Como vender mais na minha loja? 13 melhores estratégias para impulsionar suas vendas
Como vender mais na minha loja? Essa é uma dúvida que já passou na mente de todo empreendedor. Afinal, é fácil começar um negócio na internet, mas pode ser desafiador aplicar as melhores táticas para atingir o sucesso.
Justamente por ser tão prático criar um e-commerce do zero, a concorrência está cada vez mais acirrada no ambiente virtual.
Por isso, ter um comércio eletrônico exige que você esteja munido de boas estratégias de vendas e foque em oferecer uma boa experiência de compra ao consumidor.
Somente desta forma você conseguirá uma fatia maior desse mercado bilionário que, somente em 2021, movimentou R$ 161 bilhões, segundo pesquisa da Neotrust.
Mas por onde começar? Calma! Nós, da Kangu, vamos te ajudar. Neste artigo, reunimos as melhores estratégias para impulsionar suas vendas online. Acompanhe!
Como vender mais na minha loja? 13 estratégias para impulsionar vendas
Não existe apenas uma resposta para a sua pergunta: “como vender mais na minha loja”, mas há um conjunto de estratégias que você pode aplicar e colher bons resultados.
A seguir, confira as principais dicas para alavancar suas vendas:
1. Invista em marketing digital
O marketing digital é essencial para atrair novos clientes e fidelizar os que já existem. Por meio dele, você pode promover seu e-commerce e também sua loja física para que seu negócio cresça cada vez mais.
Ele abrange inúmeras estratégias online, como anúncios pagos, uso de redes sociais e otimizações para aparecer no Google.
Os anúncios do Google ajudam a atrair tráfego qualificado para a sua loja, já que as pessoas que visualizam esses conteúdos já estão interessadas no produto que você está anunciando ou no nicho que você atua.
As redes sociais também são grandes aliadas na hora de promover a sua loja, já que você pode criar conteúdo relevante e atraente para o seu público.
Além disso, elas possibilitam que você faça anúncios para um público específico, o que aumenta as chances de conversão.
Já uma estratégia que pode trazer bons resultados orgânicos é o SEO (Search Engine Optimization). Trata-se de um conjunto de técnicas que visam melhorar o posicionamento da sua loja nos motores de busca, como o Google.
Quanto mais bem posicionado o seu site estiver, maiores são as chances de as pessoas encontrarem a sua loja e fazerem uma compra.
Portanto, se você busca uma solução para sua pergunta “como vender mais na minha loja”, sempre considere investir em marketing digital.
2. Crie um blog
E que tal impulsionar suas vendas ao produzir conteúdo para o seu público-alvo? Você pode usar seu blog para falar sobre os produtos da sua loja, dicas de uso, novidades e tudo mais que possa ser relevante para a sua persona.
Além disso, essa também é uma maneira de ranquear melhor nos motores de busca, o que aumenta as chances das pessoas encontrarem o seu negócio online.
3. Use chatbots
Chatbots são programas que simulam uma conversa com um ser humano. Eles são uma ótima forma de oferecer suporte aos seus clientes, já que estão disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana.
Além disso, os chatbots também podem ajudar você a vender mais, já que podem fazer recomendações de produtos para os consumidores com base nas perguntas feitas por eles.
4. Não esqueça do pós-venda
Uma das principais dicas para quem busca “como vender mais na minha loja” é caprichar no pós-venda.
A atenção dada a um cliente depois que ele finaliza uma compra ou sai da sua loja é essencial para torná-lo fiel. E manter clientes fiéis, por sua vez, custa cinco a sete vezes menos que atrair novos consumidores.
Por isso, invista no pós-venda para manter o contato com o cliente e oferecer um bom atendimento por meio de:
- envio de pesquisas de satisfação para identificar problemas e melhorar a experiência de compra;
- suporte para resolver problemas de forma eficiente;
- criação de conteúdos personalizados, como sugestão de novas compras com base nos itens comprados anteriormente;
- entregas de ágeis, seguras e dentro do prazo estipulado.
