Estoque parado: como evitar prejuízos no e-commerce
Você tem produtos que não está conseguindo vender e acabam ocupando parte do seu depósito? Então é hora de saber como acabar com seu estoque parado!
Afinal, as mercadorias estagnadas afetam a sua receita e o seu fluxo de caixa, ocupam um espaço valioso da sua empresa e podem até ameaçar a viabilidade do seu negócio.
Se você quer garantir um bom faturamento para o seu e-commerce, todo cuidado é necessário ao gerenciar seu estoque. Contudo, esta é uma das principais dificuldades dos lojistas que resultam em erros graves.
Por isso, continue a leitura e veja como reduzir os riscos de acúmulo de produtos e conheça maneiras inteligentes de gerenciar os excessos de estoque que já estão em seu depósito. Vamos nessa?
O que é estoque parado?
Estoque parado é o termo utilizado para definir os produtos que você comprou ou produziu, mas não conseguiu vender. Por isso, acabaram acumulando em seu armazém.
Geralmente, esse problema ocorre porque a empresa encomendou ou fabricou muitos itens, mas eles não venderam conforme o previsto.
Muitos são os motivos que levam ao acúmulo de estoque, como falta de planejamento, gestão de compras ineficiente ou até má precificação dos produtos.
Independentemente da causa, essa situação pode afetar negativamente os resultados do seu e-commerce.
Principais prejuízos do estoque parado
Basicamente, o acúmulo de produtos no estoque prejudica a sua empresa porque custa caro. Ele prende seu capital de giro, impacta a sua receita, aumenta os custos de manutenção e ainda ocupa um valioso espaço de armazenamento.
Entenda melhor como estoque parado prejudica a operação da sua loja virtual:
Perda de dinheiro
As empresas recuperam seus investimentos em estoque apenas quando vendem os produtos. Se as mercadorias não são vendidas, esse investimento é perdido. Ou seja, não há lucro, o que prejudica a liquidez do negócio!
Aumento dos custos de manutenção
O estoque morto ocupa um valioso espaço que poderia ser usado para armazenar produtos de venda mais rápida.
Quanto mais produtos novos chegam, menor será o espaço disponível. Provavelmente, em algum momento, você precisará de um novo local de armazenamento.
Além disso, quanto mais itens nas prateleiras, mais esforço é necessário para gerenciar o estoque, o que eleva seus gastos.
Perda de oportunidade de gerar lucro
Quanto mais tempo você desperdiça lidando com produtos que não estão sendo vendidos, mais você gasta com mão de obra e menos tempo você tem para se concentrar em itens lucrativos.
Além disso, ter um estoque parado significa que o dinheiro da sua empresa também está estagnado. Portanto, há menos recursos disponíveis para outras prioridades.
Erros que permitem o estoque parado: saiba como evitá-los
Existem muitos erros que levam ao acúmulo de produtos. Para fugir desse tipo de problema, é importante conhecer os principais motivos do estoque parado e como evitá-los. Veja a seguir:
Excesso de estoque
Você está constantemente comprando diversos novos itens, sem mensurar as buscas do mercado? Saiba que um dos principais erros dos lojistas é comprar quantidades superiores à demanda existente.
Por isso, sempre garanta que a quantidade de mercadorias em armazenamento é condizente com a projeção de vendas. Desta forma, você evitará excessos.
Falha da previsão de vendas
Nem sempre a previsão de vendas é perfeita. Expectativas irreais e dados incorretos, por exemplo, podem atrapalhar a previsibilidade do cenário e te deixar com o estoque parado.
Para evitar informações incorretas, é crucial melhorar a precisão das suas previsões. Para isso, você deve:
- analisar histórico de pedidos para ter ideia da demanda;
- incorporar dados sobre as condições econômicas do seu público-alvo;
- conhecer a fundo o seu cliente ideal;
- rastrear as atividades dos seus concorrentes;
- acompanhar tendências de mercado.
