mentais são estratégias usadas, principalmente, pelo marketing digital para despertar a atenção e a compreensão dos consumidores, sendo um importante instrumento para o sucesso de qualquer negócio.
Mas você sabe do que se trata essa técnica de persuasão? Entende quando ela deve ser usada e como aplicá-la nas estratégias da sua empresa?
Neste artigo, vamos apresentar como usar esses gatilhos para melhorar as vendas do seu negócio online e os tipos mais comuns utilizados por empresas dos mais diversos nichos de mercado. Vem com a gente!
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O que são gatilhos mentais?
Entender o que são gatilhos mentais te ajudará a compreender melhor como utilizar essas estratégias no seu negócio, seja ele uma prestadora de serviço ou uma loja virtual.
Essa técnica trata-se de eventos que podem desencadear decisões no cérebro de maneira inconsciente, produzindo efeitos emocionais positivos, como alegria, motivação, calma, entusiasmo ou desfavoráveis, como medo, pânico, ansiedade, entre outros.
De maneira prática, esses gatilhos são facilitadores que impactam uma pessoa e a estimulam na tomada de decisões, como comprar um determinado produto e baixar um conteúdo, por exemplo.
Como a psicologia explica os gatilhos mentais
Os gatilhos mentais na psicanálise e psicologia são explicados pelos profissionais como estímulos que atuam diretamente no cérebro, no sentido de provocar reações e tirá-la da sua zona de conforto.
No entanto, vale ressaltar que essa técnica não se trata de métodos de hipnose, mas sim uma ciência que é usada para desvendar mistérios do nosso cérebro, já que, muitas vezes, tomamos decisões sem pensar direito.
Quando eles são ativados nos indivíduos é como se uma luz do cérebro se acendesse, desencadeando lembranças de algo que, imediatamente, nós identificamos, nos levando a tomar uma atitude, que pode ser de uma compra, por exemplo.
Como ativar os gatilhos mentais
Os gatilhos mentais podem ser ativados por meio dos nossos cinco sentidos, que são visão, audição, tato, olfato e paladar.
A partir de um ou mais dos cinco sentidos, esses gatilhos podem ser acionados através de uma ação externa, uma memória forte que pode ser negativa ou positiva, uma identificação com algo ou alguém ou por meio de sintomas emocionais e psicológicos.
Gatilhos mentais dentro do marketing
Com base nesse estudo, o marketing entendeu que essa é uma estratégia que pode ser muito eficiente para as ações de vendas e divulgação de uma empresa.
No marketing, essas técnicas ajudam os profissionais a desvendar o comportamento humano, auxiliando na conquista do cliente e também para estimular uma ação desejada pelas marcas, que pode ser uma compra ou o download de um conteúdo.
Por exemplo: quando você é impactado por um anúncio que diz que aquele produto que deseja está acabando, seu cérebro automaticamente entende que você não pode perder essa oportunidade, gerando o impulso da compra.
Para quem quer saber como ativar os gatilhos mentais no marketing, saiba que são usados frases persuasivas nos textos ou no design dos anúncios, por exemplo, que são responsáveis por acionar essas reações.
Tanto no marketing quanto para as estratégias de vendas, os gatilhos funcionam para persuadir e manipular uma pessoa para praticar a ação desejada, com a apresentação de uma ideia, solução ou sugestões que, por sua vez, estimulam uma determinada sensação no consumidor.
Quando devo usar gatilhos mentais para melhorar minhas vendas?
Os gatilhos mentais para vendas podem ser usados sempre que você quiser que o seu consumidor pratique uma ação. Normalmente, o objetivo está sempre relacionado com a compra de produtos ou serviços.
Você pode usar essa técnica sempre que quiser despertar decisões de consumo. Nesse sentido, é possível oferecer descontos exclusivos ou brindes, por exemplo, como gatilhos para despertar o desejo de compra por parte do seu consumidor.
Quais os principais tipos de gatilhos mentais e como utilizá-los
Para te ajudar a entender melhor essa técnica, listamos aqui quais são os gatilhos mentais mais usados tanto nas estratégias de marketing quanto de vendas. Confira!
Gatilho mental da escassez
O gatilho de escassez é um dos mais importantes em uma estratégia de marketing eficiente e bem-sucedida. Essa modalidade é capaz de ativar uma sensação de risco iminente quando a pessoa acredita que pode perder uma boa oportunidade.
Uma das formas mais eficazes de usar esse gatilho é garantir que um determinado produto ou serviço que o consumidor tem interesse tem uma quantidade limitada ou que o estoque está acabando.
Isso se aplica também para descontos e promoções, onde você também precisa sempre deixar claro que essas ofertas possuem um tempo limitado.
Gatilho mental da urgência
Entre os gatilhos mentais para vendas online e também para vendas no mundo físico, a urgência também dá muito resultado nas estratégias de marketing.
Da mesma forma como acontece no caso do gatinho de escassez, a sensação de urgência também faz com que o consumidor tome uma decisão de compra rápida, pois fica receoso em perder aquele produto ou serviço que ele deseja.
Lembre-se sempre que oferecer produtos que tenham um prazo de término desperta um senso de urgência, fazendo com que a pessoa tome a decisão imediatamente e não postergue uma compra, por exemplo.
O gatilho de urgência está diretamente ligado com atitudes impulsivas, o que reduz a possibilidade de desistências de compra.
Gatilho mental da prova social
Outro gatilho que gera muito resultado na hora das vendas é a prova social. Isso porque, somos indivíduos totalmente influenciados pela opinião das outras pessoas, sejam eles amigos, familiares ou até mesmo desconhecidos.
