Frete CIF ou FOB: o que é, como funciona e como escolher
Será que é melhor optar pela frete CIF ou FOB? Parece uma escolha simples, no entanto, se você deseja ter uma loja virtual de sucesso, deve se preocupar com todos os detalhes logísticos do seu negócio.
Isso porque a logística assume um papel cada vez mais estratégico dentro das empresas. Basta observar, por exemplo, a quantidade de vendas que não são concluídas justamente por conta da entrega.
Segundo estudos, 65% dos clientes abandonam o carrinho de compras por causa do frete alto e 44% desistem de efetuar um pedido devido aos prazos de entrega longos. Esses dados são de uma pesquisa da Octadesk e Opinion Box.
Além disso, a qualidade da entrega também é determinante para a experiência do consumidor que, por sua vez, está totalmente relacionada à fidelização.
Portanto, para você sair na frente da concorrência, é preciso atender às exigências dos consumidores, que desejam envios cada vez mais ágeis, baratos e seguros.
Nesse cenário, vale conhecer os conceitos de frete CIF e FOB e como eles se diferenciam. Assim você fica mais fácil determinar qual o serviço logístico ideal para o seu e-commerce. Então, vem com a gente entender tudo sobre o assunto!
O que é o Frete CIF?
Para saber se você deve optar pelo frete CIF ou FOB, primeiro é preciso entender como funciona cada modalidade.
Vamos começar pelo frete CIF, que é aquele em que o vendedor se responsabiliza por todos os custos e riscos que envolvem a entrega de um produto ao destinatário.
A sigla CIF é a junção dos termos Cost, Insurance and Freight ou, em tradução para o português, custo, seguro e frete.
Isso significa que diante de qualquer problema com o envio da encomenda, a responsabilidade será da sua loja virtual e não do cliente.
Geralmente, essa modalidade é utilizada em negócios B2C (business-to-consumer), isto é, quando se trata de uma venda direta de empresas para o consumidor final.
O que é o Frete FOB?
Já o frete FOB isenta o vendedor das responsabilidades em relação à entrega do produto. A sigla significa Free On Board e o termo pode ser traduzido como livre a bordo.
Diferentemente do que ocorre com o frete CIF, é o comprador quem assume os riscos e os custos do transporte neste caso.
Portanto, é o destinatário que deve organizar o envio da encomenda. Já o lojista, por sua vez, finaliza suas obrigações assim que a compra é concluída e o produto é despachado.
Esse tipo de frete costuma ser mais utilizado em negócios B2B (business-to-business), principalmente quando se trata de cargas com alto valor agregado.
Isso ocorre porque é comum que empresas tenham parcerias com determinadas transportadoras de confiança Por isso, solicitam a retirada da mercadoria no endereço do fornecedor.
Desta forma, além de garantir maior segurança ao comprador, também possibilita agilizar a entrega. Inclusive, essa ação pode facilitar no controle de estoque.
Como funcionam os fretes CIF e FOB?
Os fretes CIF e FOB funcionam de maneiras distintas. Enquanto no CIF é o vendedor que se responsabiliza pela entrega do produto e deve arcar com os custos e riscos, no FOB ocorre justamente o contrário: o lojista fica isento dessa responsabilidade.
Ainda que sejam comumente usados, ambos os termos fazem parte do Incoterms (International Commercial Terms ou, em português, Termos Internacionais de Comércio), sistema de diretrizes que regula as transações comerciais internacionais.
São essas regras que determinam a distribuição de custos, os riscos e as formalidades nos casos de importação e exportação durante o processo de entrega.
Por terem características distintas, as modalidades são indicadas para diferentes situações. O frete CIF é a alternativa mais adequada para quem vende para o consumidor final, como é o caso da maioria dos e-commerces.
Ao se responsabilizar pela entrega, a sua loja virtual proporciona maior praticidade ao consumidor, que não precisará se preocupar com a logística da sua compra.
Inclusive, vale deixar claro que é preferível optar por esse tipo de envio uma vez que o consumidor final tem pouco ou nenhuma experiência com transporte de mercadorias.
Sendo assim, você, lojista, deve cotar a entrega e realizar a contratação dos serviços, seja por meio de contrato com Correios e transportadoras ou por plataforma de fretes, como a Kangu.
Já o frete FOB pode ser uma opção interessante para quem vende para outras empresas, como é o caso de fornecedores, dropshippers e indústrias.
Esse tipo de cliente, além de ter maior conhecimento sobre os trâmites de transporte, também costuma ter parcerias com as transportadoras de sua preferência. Logo, se beneficiam por ter maior flexibilidade na entrega.
Quem paga o frete CIF ou FOB?
Quando se trata de um frete CIF, o vendedor deve pagar pelo frete e pelo seguro das mercadorias.
Mas, atenção! Isso não significa que o valor não possa ser repassado ao consumidor. Essa prática é muito comum nos negócios online. Neste caso, os custos costumam ser incluídos no preço final da mercadoria.
Ou seja, quando o preço do produto é repassado ao cliente, já inclui os custos de frete para que o cliente não precise pagar taxas adicionais. Inclusive, o lojista pode discriminar na nota fiscal os valores referentes ao frete CIF.
Mesmo que o preço do produto fique um pouco mais caro no final por conta da cobrança do envio, a modalidade costuma ser mais vantajosa para o consumidor devido a praticidade.
Já no caso do frete FOB, o comprador é quem paga pelo envio e pelo seguro da mercadoria. Na maioria das vezes, o pagamento é feito após o recebimento do produto. Um exemplo é o “Frete a pagar”, dos Correios.
Frete CIF ou FOB: quais as vantagens de cada modalidade?
