Saiba como solucionar problemas de frete caro e impulsionar vendas em seu e-commerce
Sabia que o frete caro é um dos principais motivos para o abandono de carrinho no e-commerce?
Segundo o anuário CX Trends 2022, elaborado pela Octadesk e Opinion Box, 65% das desistências de compra ocorrem por causa do frete alto.
Uma outra pesquisa, feita pela MindMiners, mostrou que esse número pode ser ainda maior. De acordo com o levantamento, 87% dos consumidores já desistiram de uma compra no momento do checkout e a grande razão é o valor do frete.
Isso significa que, para não perder oportunidades de vendas, é crucial garantir envios mais baratos aos seus clientes.
Entretanto, esse é um dos grandes desafios do mundo virtual, especialmente para lojas de pequeno e médio porte.
A boa notícia é que nós vamos te ajudar a resolver esse problema. Acompanhe o artigo e confira as melhores dicas para baratear seu frete e impulsionar suas vendas online.
Qual o motivo do frete caro?
O primeiro motivo é a distância percorrida. Quanto maior a distância, mais caro é o frete. E quando falamos do Brasil, o quinto maior país do mundo, é comum as cargas percorrerem muitos quilômetros até chegar ao destinatário final.
Outro ponto é a logística. Muitas vezes, os custos de armazenamento e transporte são altos e pesam no valor final do serviço. Além disso, ainda há o valor e o peso do próprio produto. Produtos pesados ou de maior valor agregado podem ter um frete caro.
Também é importante considerar que as transportadoras têm seus custos operacionais, como manutenção dos veículos, gastos com combustível, pedágios e contratação de funcionários. Tudo isso influencia diretamente no preço da entrega.
Com esses fatores em mente, fica mais fácil compreender porque o frete pode ser caro. Mas então, como resolver esse problema?
Frete caro: 5 estratégias para evitar essa situação em seu e-commerce
Existem algumas estratégias que você pode aplicar em sua loja virtual para fugir do frete caro e, assim, conseguir vender mais. Confira:
1. Atenção ao preencher as informações do pacote
Na hora de cotar o valor do frete, você precisa preencher algumas informações sobre o pacote, como dimensões e peso da embalagem, além do preço do produto.
Se você preencher essas informações de forma incorreta, pode pagar mais caro no frete do que deveria, já que todos esses dados são levados em consideração para estipular o custo de uma entrega.
2. Embalagens adequadas
Embalar sua encomenda corretamente também faz toda a diferença, já que a cubagem (peso real do pacote e volume ocupado) é um dos principais fatores que determinam o valor do frete.
Por isso, a dica é utilizar a menor embalagem possível para acomodar seus produtos com segurança.
3. Variedade de parceiros logísticos
Trabalhar com mais de uma transportadora para diversificar as opções de envio também é uma solução para baratear o custo da entrega.
Desta forma, você não depende de apenas uma empresa para realizar seus envios e consegue negociar melhores condições.
Além disso, também possibilita que você ou o seu cliente escolha o melhor tipo de entrega para o trajeto.
Com um gateway de fretes, como a Kangu, que pode ser configurado em seu e-commerce, o seu cliente pode comparar preços e prazos entre as transportadoras e selecionar o que melhor atende suas necessidades.
4. Frete grátis
Se seus clientes se queixam de frete caro, uma das soluções para impulsionar as vendas é oferecer o frete grátis.
Essa é uma estratégia muito utilizada por grandes lojas virtuais. No entanto, para não sair no prejuízo, é preciso realizar um bom planejamento e determinar as condições da promoção.
Determine, por exemplo, regiões abrangentes, valor mínimo de compra, período da promoção, etc.
Além disso, lembre-se de trabalhar com parceiros que oferecem preços mais baixos para envio dos seus produtos. Pesquise bem e escolha a melhor transportadora para o seu negócio.
5. Frete fixo
Outra alternativa é criar o frete fixo, que consiste em estabelecer um valor padrão para todos os envios da loja.
Nessa estratégia, é importante determinar bem qual será o valor da entrega praticado para não comprometer sua lucratividade, nem levar o cliente a abandonar o carrinho.
A ideia é encontrar um equilíbrio entre os pedidos com maior e menor custo do frete. Por isso, leve em conta dados como ticket médio, faturamento mensal da loja, gastos com frete, etc.
O que fazer quando o valor do frete é mais caro que o produto?
Em alguns casos, o frete pode ser mais caro que o valor do produto, o que, para a maioria dos clientes, é um fator que desmotiva a compra. Então, como lidar com essa situação? Confira algumas dicas a seguir:
Cross sell e upsell
Essas técnicas permitem aumentar o valor médio das compras e, consequentemente, diminuir o custo do frete por pedido.
Ao oferecer produtos complementares (cross sell) ou de maior valor (upsell), você consegue aumentar o ticket médio da sua loja e compensar os custos com transporte.
Mostre que o produto vale a pena
Convencer o seu cliente de que vale a pena pagar pela compra é outra estratégia excelente. Se o seu produto for de qualidade, certamente o cliente não hesitará em pagar um valor justo pelo frete.
Para isso, invista em uma boa apresentação do produto, com fotos e descrições detalhadas. Além disso, trabalhe com a garantia de entrega rápida e segura.
Crie promoções
Outro truque para estimular as vendas e, ao mesmo tempo, diminuir os custos com transporte é criar promoções.
Por exemplo, ofereça descontos para quem comprar mais de um produto, distribua cupons de frete grátis para clientes fiéis ou para compras acima de determinado valor.
Frete mais barato: confira as soluções da Kangu
A Kangu é a solução que você estava procurando para acabar com o frete caro em sua loja.
Ao se cadastrar em nossa plataforma de envios, você tem acesso aos melhores preços de frete do mercado e consegue enviar suas encomendas com muito mais economia.
Como temos parceria com as melhores transportadoras do Brasil e com os Correios e enviamos uma grande quantidade de pacotes mensalmente, conseguimos garantir prazos exclusivos e fretes até 74% mais baratos.
Além disso, você tem acesso a uma variedade de empresas logísticas, sem precisar assinar contratos, nem pagar mensalidades ou realizar envios mínimos por mês. Você só paga pelo frete que usar!
Veja nosso artigo sobre como oferecer frete mais barato!
Quer entender melhor como a Kangu pode ajudar o seu negócio? Dá play no vídeo:
Conclusão
O frete caro é um grande problema no e-commerce, já que desestimula o consumidor a fechar uma compra. Isso pode prejudicar suas vendas online e impactar seus resultados.
Porém, ao aplicar as dicas que trouxemos ao longo desse conteúdo, você conseguirá driblar esse problema e aumentar as conversões em sua loja virtual.
Lembre-se que para baratear as entregas, a principal solução é contar com parceiros que garantem envios ágeis, seguros e econômicos, como a Kangu.
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