Segundo estudos, as pessoas têm uma tendência maior de gostar de coisas simplesmente porque o outro também gostou.
Por isso, inserir depoimentos de pessoas no seu site que demonstrem que gostaram do seu produto ou serviço pode acarretar em um estímulo de compra, afinal, o cliente potencial terá ainda mais certeza que, de fato, fará um bom negócio.
Nas suas estratégias de marketing, use sempre esse gatilho no sentido de reforçar as avaliações positivas sobre o seu produto ou serviço.
Essa técnica funciona muito na área destinada às avaliações de lojas virtuais e também nas redes sociais. Vale a pena investir nessa técnica.
Gatilho mental da novidade
A novidade também está entre os melhores gatilhos mentais para vendas utilizados pela área comercial de diferentes empresas. Isso porque, quem não gosta de uma novidade? Ficamos sempre eufóricos quando recebemos alguma notícia, não é mesmo?
Esse estímulo também aplica-se na área de marketing e vendas. Inclusive, a novidade aumenta a liberação de dopamina no cérebro, que emite sensações de recompensa no indivíduo, fazendo com que ele tenha prazer em sempre procurá-la.
Essa afirmação, inclusive, faz parte de um estudo realizado pelos alunos de Neurologia da Universidade UCL, no Reino Unido.
Nas suas estratégias de marketing, é possível usar esse tipo de gatilho mental ao enviar um e-mail marketing anunciando novidades, seja produtos, lançamentos ou um conteúdo exclusivo, por exemplo.
O importante é sempre ter essa estratégia na manga para manter o interesse do público pelo seu negócio sempre em alta.
Gatilho mental da autoridade
A autoridade está entre os gatilhos mentais para vendas online mais usados por marcas de diferentes nichos de mercado.
Esse gatilho está relacionado à segurança, referindo-se à necessidade de uma empresa de se mostrar confiável para o seu público em relação à concorrência.
Para utilizar esse tipo de gatilho, sua marca precisará trabalhar no sentido dos consumidores confiarem na sua empresa, se posicionando como líder de mercado.
Lembre-se que o seu consumidor precisa sentir que a sua empresa é uma das melhores do segmento, mas para que isso aconteça, sua marca deve se comportar como quem possui autoridade no mercado.
Gatilho mental de valor
Para quem saber quais os gatilhos mentais mais usados pelo mercado está a geração de valor. Isso porque, o ser humano gosta de se sentir importante nos mais diferentes aspectos, sendo que essa necessidade também se aplica nas relações com as marcas.
Quando o indivíduo percebe que tem valor para determinada empresa e se sente especial, a tendência é que ela faça negócio ou compre produtos e serviços por se sentir importante.
Nas estratégias de marketing, esse gatilho é ativado quando você trata o seu consumidor com um ser individual e não apenas como mais um comprador, que vai trazer lucro para o seu negócio.
Por isso, ações de exclusividade e personalização ajudam a mostrar para o seu cliente que ele é realmente importante para a sua marca. Lembre-se que um consumidor tem nome, necessidades e preferências.
Ao tratá-lo com prioridade, a tendência é que ele permaneça sempre ativo na sua empresa e também conquistar a fidelização desse cliente.
Reciprocidade
A reciprocidade é um dos gatilhos mentais de relacionamento muito eficazes, já que o ser humano gosta de retribuir o que recebe.
Pense assim: quando uma pessoa é educada e cordial sentimos necessidade de oferecer algo em troca, não é mesmo? E nas relações de vendas, isso também acontece!
Por isso, se você deseja que seu potencial consumidor realize uma ação, procure oferecer algum benefício que tenha valor real.
Com isso, o consumidor tende a ter o compromisso da reciprocidade, dispondo-se a se aproximar da marca e, por consequência, comprar o seu produto.
Esse gatilho serve como base na estratégia de Inbound Marketing, quando uma marca oferece, por exemplo, um material relevante de maneira gratuita.
Em troca, a expectativa é que a pessoa deixe o seu contato para receber mensagens de determinada marca, estreitando o relacionamento entre elas.
Como um envio barato, ágil e seguro pode atrair mais clientes
Além de conhecer todos os gatilhos mentais para vendas e como fazer com que seu cliente execute a ação desejada, lembre-se que se você tem uma loja online, garantir um envio barato, ágil e seguro é essencial para atrair e também para reter seus consumidores.
De nada adiantará sua marca desenvolver estratégias de atração, mas nas demais etapas de compra, seu e-commerce deixa a desejar. Inclusive, saiba que os custos do frete e a demora no envio do produto são motivos da desistência de compras.
Por isso, se você deseja garantir boas vendas e manter seus clientes sempre ativos, não deixe de contar com um parceiro de logística que ofereça serviços de qualidade.
Nesse sentido, a Kangu, nossa plataforma de envio de encomendas tem se destacado no mercado por oferecer uma rede de transportadoras e locais de entrega e recebimentos em todos os cantos do Brasil.
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Conclusão
Os gatilhos mentais são estratégias que têm sido muito usadas por diferentes empresas, principalmente, que atuam na internet, contribuindo não somente para a atração, mas também para a retenção dos clientes.
A verdade é que essa técnica pode ser usada pela sua marca de maneira contínua, afinal, ela é excelente para estimular as compras e também a recorrência no seu comércio eletrônico.
Mas antes de aplicar essas estratégias no seu negócio online, é sempre bom analisar aquele tipo de gatilho que mais tem a ver com o seu nicho de mercado e com o perfil dos seus clientes, pois eles só trarão resultado se despertar o interesse do seu público.
Além de colocar em prática os melhores gatilhos, não esqueça de escolher o melhor parceiro de envio de encomendas para o seu e-commerce.
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