Como fazer uma pesquisa de mercado? Confira o passo a passo e as melhores ferramentas
O marketing digital de certa forma nivelou a maneira como as empresas podem anunciar e democratizar o acesso a ferramentas de divulgação, então, mesmo o microempreendedor pode fazer um anúncio por conta própria.
Contudo, essa facilidade no acesso não quer dizer que você fará um bom trabalho por conta própria, até porque, um anúncio que é criado sem se basear em dados reais é quase que dinheiro perdido.
Por isso existem etapas anteriores que você precisa conhecer antes de fazer anúncios, ou antes mesmo de abrir seu negócio. Para começar, você precisa definitivamente aprender como fazer uma pesquisa de mercado.
Isso mesmo, a pesquisa de mercado é um elemento fundamental para qualquer empresa, seja loja física ou e-commerce, pois só assim você tomará decisões assertivas para o bem do seu negócio.
Agora vem com a gente entender de uma vez por todas como fazer uma pesquisa de mercado para colocar a sua marca em anúncios que vão de fato atingir o público-alvo da sua loja.
O que é uma pesquisa de mercado?
Basicamente, aprender como fazer uma pesquisa de mercado funciona de modo semelhante a qualquer outra pesquisa.
Isso porque esse estudo pode ser qualitativo e quantitativo com objetivo de recolher informações sobre determinado segmento de atuação de uma empresa.
Dito isto, quando pensamos em como fazer uma pesquisa de mercado da perspectiva do marketing, a ideia é buscar informações que, quando interpretadas, possam oferecer insights para que o time encontre problemas e soluções que possam ser explorados.
Esse tipo de levantamento pode tanto ser feito numa localidade específica, quanto de um modo mais global para entender todos os impactos que incidem sobre os negócios.
Qual a importância da pesquisa de mercado?
Iniciar um negócio, independente do tamanho e atuação, necessita de informações do mercado para que você tenha maiores chances de sucesso, ainda mais em um mercado tão competitivo quanto o online.
Não só competitivo, mas as empresas no e-commerce também “sofrem” com o avanço das tecnologias, pois até poucos anos atrás não existia, por exemplo, o que chamamos hoje de marketplace, que ampliou a oferta de produtos online.
Portanto, ao saber como fazer uma pesquisa de mercado bem executada, com as devidas metodologias, você terá uma melhor noção do mercado que está entrando ou já está inserido para um planejamento de ações bem mais efetivo.
Quais as vantagens de realizar uma pesquisa de mercado?
Já dizia aquele velho jargão: “conhecimento é poder”, mas para estratégia de negócios, conhecimento é vantagem competitiva, desde que bem empregado.
Além disso, o ponto fundamental de como fazer uma pesquisa de mercado é buscar informações que são relevantes para a atuação da sua empresa.
Então, se você tem uma loja virtual, é preciso entender como funciona esse mercado e o que tem se apresentado de oportunidades, bem como de possíveis ameaças no macro e microambiente.
Para entender melhor, separamos as principais vantagens que você vai conseguir ao fazer uma boa pesquisa de mercado, confira:
Conhecer o público-alvo
Talvez você tenha uma boa noção de quem seja o público da sua loja, mas só com uma pesquisa de mercado que você consegue mapear exatamente quais características compõem as preferências e particularidades do seu consumidor médio.
Informações como idade, sexo, aspirações, dores, classe social, hábitos de compra e muito mais, você pode descobrir com uma pesquisa qualitativa feita com a metodologia adequada.
Portanto, conhecer seu público é uma vantagem competitiva importante que você terá ao saber como fazer uma pesquisa de mercado, com as ferramentas online adequadas e com consumidores certos.
Afinal, por meio dessa ferramenta, você vai obter dados assertivos para avaliar.
Entender o mercado
Cada mercado se comporta de maneira diferente dependendo do tipo do produto, sua sazonalidade e até das próprias tendências naturais que vão mudando com o passar do tempo.
Alguns movimentos podem ser antecipados ao entender como fazer uma pesquisa de mercado, e você pode perceber quais produtos podem entrar em alta em um futuro próximo e quais não estão performando tão bem.
Isso ajuda a organizar melhor o portfólio e focar em enfatizar produtos que têm mais chances de girar seu estoque.
É possível também antecipar ameaças para recalcular o seu planejamento e não tomar prejuízos com as oscilações do mercado.
Analisar as estratégias utilizadas pela concorrência
Os clientes não são necessariamente das empresas, mas sim do mercado, pois quem compra um tênis, por exemplo, tem várias lojas nas quais ele pode optar.
