skip to Main Content

Entrega de e-commerce: por que investir em segurança nessa etapa?

As atividades de uma loja virtual envolvem basicamente a gestão da tecnologia, do marketing e da logística. Esse último aspecto cobre a maioria dos processos operacionais, sendo que a etapa de entrega no e-commerce é vital para o sucesso do empreendimento.

Qualquer problema nessa fase desagrada aos clientes e gera perdas financeiras. Assim, deve-se prevenir contra os riscos de segurança, investindo na adoção de soluções que ajudem nesse sentido.

Neste artigo, entenda melhor como isso pode acontecer e quais são os motivos para tanto. Boa leitura!

Como o processo de entrega no e-commerce funciona na prática?

Depois que o cliente confirma a compra no site, é desencadeada uma sequência de etapas logísticas que levam a mercadoria até o consumidor. Portanto, o processo de entrega no e-commerce é composto por:

  • Notificação: o empreendedor recebe o pedido e a confirmação do pagamento;
  • Planejamento do envio: atividades de preparação como a validação do endereço de destino, a verificação de estoque, a emissão da nota fiscal e a escolha do transportador evitam atrasos ou outros problemas;
  • Organização da entrega: classificar os pedidos para o carregamento e combiná-los por região ou consumidor reduz custos, bem como facilita todo o processo;
  • Coleta do pedido: a empresa contratada para realizar o frete retira os produtos;
  • Roteirização: todos os serviços de transporte contratados são organizados por destino, criando uma lista que segue a ordem geográfica para maximizar cada viagem;
  • Recebimento: a compra chega ao seu destino final, onde são coletados nome, número do documento e assinatura do recebedor.

Qual é a importância de investir em soluções de segurança nessa etapa?

A etapa de entrega no e-commerce é um momento crucial para garantir a confiabilidade do negócio, quer seja pelo cumprimento dos prazos, quer seja pela inviolabilidade dos produtos. 

No entanto, o transporte de cargas é um risco. Problemas como roubos, atrasos e danos afetam a imagem da loja virtual, atrasam o recebimento pelo cliente e geram prejuízos financeiros. 

Se não bastasse isso para verificar a importância de investir em soluções de segurança nesse momento, a concorrência no segmento de vendas online exige a constante qualificação dos processos para o negócio se manter competitivo.

Como a adoção de soluções ajuda a aumentar a segurança da entrega no e-commerce?

Como visto, o melhor caminho para a prevenção de problemas é a adoção de soluções — principalmente tecnológicas — que ajudem a garantir a segurança na etapa de entrega no e-commerce. Elas são um meio muito eficaz para:

  • Assegurar que o produto chegue ao destino;
  • Manter a integridade da mercadoria;
  • Proteger os itens de danos, extravios ou roubos;
  • Aumentar a satisfação do cliente;
  • Evitar que o e-commerce sofra prejuízos financeiros;
  • Minimizar os efeitos de imprevistos — trânsito, obras, intempéries climáticas, greves, etc. — na execução do transporte;
  • Cumprir prazos.

O que fazer para melhorar a segurança da entrega no e-commerce?

Quando se fala na adoção de soluções de segurança, a tecnologia ganha destaque por oferecer ferramentas que permitem o controle dos processos ou a percepção, o quanto antes, de que algo ruim está acontecendo, de forma a agir rapidamente. Veja quais as melhores ações a se aplicar para isso!

 

Organize e controle os pedidos

A entrega começa na separação e na organização dos pedidos e, mesmo que essa etapa ocorra dentro do e-commerce, ela pode apresentar riscos. Isso porque, desde esquecer um produto até trocar itens, qualquer disparidade entre o que foi pedido e o que chegou gera insegurança no consumidor, fazendo sua empresa passar uma imagem de pouco confiável.

Nesse sentido, manter um controle das atividades internas fica mais fácil lançando mão de ferramentas do Google Workspace, que facilitam o acompanhamento do andamento das tarefas sem demandar muito tempo para isso.

Valide o endereço com Mapa Insights

O Mapa Insights da SantoDigital é uma inovação que permite que um endereço seja verificado previamente, validando sua existência por meio do Google Maps. Por consequência, ele evita custos com entregas em lugares inexistentes. Além disso, toda a sua base de dados pode ser processada nesse aplicativo, que ainda possibilita a visualização do local no Google Street View.

Contrate uma transportadora confiável

Talvez, a maior característica da internet seja a disponibilidade de informações nela. Então, por que não usá-la para contratar um fornecedor de qualidade? Pesquisar as transportadoras online oferece a chance de saber como é a reputação delas e até de conhecer alguns clientes. Assim, você poderá ter a certeza de que fez uma escolha confiável, garantindo um bom parceiro para executar uma atividade chave no seu modelo de negócio.

A Kangu, por exemplo, conecta uma rede colaborativa de vendedores, transportadoras e pontos de coleta que viabilizam entregas para todos os perfis de e-commerce, desde o microempreendedor até grandes empresas. Essa mudança na estrutura convencional de fazer entregas contribui para que os e-commerces se tornem mais rentáveis. É possível também enviar, receber ou devolver encomendas através dos mais de 2.800 pontos de postagens Kangu espalhados por todo o Brasil. Todos são estabelecimentos comerciais parceiros  treinados e capacitados para serem locais de recebimento, envio e armazenamento de pacotes, com cuidado e segurança.

Automatize atualizações

Disponibilizar, na plataforma de vendas online, informações como o status do processo, o número de rastreamento e o comprovante de entrega digitalizado é uma forma de gerar mais segurança para o comprador. Ainda por cima, isso permite que ele acompanhe o andamento para avisar se algo não está correto.

Apesar de essas atividades poderem ser executadas manualmente por um colaborador, a possibilidade de demora na inserção, de erro nos dados ou de esquecimento existe. Por isso, a automação dessas tarefas de atualização é fundamental.

Mantenha a comunicação constante com o cliente

Outra forma de garantir que a entrega foi feita corretamente, assegurando que qualquer incidente não tenha causado extravio ou erro de destinatário, é manter a comunicação com o cliente. Para isso, e-mail, SMS, mensagem no chat do site e em aplicativos podem ser enviados a cada atualização de status.

Rastreie a mercadoria em tempo real

A implementação de tecnologia de rastreamento de cargas e frotas, para a vigilância em tempo real, possibilita a ação imediata diante da identificação de situações não planejadas. Isso funciona de tal maneira que roubos podem ser frustrados e, danos, minimizados.

Arquive dados do recebedor

Muitas transportadoras já usam sistemas para coletar os dados de quem recebe a entrega, anotando ou fotografando documentos e coletando assinaturas por meio desses aplicativos. Isso é importante porque manter essas informações arquivadas permite a identificação de golpes e ajuda tanto o e-commerce quanto o cliente a não ficar no prejuízo.

Concluímos, então, que não optar por adotar soluções a fim de prevenir situações potencialmente inseguras no processo de entrega no e-commerce gera uma ampla gama de prejuízos para empresa, que vão do financeiro ao marketing. Assim, investir em segurança nessa etapa é imprescindível.

Se você quer diminuir os riscos para a sua loja virtual, entre em contato com a SantoDigital e conheça o Google Workspace e o Mapa Insights dentre outras soluções em nuvem!

*Artigo escrito pela SantoDigital

Back To Top