Má gestão de compras
Será que a sua equipe está comprando novos produtos no momento certo e na quantidade ideal? Aquisições em momento de baixa demanda ou encomendar muitos itens de uma vez só podem resultar no estoque parado.
A gestão de e-commerce não permite achismo. É preciso realizar ações com base em dados. Portanto, antes de efetuar qualquer compra, sempre analise dois importantes indicadores:
- giro de estoque: tempo leva para vender o estoque;
- ponto de reabastecimento: quantidade mínima de estoque de um item antes que ele precise ser pedido.
Não respeitar a sazonalidade dos produtos
Em datas comemorativas, como Dia das Mães, Natal e Dia dos Namorados, a demanda aumenta e seu estoque deve estar preparado para vender mais.
Contudo, é indispensável saber quando começa e quando termina o pico sazonal e quais os produtos demandados para programar as compras de forma estratégica.
Por meio de práticas eficientes de gerenciamento de estoque, você pode reduzir o excesso e preparar melhor seu e-commerce para os períodos sazonais.
Vendas fracas
Um produto pode não ser vendido por vários motivos. Por exemplo, o preço pode ser muito alto em comparação com o mercado, ser menos atraente do que o item do concorrente ou pode não corresponder às necessidades do público-alvo.
Se este é o caso, o primeiro passo é determinar a causa do problema. Em seguida, você poderá aplicar a solução que pode ser ajustar os preços, alinhar suas estratégias com sua persona ou melhorar seu gerenciamento de estoque.
Como acabar com o estoque parado no e-commerce?
Como vimos, as más práticas de controle de estoque são as principais causas do acúmulo de produtos. Contudo, nem sempre é possível prever tendências de demanda e fatores econômicos que podem afetar os gastos do consumidor.
A boa notícia é que é possível vender esses produtos de forma saudável e rentável. Descubra como:
Realize um diagnóstico
Antes de aplicar qualquer ação para girar seu estoque, como criar promoções ou investir em marketing digital, você precisa entender como chegou a esta situação.
Comece analisando os históricos de pedidos e o comportamento de compra do consumidor. A partir daí, você poderá identificar o que aconteceu e qual a melhor forma de solucionar, além de definir um prazo limite para a mercadoria ficar armazenada.
Por exemplo, se os produtos estavam sendo direcionados para o público errado, uma possível solução seria segmentar corretamente seus anúncios.
Somente a partir desta análise você conseguirá aplicar estratégias efetivas, além de te ajudar a evitar novos problemas com estoque parado no futuro.
Melhore a apresentação do seu produto
Muitas vezes, um item não é vendido por conta da forma como você o apresenta em seu site ou marketplace. Como o consumidor não pode ver o item pessoalmente, uma boa apresentação é crucial para convencê-lo a efetuar uma compra.
Ações simples, como utilizar fotos de qualidade e criar uma boa descrição de produto que evidenciam benefícios e características do item, já podem ajudar.
Diversifique os canais de vendas
Se seus métodos de venda não estiverem funcionando, considere diversificar. Há outras maneiras de vender produtos online, como:
- anunciar no Google Shopping;
- utilizar o WhatsApp para vendas;
- vender no Mercado Livre.
Esta última dica é bastante interessante, pois os marketplaces possuem um público qualificado enorme. O Mercado Livre, por exemplo, é um dos sites mais acessados da América Latina. Além disso, a Kangu é uma empresa do Mercado Livre, o que traz ainda mais segurança em nossos serviços!
Isso significa que você poderá alcançar novos usuários que ainda não conheciam sua marca e os seus produtos.
Negocie com seus fornecedores
Você também pode negociar com seus fornecedores a devolução ou a troca dos produtos caso estejam parados há muito tempo.
Alguns parceiros podem ser mais flexíveis que outros. É importante tentar negociar para chegar em um acordo que seja benéfico para ambos.
Aposte em vendas combinadas
Quando o consumidor se interessar por um determinado produto, faça sugestões de outros itens relacionados e ofereça descontos na compra de combos.