Então, são altas as chances de se deparar com consumidores que compraram da concorrência em algum momento durante suas pesquisas.
Dessa forma, você vai poder obter informações das estratégias que a concorrência está utilizando e assim obter uma vantagem competitiva na hora de executar uma nova ação na sua loja.
Lembrando que a pesquisa precisa seguir uma metodologia pautada na ética, sendo assim é importante deixar claro do que se trata para não arrancar informações iludindo os pesquisados.
A ideia não é que os entrevistados falem mal do concorrente, mas sim, que validem a verdade, pois só com informações legítimas a sua pesquisa será realmente efetiva.
Encontrar bons fornecedores
Caso a sua loja esteja há um tempo operando, é provável que você tenha os mesmos fornecedores desde sempre e a cada reajuste de preço você acha que faz parte.
Porém, sem saber como fazer uma pesquisa de mercado, o que te garante que esse é o melhor preço disponível? Ou sendo bem mais claro, o que garante que você não está sendo passado para trás?
Justamente por isso que a pesquisa é importante, pois você vai analisar o mercado, os concorrentes e também os fornecedores.
Dessa forma você pode tanto mudar de fornecedor ou apenas negociar melhores contratos baseando-se no que o mercado apresenta.
Dimensionar o mercado
Com uma boa pesquisa é possível projetar o tamanho do mercado ou crescimento dele, e assim conhecer as possibilidades para o seu negócio escalar entendendo qual segmento está gerando mais lucros, verificar a performance, dentre outras coisas.
Principais ferramentas para fazer uma pesquisa de mercado
Na internet é possível aprender como fazer uma pesquisa de mercado utilizando algumas ferramentas específicas para entender:
- como o mercado está se movimentando;
- comportamento dos consumidores;
- desempenho dos principais concorrentes;
- entre outros fatores.
Com isso, é possível levantar dados bastante relevantes que vão direcionar o seu planejamento de marketing para buscar objetivos alcançáveis por meio de uma metodologia.
Então, confira as principais ferramentas e suas funções ideais para levantar dados na sua pesquisa de mercado.
Análise de concorrência
Para analisar a concorrência no mercado online tem algumas ferramentas bastante eficientes, e elas têm opções gratuitas e pagas, então é possível que você teste a que melhor se encaixa na sua necessidade antes de adquirir.
Começamos com SEMRush, que é uma ferramenta muito utilizada no meio do marketing, pois tem recursos que te permitem analisar e monitorar os concorrentes baseados nas palavras chave em comum que eles tem com você e também com o domínio web.
Também é possível configurar alertas para quando acontecer alguma alteração relevante neste monitoramento para que você possa tomar decisões em tempo real.
O SEMRush é um software pago, mas que tem uma versão para teste gratuita, vale a pena testar.
Outra ferramenta muito útil é o Google KeyWord Planner, que é gratuito e te permite analisar as URL dos sites concorrentes para entender o que tem levado mais tráfego de usuários para eles.
Essa ferramenta do Google é aplicada principalmente para criação de anúncios pagos dentro da plataforma, ao mesmo tempo, fornece dados bastante relevantes sobre a concorrência.
Entrevista com cliente
Se a sua loja está operando há algum tempo você já deve ter alguns clientes que são cativos, ou seja, que compram recorrentemente no seu estabelecimento, seja e-commerce ou físico.
Então, uma boa forma de pesquisa é entrevistar esse cliente para entender, na visão dele, quais são os pontos fortes e fracos da sua empresa para entender onde estão os pontos de melhoria.
Para isso, vale também entrevistar os clientes que compraram uma única vez, pois esses terão bastante a agregar para a aprimoração do seu negócio.
O NPS (Net Promoter Score) é uma metodologia bastante eficiente para medir a reputação da sua empresa na internet, e isso pode ser feito com ferramentas online.
Para entendermos o NPS, basicamente é um método para medir a satisfação dos seus clientes, mensurando o grau de lealdade e classificando em três categorias:
- clientes detratores, que falam mal do seu produto a terceiros
- clientes passivos, que compram, ficam satisfeitos mas não se manifestam
- clientes promotores, aqueles que promovem seus produtos a outras pessoas.
Uma das ferramentas para isso é o Survey Monkey que permite a criação de formulários especialmente preparados para uma pesquisa de NPS.
