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Como vender pelas redes sociais: dicas para sua estratégia

Se você tem uma loja virtual precisa aprender como vender pelas redes sociais, já que esses canais representam uma parte significativa no faturamento de ecommerces de diferentes portes.

Uma pesquisa chamada mCommerce no Brasil 2019, realizada pela PayPal, revelou que 43% dos consumidores brasileiros utilizam esses canais para fazer compras, com média de gasto médio mensal de R$ 466.

A pesquisa destaca ainda que os consumidores brasileiros são os maiores usuários dessas redes no mundo, o que torna esses canais um lugar perfeito para as marcas reforçarem suas vendas. 

Diante desses números, se o seu e-commerce ainda não utiliza as redes sociais como pontos de comercialização de produtos e serviços, saiba que você está perdendo dinheiro. 

Para você que deseja utilizar as redes ao seu favor, selecionamos aqui as melhores dicas e estratégias para faturar muito por esses canais. Vem com a gente!

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Como vender pelas redes sociais?

As redes sociais como ferramenta de vendas podem trazer, com certeza, resultados muito positivos em termos de volume de negócios para o seu e-commerce. 

Para aproveitar esse canal e fomentar as suas vendas, você precisará de estratégias bem consistentes e ações contínuas para manter o seu público engajado com a sua marca. 

Confira aqui algumas táticas para vender por esses canais e também reforçar a sua presença nos canais sociais. 

 

Como usar as redes sociais como uma ferramenta na estratégia de vendas

Se você quer entender como vender mais pela internet através das redes sociais, o primeiro passo é analisar como está o seu posicionamento nos canais digitais.

Verifique se suas páginas estão com todas as informações sobre o seu e-commerce, como descrição da empresa e números de contato. 

Além disso, para atrair a atenção do seu público, crie conteúdos de qualidade levando informações relevantes e que tenham um significado no dia a dia dos seus seguidores. 

Suas páginas também precisam ter uma identidade visual que faça referência com o seu comércio eletrônico. E por falar na parte visual, procure utilizar nas suas publicações imagens impactantes, principalmente no Instagram. 

Entre as melhores estratégias de como vender pela internet, não deixe de responder às dúvidas dos seus seguidores, tanto nos espaços para comentários das publicações quanto via direct

Todas essas estratégias são determinantes para vender pelas redes sociais e, claro, atrair cada vez mais clientes para a sua marca. 

Usando as redes sociais para divulgação da sua marca ou produto

Uma fase que antecede a venda, sem dúvida, é a etapa de divulgação da sua marca ou produto nos canais digitais. 

Você pode ter os melhores produtos, o melhor atendimento ao cliente e os envios de encomendas mais eficientes do mercado, mas se seu público não sabe disso, de nada vai adiantar. 

Por isso, fazer vendas online nas redes sociais exige um grande esforço de divulgação. Para te dar um norte sobre as melhores estratégias de publicidade, selecionamos aqui táticas infalíveis. Confira:

  • Desenvolva conteúdo relevante: além de vender produtos, sua marca precisa estabelecer uma relação de confiança com os seus seguidores.

E nada melhor do que conteúdos relevantes para fazer isso. Procure abordar temas importantes e úteis.

  • Invista em sua identidade visual: como já falamos, a identidade visual é um fator muito importante, uma vez que ela gera identificação com o seu público. Lembre-se de usar também imagens de produtos com boa resolução e qualidade.
  • Mantenha uma frequência de publicação: De nada adianta postar hoje e daqui 10 dias. Se você quer fazer vendas online nas redes sociais, mantenha uma frequência de publicações para que seu público possa lembrar sempre da sua empresa. 
  • Utilize ferramentas de gestão de mídias sociais: Hoje em dia, há muitas ferramentas que te ajudam programar postagens, fazer a aplicação de patrocínios e também monitorar os números. São altamente eficientes e otimizam o seu tempo. 
  • Utilize grupos e comunidades: nada melhor do que seus clientes para falar bem da sua marca. 

Por isso, não deixe de criar grupos e comunidades, onde seus consumidores possam interagir, trocar experiências e também encontrar conteúdos relevantes. 

