Cupom de desconto: como oferecer e dicas de estratégia
Você sabia que em um comércio eletrônico, entender como oferecer cupom de desconto é uma das melhores estratégias para aumentar as vendas?
Com um bom planejamento, ele pode ser utilizado para atrair novos clientes para o seu e-commerce, aumentar o ticket médio e fidelizar clientes.
Para os lojistas que ainda resistem à iniciativa, saiba que essa tática está em alta, alcançando resultados positivos em lojas virtuais dos mais diferentes segmentos.
Para te convencer sobre o uso desse mecanismo, preparamos um artigo com as melhores práticas de como oferecer cupom de desconto e muitas dicas.
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O que é um cupom de desconto?
Quer entender o que é um cupom de desconto? Esse recurso nada mais é do que um código composto por números ou letras disponibilizado pelas lojas online para oferecer um preço diferenciado para o consumidor.
Os cupons têm diferentes formatos, regras e limitações de acordo com a estratégia de marketing pré-estabelecida pelo e-commerce.
Há cupons específicos para determinadas categorias ou produtos, para primeira compra e para usuários que deixaram itens no carrinho, mas não finalizaram a compra.
Se você quer saber como fazer um cupom de desconto no Mercado Livre, por exemplo, é possível utilizar modelo para compras acima de um determinado valor ou quantidade de produtos, entre outros.
Quais os benefícios de oferecer cupons de desconto?
Antes de aprender como oferecer cupom de desconto, é importante entender o que essa tática pode fazer para o seu e-commerce.
Um dos benefícios do uso desse recurso é aumentar as vendas e ticket médio, já que essa estratégia é uma espécie de gatilho mental para incentivar o cliente a comprar com benefício.
Os cupons auxiliam também na segmentação das promoções para diferentes públicos. Por exemplo: é possível criar uma ação com cupom de desconto apenas para novos cadastros e outra para consumidores que compram de forma recorrente.
Dessa forma, você consegue controlar de maneira eficiente as diferentes vantagens para cada perfil de cliente.
Incentivar a conclusão de compra é uma importante vantagem para os lojistas que precisam saber para que serve cupom de desconto. Isso porque, ele pode ser oferecido quando um usuário deixou itens no carrinho de compras.
Quando isso acontece, é possível enviar um e-mail com um cupom para incentivar que esse consumidor finalize a compra.
Em determinados períodos do ano, aos finais de semana ou feriados, é comum que as vendas apresentem baixa. Cupons específicos podem estimular seus consumidores a comprarem nessas datas, reduzindo o impacto negativo da sazonalidade.
Além de saber como oferecer cupom de desconto ao meu cliente, saiba que essa estratégia contribui ainda para melhorar taxa de conversão do e-mail marketing, tornando suas campanhas muito mais interessantes.
Ao adotar essa estratégia, você deverá oferecer preços especiais para os clientes que comprarem apenas por esse canal e por tempo limitado, o que acaba aumentando as vendas do seu comércio eletrônico.
Como oferecer um cupom de desconto aos meus clientes?
Depois de saber o que é essa recurso, aprender como oferecer cupom de desconto trará muitos resultados para o seu negócio.
Para criá-lo é muito tranquilo, pois as plataformas de e-commerce oferecem esses recursos nos seus sistemas. Basta configurá-los de acordo com as estratégias do seu negócio.
É possível determinar valor de desconto, período de vigências, regras para utilização, quais as condições de aplicação do desconto e muito mais.
Você mesmo pode escolher o código com diferentes combinações. Hoje em dia, as plataformas disponibilizam tutoriais bem completos e fáceis, que te ensinam a aprender como fazer um cupom de desconto.
Quando oferecer cupom de desconto
Você pode oferecer cupom de desconto em datas comemorativas, para usuários que abandonaram o carrinho de compras, primeira compra, assinatura de newsletter ou para determinadas categorias ou produtos específicos.
É possível oferecer ainda cupons para usuários que participam de pesquisas e em datas de aniversário.
Exemplos de cupons de desconto
Se você quer entender como fazer um cupom de desconto, saiba que há muitos exemplos de sucesso.
Utilize cupons de descontos para novos clientes com o código “Bem-vindo + o valor de desconto”, para estratégias de abandono de carrinho, use a palavra “Ganhe + o valor de desconto”.
Que tal presentear o seu cliente no mês de aniversário? Nesse caso, use o código “Parabéns + o valor de desconto”. Para o preenchimento de pesquisas, por exemplo, utilize um código que faça referência à ação, como “Participeeganhe + o valor de desconto”.
Depois de definir as nomenclaturas, é só baixar os tutoriais das plataformas para aprender como gerar um código de desconto.
Dicas para montar sua estratégia
Agora que você já sabe para que serve cupom de desconto, chegou a hora de colocar a mão na massa. A primeira coisa antes de utilizar essa tática de sucesso, é entender qual o cenário financeiro do seu e-commerce.
Faça as contas e certifique-se que é possível oferecer determinado desconto para os seus consumidores, sem que haja o comprometimento do seu faturamento. Entenda quais os valores de desconto que pode oferecer sem prejudicar o seu lucro.
Use a criatividade para criar as melhores ofertas. Não basta apenas aprender como oferecer cupom de desconto, lembre-se que a oferta deve criar uma nova oportunidade de compra para o cliente, além daquela que já estará sendo feita.
Estabeleça também regras e barreiras para utilização para que tanto o lojista quanto o consumidor possa usufruir dessa oportunidade de forma positiva.
Defina o valor do desconto, período de vigência, quais as condições para usá-lo, se o cupom de desconto é cumulativo ou não, entre outros. Lembrando que algumas dessas regras precisam ser anunciados ao consumidor na campanha.
Conclusão
Saber como oferecer cupom de desconto é essencial para o sucesso das suas estratégias. Por isso, é muito importante que essa tática traga bons resultados e não prejuízo.
As dicas apresentadas nesse artigo, certamente, te ajudarão a desenvolver ações assertivas e que geram aumento de vendas e a fidelização de clientes.
Mas não esqueça que, além de garantir boas vendas, seu comércio eletrônico precisa enviar a mercadoria com total segurança e rapidez.
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