Melhores dicas para sua loja virtual vender mais no Dia da Mulher
Em 8 de março, celebramos mundialmente o Dia da Mulher, uma das datas que mais gera repercussão online e, com isso, mais chances de vendas para seu e-commerce.
Segundo levantamento da Compre & Confie, no período de 22 de fevereiro a 07 de março de 2020, as mulheres movimentaram R$ 1,5 bilhão em compras online no Brasil.
Portanto, a comemoração, que representa a luta das mulheres por igualdade de gênero, liberdade e respeito, é uma ótima oportunidade para apoiar a causa e aquecer as vendas com campanhas e promoções exclusivas.
Vale ainda observar a pesquisa Neotrust, que revelou que as mulheres são as que mais compram na internet, sendo responsáveis por 57,3% de todos os pedidos realizados no e-commerce nacional, em 2020.
E elas estão dos dois lados do mercado. O estudo Global Entrepreneurship Monitor (GEM), produzido em parceria com o Sebrae, mostrou que o empreendedorismo feminino se destaca em nosso país.
Segundo a pesquisa, já são 52 milhões de empreendedores no Brasil, deste total, 30 milhões são mulheres.
Os dados provam que celebrar o Dia Internacional da Mulher pode ser uma estratégia eficiente para movimentar suas vendas no início do ano. Então, vem com a gente que vamos te ajudar a homenagear o público feminino e vender mais nesta data.
Como fazer promoção para o Dia das Mulheres?
Antes de promover seus produtos em qualquer data comemorativa, seja o Dia da Mulher, Natal ou Black Friday, é preciso realizar um bom planejamento.
Por isso, comece definindo quem será o público das duas ações nesta data. Basicamente, existem duas possibilidades para focar:
- as mulheres que querem comprar algo para presentear a si mesma;
- pessoas que querem homenagear as mulheres.
Parece um pequeno detalhe, mas esta definição fará toda a diferença na hora de comunicar suas promoções por meio de estratégias de marketing.
Neste momento, não esqueça de levar em consideração o público-alvo do seu e-commerce e o seu tipo de negócio.
Por exemplo, se você tem uma floricultura ou uma joalheria, pode direcionar sua campanha aos parceiros, familiares, amigos e até empresas que irão homenagear as mulheres.
Agora, se você empreende em um dos setores com público majoritariamente feminino, pode utilizar uma abordagem com foco nas mulheres que desejam se presentear.
Qual perfil do público feminino no e-commerce?
Reunir informações sobre o seu público te ajudará a determinar as melhores estratégias de vendas.
Por isso, veja os dados levantados pela Compre&Confie sobre o público feminino do e-commerce:
Faixa etária
- 36 e 50 anos: são as mulheres que mais compram online, com 35,9% dos pedidos.
- 26 a 35 anos: representam 32,8% das compras da internet;
- 25 anos ou menos: 17,3%;
- 51 anos ou mais: 14%.
Região
- Sudeste é responsável por por 67,4% dos pedidos feitos por mulheres no Brasil;
- Sul: 14%;
- Nordeste: 11,9%;
- Centro-Oeste: 5%;
- Norte: 1,7%.
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Ticket médio
Segundo o estudo, o ticket médio das compras onlines, realizadas pelas mulheres entre o dia 22 de fevereiro a 07 de março de 2020, foi de R$ 371,29.
O que vender no Dia Internacional da Mulher?
Praticamente qualquer coisa pode ser vendida no Dia da Mulher. Porém, um truque de mestre é analisar suas vendas nos meses anteriores para descobrir quais os produtos que mais fizeram sucesso entre o público feminino.
Saber o que as mulheres buscam te ajudará a criar campanhas mais assertivas e, consequentemente, gerar mais conversões.
De acordo com a pesquisa da Compre&Confie, as categorias mais buscadas pelas consumidoras são:
- moda e acessórios;
- entretenimento (livros, games, etc);
- artigos para casa;
- móveis, construção e decoração;
- telefonia, como smartphones e acessórios para celulares.
Como vender mais no Dia da Mulher?