  • Incorpore o social commerce: essa solução faz a geração de conteúdo de forma colaborativa, reunindo ferramentas de e-commerce com outros recursos, como redes sociais, fóruns e blogs.
  • Interaja com seu público: você pode adotar todas essas estratégias, mas se não se comunicar e interagir com seus consumidores, não vai ter o resultado que espera.

Se quer entender como vender pela internet, saiba que conversar com o seu público é essencial. Por isso, não deixe de responder mensagens via direct ou diretamente nas publicações. 

Se possível, realize lives de maneira frequente, curta e compartilhe publicações dos seus seguidores. Isso porque, as pessoas gostam de um relacionamento próximo com as marcas, compartilhando valores e experiências de uma forma próxima. 

É possível vender de tudo pelas redes sociais?

Para você que quer entender como vender pelas redes sociais e se pergunta se é possível comercializar qualquer produto, a resposta é sim. 

A diferença está em como você se posicionará em cada canal, como fará a divulgação dos produtos e o mais importante: como fará o envio dos produtos aos seus clientes, que precisa ser o melhor possível.  

Como montar uma loja virtual nas redes sociais

Para montar uma loja online nas redes sociais, primeiramente, você precisará fazer o seu cadastro tanto no Facebook quanto no Instagram. Essas redes sociais possuem integrações, facilitando todo o processo de cadastro.

Para fazer vendas online nas redes sociais será necessário criar uma Fanpage, que é uma uma página onde constam os dados mais relevantes da sua empresa, assim como seus produtos, serviços e conteúdos atraentes. 

No caso do Facebook, você deverá fazer um cadastro no Facebook Business, uma plataforma que possui  funcionalidades voltadas para o desenvolvimento de negócios. 

Nesse canal, é possível fazer a definição de público, criar parâmetros para campanhas e anúncios e muito mais. 

Já no Instagram, sua marca precisará ter um perfil comercial para ter acesso a recursos, como impressões, interações, visualizações de visitas, alcance de publicações e muito mais. 

Para os lojistas que desejam utilizar as redes sociais como ferramenta de vendas tem a disposição a função do Instagram Shopping.

Essa solução permite que empresas se cadastrem e vendam seus produtos diretamente na rede social, evitando que o cliente saia da plataforma para comprar a mercadoria. 

Além disso, é possível usar as estratégias de tags, que são etiquetas que possibilitam a marcação de produtos com preços e links que redirecionam o usuário para o e-commerce.

Qual rede social vende mais?

Não há uma resposta exata sobre qual rede social vende mais. Isso porque, cada canal tem as suas próprias características, atraindo diferentes perfis de consumidores. 

Por isso, antes de desenvolver suas estratégias, você precisa conhecer o seu público, entender as suas necessidades, dores, expectativas e quais canais seus potenciais clientes têm maior adesão. 

Dessa forma, ficará mais fácil saber quais as redes que podem gerar mais retorno financeiro para a sua marca. Para te ajudar a colocar em prática as táticas mais adequadas, listamos nos tópicos a seguir as principais estratégias de venda em cada canal. 

Como vender no Instagram

O Instagram é um canal que tem forte apelo visual, sendo uma das redes sociais para vender produtos com maior potencial do mercado. 

Inicialmente, o app foi criado apenas para o compartilhamento de fotos, mas com tanto sucesso, as marcas viram uma oportunidade para divulgar e, consequentemente vender os seus produtos. 

Sendo assim, o Instagram adicionou novos formatos e recursos, como stories, lives e também o Instagram Shopping, que é uma verdadeira loja virtual dentro do aplicativo. 

Para ter bons resultados de vendas nessa rede social capriche sempre nas imagens dos produtos, já que a rede foi essencialmente criada para o compartilhamento de imagem. 

Se você quer aprender como aumentar as vendas pelas redes sociais, aproveite todos os recursos oferecidos por essa rede social para apresentar a marca e os produtos para seu público. 

Mas além de fazer propaganda, não deixe de mostrar o cotidiano, explorando temas interessantes, bastidores e trazendo assuntos que, de fato, gerem valor para o seu consumidor. 