5. Tenha um site responsivo
Os vendedores devem oferecer aos clientes uma experiência de compra otimizada em todos os dispositivos.
Para isso, é importante que o site seja responsivo e se adapte à largura da tela do dispositivo que está sendo usado para navegar.
Isso significa que, independentemente do tamanho da tela do celular, tablet ou computador, o site se ajusta para que a experiência do usuário seja a melhor possível.
Além disso, um bom design de site irá destacar os produtos e as ofertas de maneira que seja fácil para os clientes encontrarem o que estão procurando.
Se um site for difícil de navegar ou confuso, é provável que os clientes simplesmente abandonem a loja virtual e comprem em outro lugar.
6. Ofereça um bom atendimento
É impossível falar sobre “como vender mais na minha loja”, sem mencionar o atendimento ao cliente.
Afinal, se você deseja vender mais, é indispensável oferecer um bom suporte, que seja rápido e eficiente.
Desta forma, o consumidor se sentirá mais seguro na hora de adquirir um produto em sua loja e também mais satisfeito com a experiência de compra em seu site.
Uma das formas mais eficientes de oferecer esse suporte é por meio do chat ao vivo. Isso vai garantir que os clientes possam tirar todas as suas dúvidas e, assim, aumentar as chances de converter uma venda.
7. Ofereça descontos e promoções
As pessoas adoram descontos e promoções. Oferecer esses incentivos é uma ótima estratégia para quem busca “como vender mais na minha loja”, pois contribui para que as pessoas se interessem pelos produtos da sua loja.
Você pode criar diversas tipos de promoções, como:
- descontos especiais para quem fizer uma compra pela primeira vez;
- descontos em produtos selecionados;
- promoções para determinadas datas comemorativas;
- “compre um e leve outro”;
- descontos para quem levar uma determinada quantidade de produtos;
- frete grátis (acima de determinado valor ou em períodos específico do ano, por exemplo);
- entre outros.
8. Crie um programa de fidelidade
Já para impulsionar a recompra, a dica é criar um programa de fidelidade. Por meio dele, você incentiva que os clientes voltem à sua loja e até contribui para a fidelização.
Para aplicá-la, você pode oferecer descontos ou vantagens exclusivas para os clientes que fazem parte do programa, o que pode aumentar significativamente as vendas do seu e-commerce.
9. Crie lista de desejos
Quem nunca entrou em um site, mas por algum motivo não pode finalizar a compra naquele momento? É uma situação comum, por isso, o recurso que permite salvar uma lista de desejos é muito útil, tanto para os clientes, quanto para as lojas.
A lista de desejos ou de favoritos permite que o cliente salve os produtos em que está interessado para comprar depois. Isso reduz o tempo de compra e melhora a experiência do usuário.
Já a loja tem acesso a essas informações e pode enviar ofertas e promoções personalizadas para esse cliente com intuito de impulsionar a conversão.
10. Anuncie em marketplace
Outra ótima dica para quem pesquisa “como vender mais na minha loja” é anunciar em marketplaces, pois te ajuda a alcançar novos consumidores em potencial.
Isso é possível devido à visibilidade que esses canais proporcionam. Marketplaces, como o Mercado Livre, recebem diariamente milhares de visitas qualificadas. Além disso, também é prático e fácil começar a vender nesses locais.
No entanto, fique atento às cobranças de taxas e comissão de vendas na hora de precificar os produtos que serão anunciados por lá.
11. Capriche nas fotos e descrições de produtos:
As fotos e descrições dos produtos são muito importantes para aumentar as vendas em uma loja virtual, pois são recursos que ajudam a convencer o consumidor a finalizar uma compra.
As imagens devem ser de qualidade, com fundo limpo e iluminação adequada, além de mostrar o produto de vários ângulos.
Já as descrições devem ser claras, concisas e completas para oferecer todas as informações relevantes ao cliente.
12. Faça parcerias com outras empresas
As parcerias com outras empresas também são boas soluções para quem se pergunta “como vender mais na minha loja”, pois ajudam a aumentar a visibilidade e a credibilidade da sua marca.
