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Enquetes para Instagram: como fazer e utilizar a seu favor

As enquetes para Instagram estão bombando entre os usuários e têm sido utilizadas por marcas para reforçar as estratégias de marketing do canal e, claro, interagir com os seus seguidores de uma forma descontraída.

Mas você já adotou essa estratégia? Sabe como fazer essas brincadeiras no perfil da sua rede social? Se não entender como usar esse recurso ou tem pouco conhecimento, continue lendo esse artigo.

Aqui você aprenderá como usar as enquetes para aumentar o engajamento dos seus seguidores, o que é esse jogos de perguntas e respostas, como criar e como usar os dados coletados nessa brincadeira. Vem com a gente!

 

Como fazer promoções em sua loja virtual

O que são enquetes para Instagram e para que servem?

Antes de aprender como fazer enquetes legais no Instagram, vale a pena entender do que se trata essa brincadeira e para que ela serve na sua estratégia de marketing dessa rede social, que já contabiliza 1 bilhão de usuários em todo o mundo

A enquete do Insta é um tipo de sticker do stories, lançado recentemente, para que os perfis interajam com os seguidores de uma forma leve e divertida.  Mas não é só isso!

Por meio dessas brincadeiras, as marcas podem também coletar informações importantes do seu público e utilizá-las nas ações tanto dentro quanto fora do canal. 

Hoje em dia, há duas formas de fazer as enquetes: a primeira, você insere uma pergunta e dá duas opções de respostas customizáveis.

Depois de compartilhar o jogo, os usuários podem escolher uma resposta, além de visualizar o percentual de votos depois que votarem.

Já o segundo formato de enquetes para Instagram é de intensidade. Com esse recurso, você pode fazer uma pergunta e inserir uma barra de intensidade, com um emoji personalizado.

A intenção é que o seguidor responda percentualmente qual é a sua opinião a respeito de determinado assunto. Nesse caso, ele também consegue visualizar o percentual médio das respostas. 

Quando bem planejado, esse recurso pode ser a oportunidade para conhecer melhor o seu público e coletar informações relevantes para a sua marca.

Como usar enquetes para aumentar o engajamento

As enquetes para Instagram comercial são estratégias perfeitas para engajar ainda mais os seus seguidores. Mas para que isso ocorra, você precisa manter uma recorrência de postagens.

Além disso, recomenda-se também que você publique, pelo menos, cinco enquetes sequências para estimular a participação dos usuários. 

Se puder, faça as enquetes ao menos uma vez na semana para manter os seus seguidores sempre animados em responder. 

Como criar enquetes para Instagram

Independentemente se pretende criar enquetes para Instagram de loja de roupa ou para qualquer outro tipo de e-commerce é importante seguir o passo a passo para publicar o jogo de perguntas e respostas de maneira correta. 

A primeira coisa é criar um conteúdo no stories do Instagram, que pode ser um vídeo, imagem ou até uma animação. Lembre-se que o importante é que o tema escolhido tenha conexão com o assunto da caixa de perguntas. 

Depois disso, adicione o recurso de enquete e arraste a tela para cima e clique no recurso de enquete.  Em seguida, é possível observar uma tela que direciona os campos onde os textos devem ser inseridos. 

Escreva a pergunta que deseja inserir e você já pode publicar a sua enquete. Lembre-se que a caixinha de perguntas fica ativa por 24 horas.

Como usar os dados coletados nas enquetes

Agora que você já aprendeu como fazer enquetes legais no Instagram, vamos entender como utilizar os dados coletados na caixinha de perguntas para que você possa usar essa estratégia a favor da sua marca. 

Responder dúvidas dos clientes

Além de interagir com seus seguidores, um dos principais objetivos de uma enquete de uma loja virtual, por exemplo, é coletar informações necessárias para o desenvolvimento de ações. 

Por isso, não deixe de responder às dúvidas dos clientes e, claro, elencar as principais para que seja possível uma análise minuciosa posteriormente. 

Comparativos entre produtos

Uma das estratégias de marketing do Instagram ao usar as enquetes é fazer comparativos entre  produtos. Por exemplo: coloque dois itens diferentes e pergunte quais eles preferem, se mudaria alguma coisa ou qual deles é o mais vantajoso.

Isso te ajudará a entender melhor a preferência dos seus consumidores e sua marca poderá fazer melhorias na sua linha de produtos ou até mesmo nos preços praticados.  

Conheça ainda mais seus seguidores

Para que as enquetes para Instagram possam surtir efeito, é importante também que você conheça o seu público para que possa fazer as perguntas certas. De nada adianta abrir um monte de caixas de perguntas se as questões não fizerem sentido para seus seguidores.

Eliminar objeções de vendas

Esse jogo de perguntas também pode ser muito útil para eliminar as objeções na hora das vendas. Por isso, tente sempre inserir questões que os próprios seguidores têm dúvidas sobre os produtos para que você possa saná-las durante a brincadeira. 

Incentivar o engajamento

Para ter resultado, você precisa da participação dos seus seguidores. Por isso, incentive sempre o engajamento do seu público com enquetes interessantes e que também gerem valor ou divirtam seus seguidores.

Tente aliar uma interação leve e divertida com questões que podem ajudar a sua marca nas estratégias de marketing no canal. 

Como usar templates de enquetes para Instagram

Além de entender o que perguntar nas enquetes do Instagram, saiba que é possível usar templates para um jogo de perguntas e respostas para que os usuários possam compartilhar

Esse recurso vai te ajudar a fazer stories mais interativos e divertidos. É possível criar templates com um designer da sua empresa ou baixá-los em sites, como o Pinterest, no próprio Instagram ou desenvolvê-los em plataformas como Canva.

Além de incentivar a interação dos seguidores, os templates proporcionam a possibilidade de compartilhamento que fará seu perfil alcançar novos seguidores.

Conclusão

As enquetes para Instagram não servem apenas para interagir com seu público, mas elas podem ser usadas como uma estratégia para conhecer seus consumidores e implementar ações tanto na sua comunicação quanto no desenvolvimento de produtos e serviços.

Mas lembre-se de fazer caixinhas de perguntas que tenham coerência com a sua marca e com os objetivos traçados. Tente unir uma brincadeira leve e divertida com estratégias direcionadas. 

Além de desenvolver estratégias para suas redes sociais, não se esqueça de dar atenção também para todo o processo de compra da sua loja virtual. 

 

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Janice Rodrigues

Chief Marketing Officer (CMO) na Kangu

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