Decidiu aproveitar o Dia da Mulher para homenagear suas consumidoras e gerar mais vendas para sua loja virtual? Então, confira algumas ações que você pode aplicar nesta data:
Promoções exclusivas
Fazer promoções é sempre uma boa maneira de impactar mais clientes e incentivar as compras. Você pode conceder cupons de descontos, aplicar descontos progressivos, criar sorteios ou reduzir o preço de itens selecionados.
Kits promocionais
Vender combos de produtos é benéfico para clientes e para lojistas. Os consumidores podem conhecer novos itens e economizar, enquanto você pode movimentar seu estoque, apresentar itens menos conhecidos e aumentar o ticket médio do seu e-commerce.
Unboxing Experience
Unboxing é o ato de tirar o produto do caixa e este momento pode ficar muito mais especial com algumas estratégias simples, como:
- enviar o produto em caixas personalizadas;
- adicionar um bilhete escrito à mão;
- incluir uma surpresa, como um brinde;
- espirrar aroma na caixa;
- garantir uma entrega ágil e segura.
E por falar em unboxing experience e entregas de qualidade, veja como funciona a jornada de um pacote com a Kangu:
Lembre-se que oferecer uma experiência incrível de unboxing demonstra cuidado e contribui com a fidelização de clientes.
Frete grátis
Oferecer frete grátis é uma das principais estratégias para gerar mais vendas, já que atrai consumidores e diminui o abandono de carrinho.
Mas, é necessário planejar bem esta ação para não sair no prejuízo. Determine quando a promoção será aplicável, por exemplo, para vendas acima de determinado valor.
Também analise os custos dos seus produtos para ter certeza que sua margem de lucro não será comprometida.
Para descobrir se o envio grátis é viável, use a calculadora da Kangu. Além de encontrar fretes 75% mais baratos, você consegue descobrir quanto o envio custará ao seu e-commerce para definir a margem de lucro do seu produto.
Dica extra: estenda a comemoração
A data tem ganhado cada vez mais importância no Brasil, tanto que março é considerado o mês da mulher.
Então, por que não estender suas ações promocionais durante todo o mês ou, se preferir, por uma semana? Desta forma, você pode gerar uma movimentação maior em sua loja virtual e ainda mais vendas.
Como divulgar promoções de Dia da Mulher?
Depois de planejar sua campanha para o Dia Internacional da Mulher, é hora de pensar na divulgação. Esta etapa é essencial para alcançar seu público, então anota aí algumas dicas:
-
- apoie a causa: a data não deve ser vista apenas como uma oportunidade para vender por isso, estude o significado da data e apoie a causa de forma genuína e transparente;
- faça anúncios mais reais: as mulheres querem anúncios que reflitam mais da sua vida real, então cuidado com os estereótipos;
- fale sobre sua campanha: use diferentes canais para apresentar suas ações promocionais, como Instagram, e-mail marketing, WhatsApp e seu próprio site.
- explore as redes sociais: aposte nos diversos recursos das redes sociais na hora de divulgar sua campanha, como hashtags, enquetes, vídeos, lives, etc.
Empreendedorismo feminino: como impulsionar as vendas B2B?
Como vimos no início do texto, as empreendedoras são maioria no Brasil. E, uma ideia interessante para a data é fechar parceria com essas mulheres ao investir nas vendas B2B (Business-to-business).
No Dia Internacional da Mulher, muitas organizações apostam em ações de endomarketing para homenagear suas colaboradoras, e você pode aproveitar essa oportunidade para alavancar suas vendas ao divulgar seus produtos para outras empresas.
Para chamar mais atenção das empresas, você pode criar produtos personalizados para a data, montar cestas ou caixinhas com produtos variados e oferecer descontos de acordo com o volume de pedidos.
Conclusão
Criar uma campanha de Dia da Mulher é uma ótima oportunidade para aquecer suas vendas no início do ano e homenagear o público feminino.
Porém, lembre-se de apoiar a causa de forma genuína para conquistar a fidelidade e a empatia dos clientes.
Já na hora de enviar seus produtos, conte com a Kangu para garantir uma excelente experiência na entrega e ainda obter os fretes mais econômicos do Brasil.
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