Análise de dados e métricas
Depois de todas as pesquisas, independente do método ou ferramenta que você utilize, vai resultar em vários dados e aí vem o momento de saber analisar e interpretar aquelas informações para que se tornem ações práticas.
A melhor forma é compilar esses dados em relatórios para dali ressaltar pontos de melhorias, oportunidades observadas e formas mais eficientes de se comunicar com seus clientes.
Transformar em gráficos é uma forma esteticamente eficiente para facilitar a análise dessas informações.
Para isso há ferramentas que automatizam o processo, como o próprio Survey Monkey que citamos, e também Reportei, Dashgoo e Infogram, que compilam as informações de maneira bem visual para serem analisadas.
Pesquisa de mercado: saiba o passo a passo para fazer
Tem várias maneiras de como fazer uma pesquisa de mercado que sua empresa pode utilizar dependendo dos objetivos. Algumas são mais simples e rápidas, enquanto outras são bem mais elaboradas e complexas.
Para você ter um ponto de partida, vamos falar sete passos básicos de como fazer uma pesquisa de mercado:
- Estabeleça os objetivos: para direcionar a sua pesquisa é preciso entender o que você busca, se é entender mais do seu público, diagnosticar possíveis melhorias e por aí vai.
- Defina o público-alvo: Quanto mais específica for a pesquisa melhor será para entender os resultados. Por exemplo, se seu público é majoritariamente jovem, não faz sentido pesquisar a opinião dos mais velhos.
- Escolha o método: Existem alguns métodos mais utilizados que são as enquetes (online e offline), observação ou entrevistas. Inclusive, como você viu, para enquetes onlines há boas ferramentas disponíveis no mercado.
- Colete os dados: Com objetivo, método e público definidos é hora de buscar esses dados, tendo em mente que seu questionário precisa de perguntas relevantes para o objetivo estabelecido.
- Estude os concorrentes: Aproveite para utilizar as ferramentas para coletar o máximo de informações sobre a sua concorrência, e no seu questionário você pode inserir perguntas sobre intenção de compra nos concorrentes.
- Cruze dados de outras fontes: alguns aspectos da sua pesquisa podem já ter sido levantados anteriormente em outras metodologias, portanto, compare esses dados para entender melhor na hora de fazer sua análise.
- Analise os dados e faça relatórios: por fim, compile essas informações e transforme em relatórios.
Quais são os tipos de pesquisa de mercado?
Os tipos de pesquisas de mercado mais utilizados analisam alguns aspectos específicos do público-alvo, por isso são empregadas para objetivos diferentes.
Começando pelas pesquisas de comportamento de consumo, essas servem para entender como os consumidores têm se relacionado com todos os produtos de um mercado específico.
Por exemplo, na pandemia houve um grande aumento de compras online, onde mesmo os consumidores que tinham ressalvas, passaram a utilizar e-commerces como única opção e tomaram gosto, e esse movimento foi amplamente documentado por pesquisas de mercado.
Outro tipo é a pesquisa de satisfação. Para utilizá-la, a metodologia de Net Promoter Score é uma das mais indicadas para executar online.
Para campanhas de anúncios você tem a opção de fazer testes A/B para entender qual opção funciona melhor com o seu público.
Enfim, esses são alguns exemplos de pesquisas para objetivos específicos, portanto, caso seu objetivo seja outro, é interessante entender qual tipo vai se encaixar melhor.
Qual tipo de pesquisa de mercado devo escolher para minha empresa?
Reforçando: a escolha vai depender muito do seu objetivo, então se a necessidade é aumentar as vendas, uma pesquisa sobre os concorrentes pode te mostrar oportunidades que eles ainda não perceberam.
A pesquisa de satisfação também pode ajudar a entender o que tem afastado os clientes da sua empresa, enquanto a de comportamento pode fazer você sair na frente e aproveitar uma nova tendência que está surgindo.
Por fim, a escolha vai passar muito pelas suas necessidades comerciais, do tempo hábil para executar e do orçamento que você tem. Na dúvida, aposte no básico bem feito que as chances de sucesso são grandes.
Conclusão
Entender a importância e como fazer uma pesquisa de mercado é uma estratégia importantíssima para que empresas possam aproveitar oportunidades que surgem ou se defender de ameaças vindouras.
Imagine as empresas que perceberam que haveria um lockdown e estruturaram suas lojas para funcionar no e-commerce o quanto de prejuízo elas se livraram.
Por isso que a pesquisa é algo que deve ser feito periodicamente para que você esteja sempre ciente do panorama em que seu negócio está inserido.
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