Já falamos dele aqui, mas vale reforçar a importância de utilizar o Instagram Shopping, onde você poderá direcionar melhor as suas ações, fazendo a marcação de produtos e levando seus seguidores para a sua loja virtual.

A vantagem desse recurso é que os consumidores conseguem sanar muitas dúvidas dentro da rede social, já que é possível visualizar várias informações do produto, como valores e tamanhos, por exemplo.  

Entre as melhores estratégias de como fazer marketing nas redes sociais, não deixe de utilizar as hashtags, que são excelentes para posicionar a sua marca nas buscas dos usuários, que conseguem encontrar mais facilmente suas promoções e produtos. 

Para completar a estratégia, use o Instagram Ads para aumentar o alcance das suas publicações para um público que tem interesse em seus produtos. 

Como vender no Facebook

Quer saber o que fazer nas redes sociais para atrair clientes? Não deixe de investir seus esforços nessa que é a segunda maior rede social do Brasil com 130 bilhões de usuários.

Para aproveitar tudo que esse canal tem para oferecer, faça a integração da sua loja online com o Facebook. Dessa forma, você conseguirá visualizar melhor o comportamento dos seus seguidores dentro da sua página.

Um dos recursos mais importantes da rede social de Mark Zuckerberg é o Facebook Ads, um recurso que garante ótimos resultados em termos de vendas, uma vez que consegue levar sua marca para um público maior.

Como vender no WhatsApp

O marketing digital para vendas nas redes sociais também deve incluir estratégias comerciais no Whatsapp, que é, atualmente, o app de mensagem mais utilizados pelos brasileiros e também por todo o mundo.

Depois do sucesso estrondoso, o WhatsApp lançou em 2018 a sua versão Business, que é destinado para fins comerciais. 

A vantagem de usar esse aplicativo é que ele permite a interação diretamente com seus clientes, além de fazer a classificação e automatização de mensagens. 

Hoje em dia, muitas empresas usam esse canal para criar um relacionamento mais próximos com os seus clientes, respondendo dúvidas, mas também informando sobre promoções, ofertas, novidades e muito mais. 

Mas cuidado para não exagerar na quantidade de mensagens para os seus clientes. Opte por enviar mensagens sempre em momentos oportunos e quando os conteúdos forem realmente interessantes. 

O Whatsapp está entre as melhores táticas de como usar as redes sociais para divulgação e conquistar boas vendas. 

Conclusão

Definitivamente, sua marca deve estar presente nas redes sociais não apenas para divulgar a sua empresa, mas também para reforçar os seus canais de venda. 

No entanto, não basta apenas criar uma página e conquistar seguidores, você precisará colocar em prática todas essas dicas que abordamos neste artigo. Crie contas comerciais, utilize uma boa identidade visual, não esqueça das hashtags e leve conteúdo de qualidade.

Se você deseja descobrir como vender pelas redes sociais, jamais deixe de usar as ferramentas de impulsionamento e também as lojas que existem dentro desses canais para direcionar seus consumidores diretamente para a sua página.

Muito mais do que vender pelas redes sociais, você precisa fazer com que o seu produto chegue na casa do seu cliente da melhor forma possível. Ao iniciar suas estratégias de vendas nesses canais, certifique-se de  que possui ótimas estratégias de frete.

Lembre-se que a demora no envio e os custos altos de frete são fatores determinantes para a efetivação ou não das compras em todos os canais digitais.

Por isso, se você tem uma loja virtual e quer utilizar as redes sociais como ferramenta de vendas, não deixe de conhecer a Kangu, plataforma de envio de encomendas que  possui uma rede de transportadoras e pontos de entrega e retiradas de produtos em todo o Brasil.

A Kangu oferece preços bem vantajosos e atende aos mais diferentes portes de e-commerce, além de garantir uma logística simplificada. Quer oferecer entregas rápidas e seguras? Então, acesse agora mesmo o site da Kangu. 

Você se preocupa com as vendas. A gente resolve a entrega!

Janice Rodrigues

Chief Marketing Officer (CMO) na Kangu

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