A dica é buscar por empresas que sejam do mesmo nicho que o seu, mas que não são concorrentes diretas. Por exemplo, quem vende roupas online pode firmar parceria com lojas de calçados ou de acessórios.
A partir daí, vocês podem oferecer descontos exclusivos para os clientes ou até mesmo criar uma campanha conjunta para promover os produtos das duas lojas.
Além disso, você também pode fazer parcerias com influenciadores digitais — estratégia chamada de marketing de influência — para que eles promovam seus produtos.
13. Melhore sua gestão logística
Por fim, outro aspecto crucial para quem deseja vender mais na internet é cuidar da gestão logística do estabelecimento.
Não adianta adotar as demais estratégias sobre “como vender mais na minha loja”, se você pecar no básico. Portanto, vale direcionar sua atenção para o gerenciamento logístico do seu negócio e analisar, por exemplo:
- controle de estoque: os produtos que são carro-chefe de vendas sempre estão disponíveis em seu site?
- sistema de gestão logística: você consegue controlar com eficiência o estoque disponível, as compras realizadas e as entregas efetuadas?
- treinamento da equipe: a sua equipe está preparada para organizar e despachar os pedidos da sua loja com eficiência e agilidade?
- logística reversa: como são feitas as trocas e devoluções de produtos?
Com uma boa gestão logística, você consegue evitar problemas que poderiam prejudicar a experiência de compra do cliente, como a falta de estoque, por exemplo.
Mas além da logística interna, também é importante investir em bons parceiros de frete, que garantam envios ágeis, baratos e totalmente seguros, como a Kangu.
Ao usar a plataforma de frete da Kangu, você consegue oferecer uma excelente experiência de entrega ao seu cliente, com fretes econômicos, entregas ágeis e dentro do prazo, além de envios com rastreamento em tempo real.
Tudo isso ajuda a aumentar significativamente as vendas da sua loja!
Como aumentar o fluxo de clientes na loja?
Se além de vender online, você também possui uma loja física, temos uma boa dica para você aumentar o fluxo de clientes no seu estabelecimento: se tornar um ponto Kangu.
Ao virar um ponto de retirada e coleta da Kangu, diversas pessoas que compram online irão até sua loja para retirar produtos. Isso gera mais visibilidade para o seu negócio na região em que você atua.
Afinal, toda vez que um consumidor entra em sua loja para retirar ou despachar uma encomenda, você aumenta as chances dele se interessar pelos seus produtos e realizar uma compra.
Além disso, quando esse consumidor precisar dos produtos que você vende, certamente se lembrará do seu negócio.
Portanto, essa é uma ótima estratégia para quem busca “como vender mais na minha loja física”.
O que é Ponto Kangu e como se tornar um?
Os pontos Kangu são estabelecimentos comerciais devidamente treinados para receber, armazenar e entregar as mercadorias.
Os pacotes já chegam embalados e etiquetados pelo lojista. Seu estabelecimento deverá apenas armazenar essas encomendas até a coleta, que é feita diariamente pela Kangu.
Para se tornar um ponto de entrega e coleta, basta se cadastrar em nosso site. Você irá realizar um pré-cadastro com algumas informações e nós analisaremos esses dados.
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Conclusão
Neste artigo, você conferiu diversas dicas sobre “como vender mais na minha loja”. Agora é só determinar as estratégias que melhor se adequam ao seu público-alvo e às características da sua loja.
Algumas táticas são importantes para todos os tipos de e-commerces, como oferecer frete grátis, criar descontos e promoções, tornar seu site responsivo e melhorar a gestão logística do seu negócio.
Lembre-se também de monitorar o desempenho do seu negócio e os resultados das suas ações, para que você possa fazer constantes ajustes e melhorias. Assim, você terá mais chances de alcançar o sucesso desejado.
Como dica final, use a Kangu para enviar suas encomendas e tenha acesso a inúmeras soluções logísticas, como:
- ampla variedade de empresas de transporte, inclusive aos Correios;
- fretes até 75% mais baratos;
- envios com menos impacto ambiental;
- entregas ágeis e totalmente asseguradas;
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