Para saber qual tipo de entrega ideal para o seu negócio, é importante conhecer as vantagens do frete CIF e FOB. Confira a relação abaixo:
CIF
- logística simplificada: o cliente não precisa se preocupar com nada, nem realizar qualquer procedimento para que sua compra seja entregue;
- rastreamento: o vendedor e o comprador podem acompanhar a entrega em cada etapa logística, desde a postagem até a chegada ao destinatário
- aceitação dos clientes: os clientes não querem ter mais preocupações e responsabilidades ao realizar uma compra online, por essa razão, a modalidade é a mais aceita.
FOB
- menos preocupações para quem vende: o vendedor só precisa se preocupar em realizar as vendas, as obrigações do frete ficam com o comprador;
- autonomia para comprador: o cliente pode escolher as melhores condições de frete, tanto no quesito preço e prazo, quanto em relação a empresa que prestará os serviços logísticos;
- produtos mais baratos: o frete não é incluso no valor do produto, logo os preços finais da mercadoria são menores e mais atrativos.
Qual é melhor: CIF ou FOB? Saiba como escolher
A verdade é que não existe uma resposta simples para esta pergunta, pois o melhor tipo de frete será aquele que conseguir atender às particularidades do seu negócio e às necessidades do seu cliente.
Como vimos até aqui, cada modalidade possui suas próprias vantagens e indicações de uso. Por exemplo, quem possui um negócio B2C pode recorrer ao frete CIF para gerar maior comodidade ao consumidor.
Já quem vende para outras empresas pode optar pelo frete FOB e assim proporcionar uma autonomia maior ao cliente.
Portanto, para escolher entre frete CIF ou FOB, é preciso levar em consideração o que é melhor para o seu caso.
Como é feito o pagamento dos fretes CIF e FOB
Nós já falamos um pouco sobre o pagamento dos fretes CIF e FOB anteriormente, mas para que não restem dúvidas, vamos resumir essa questão. Confira:
- frete CIF: o pagamento é feito na origem pela empresa fornecedora ou quem irá remeter a encomenda, ou seja, antes do despacho;
- frete FOB: o pagamento é realizado pelo cliente, geralmente quando o produto é recebido em seu destino final.
E os tributos?
No caso do CIF, o valor do frete é agregado ao preço do produto. Logo, está incluso na nota fiscal e será considerado nos cálculos de ICMS, IPI, PIS e COFINS.
No FOB, a cobrança não está inclusa no preço do produto e o valor não é especificado na nota fiscal.
Como monitorar o transporte nos fretes FOB e CIF?
No frete CIF, como é o lojista que contrata os serviços logísticos, ele terá acesso ao código de rastreamento da mercadoria, isto, claro, se a empresa contratada fornecer essa solução.
Lembre-se de compartilhar esse dado com o seu cliente para garantir a transparência durante todo o transporte e, assim, tranquilizá-lo enquanto ele aguarda por sua compra.
Vale deixar claro que é indispensável optar por empresas logísticas que contem com rastreamento, pois assim é possível monitorar o status da entrega e solucionar possíveis problemas com maior agilidade.
Além disso, também permite que o seu e-commerce adote a prática da notificação proativa, que consiste em notificar o cliente sobre o andamento do envio.
No frete FOB, por outro lado, o vendedor pode não ter acesso ao rastreamento, já que as entregas são responsabilidades do cliente.
Entretanto, ainda que não seja uma obrigação financeira da sua empresa, não significa que você pode deixar de zelar pelas entregas.
Pesquise fornecedores, analise o custo-benefício, verifique se o serviço inclui rastreamento de encomendas e leve em consideração a qualidade do serviço na hora de despachar seus produtos.
Desta forma, você garante uma boa experiência de compra ao cliente e aumenta suas chances de fidelizá-lo.
Como a Kangu pode te ajudar nos envios dos seus produtos?
Agora que você já conhece as diferenças entre as duas modalidades, fica mais fácil decidir entre frete CIF ou FOB.
Independentemente de qual for o seu tipo de negócio e as suas preferências em relação ao envio de mercadorias, é essencial atender às necessidades do seu público para proporcionar uma experiência de compra memorável.
E para contar com o melhor serviço logístico do Brasil para envios dentro do território nacional, é só usar a Kangu. Além de baratear os seus envios em até 75%, você e o seu cliente ainda têm acesso a benefícios imperdíveis, como:
- prazos de entrega exclusivos;
- seguro contra perdas e extravios;
- rastreamento de envios em tempo real;
- agilidade, segurança e sustentabilidade nas entregas;
- cotação de frete simultânea com os Correios e diversas transportadoras;
- postagem e retirada de encomendas facilitada em mais de 2.800 pontos Kangu.
Tudo isso sem necessidade de pagar mensalidades, assinar contratos ou atender às exigências de envios mínimos.
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Conclusão
Neste artigo, você descobriu que existem duas principais modalidades de frete no Brasil: CIF e FOB. Enquanto o CIF determina que o vendedor deve se responsabilizar pelos custos e riscos do envio, o FOB direciona essas obrigações ao comprador.
Agora que já sabe como funciona cada tipo de entrega e conhece suas respectivas vantagens, fica mais fácil escolher entre frete CIF ou FOB.
Lembre-se que tomar uma decisão assertiva em relação à logística da sua empresa pode ser um diferencial competitivo para a sua organização.
Afinal, ao atender às necessidades do seu público, você ganha a preferência do consumidor, atrai mais clientes para sua loja e, consequentemente, vende mais.
E se você quer se destacar da concorrência em um mercado digital cada vez mais acirrado, envie seus produtos com a Kangu. Assim você garante uma entrega ágil, segura e econômica.
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