É interessante associar um produto promocional com um outro item que não está em promoção. Assim, você não apenas gira seu estoque, como aumenta o ticket médio da sua loja.
Essa ação pode ser feita diretamente no carrinho de compras, como você também pode criar kits de produtos para ofertar em seu site.
Envie brindes
Todo cliente adora receber presentes. Além de contribuir para a criação de um elo afetivo entre a marca e o consumidor, enviar brindes também é uma solução para acabar com o estoque parado.
Neste caso, ofereça alguma recompensa exclusiva ao cliente que adquirir o produto que está estagnado, pode ser amostras grátis de outras mercadorias, uma miniatura, um item personalizado, entre outros.
Feche parcerias
Se você tiver um relacionamento positivo com alguma marca do seu nicho que não seja sua concorrente direta, pense em fechar uma parceria.
Crie pacotes promocionais que combinem seus itens e as mercadorias desta outra empresa, que podem ser oferecidos em ambos os sites. Outra sugestão é enviar esse estoque como um presente gratuito nas compras feitas nessa empresa.
Assim você consegue movimentar os itens que estavam estagnados e ainda atrai novos consumidores para a sua loja virtual.
Para te inspirar, separei um exemplo de parceria recente entre as marcas GoldKo e a Mais Mu. Ambas são do mercado de alimentação saudável, mas com venda de produtos distintos.
Na ação, o consumidor que comprasse no site da Mais Mu acima de determinado valor recebia gratuitamente produtos da GoldKo, e vice-versa.
Faça promoções
Outra medida eficiente para acabar com o estoque parado é fazer promoções. Porém, lembre-se que você precisa oferecer bons descontos, sem comprometer sua lucratividade.
Você pode reduzir o preço do produto, oferecer cupons de desconto ou criar liquidações de queima de estoque. Quanto melhor a sua oferta, maiores as chances de vender.
Para ser mais assertivo, estude como esses itens podem ser atrativos para o seu público diante de condições promocionais e invista em uma boa divulgação.
Mesmo que você não tenha a margem de lucro que desejava a princípio, vender esses produtos com desconto pode te ajudar a conseguir fluxo de caixa enquanto libera espaço de armazenamento.
Ofereça frete grátis
Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) apontou que 39% dos consumidores consideram a entrega grátis um dos fatores que mais atrativos na hora de comprar online.
Já de acordo com um estudo da Locaweb, 54% das pessoas entrevistadas afirmam que o frete grátis é a principal razão para comprarem em pequenas e médias empresas.
Portanto, se você quer deixar seu estoque parado mais atrativo, considere oferecer essa condição de envio ao seu consumidor que adquirir essas mercadorias.
E para assumir os custos de envio sem prejudicar sua lucratividade, você deve estabelecer um valor mínimo de compra e contar com bons parceiros de frete, como a Kangu.
Nós conectamos você às melhores transportadoras do Brasil e te ajudamos a economizar até 75% no valor do frete. Tudo isso sem envios mínimos, contratos e mensalidades!
Conclusão
Neste artigo, você descobriu que o estoque parado pode ser uma grande despesa para o seu e-commerce, já que reduz a sua lucratividade ao estagnar a receita, aumentar os custos de manutenção e ocupar um valioso espaço no seu depósito.
Há muitas razões que resultam nesse problema, como má gestão de estoque, falta de planejamento de compras ou queda das vendas.
Contudo, por meio de algumas estratégias, é possível movimentar os produtos estagnados, seja ao fechar parcerias com outras empresas, realizar vendas combinadas, diversificar os canais de vendas ou criar promoções.
Já para incentivar que seu cliente finalize uma compra em seu site, ofereça as melhores condições de envio.
Ao usar a Kangu para enviar suas encomendas, você economiza no frete e ainda pode proporcionar ao seu cliente entregas ágeis, seguras e com a possibilidade de retirar a mercadoria em um ponto Kangu.
Cadastre-se agora mesmo em nosso site e aproveite todos esses benefícios: