Como fazer um blog? Passo a Passo para ter sucesso
Você quer alcançar mais clientes, gerar mais tráfego orgânico para o seu site, aumentar sua autoridade no mercado e ainda impulsionar as vendas? Aprender como fazer um blog é uma das estratégias para alcançar todos esses objetivos.
A pesquisa E-commerce Trends, da Rock Content, revelou que marcas que possuem um blog recebem 3 vezes mais visitas e alcançam 2,5 vezes mais clientes.
Além disso, segundo estudo da Demand Metric, 70% dos usuários preferem conhecer uma empresa por meio de artigos de blog em vez de anúncios pagos.
Já deu para perceber o potencial dessa ferramenta, não é? Porém, para obter sucesso, não basta publicar qualquer conteúdo na internet.
É preciso traçar uma boa estratégia, além de aprender como fazer um blog passo a passo. Pensando nisso, nós criamos este guia para você. Vem com a gente!
Como fazer um blog? [Passo a Passo]
Atualmente, criar um blog é uma tarefa mais simples do que você imagina. Demanda certo tempo e esforço, mas, basicamente, você precisará apenas de uma plataforma, um domínio e realizar a instalação.
Feito isso, você já pode começar a produzir conteúdo e gerar resultados em médio e longo prazo para sua empresa.
Então, vamos descobrir como fazer um blog na prática? Confira só o passo a passo:
1. Defina seu objetivo
Antes de partir para qualquer ação prática, é preciso ter clareza sobre os objetivos da sua estratégia e como você poderá alcançá-los.
Por exemplo, se o intuito é gerar vendas online e auxiliar um potencial cliente ao longo de sua jornada de compra, a linha editorial do blog deve estar alinhada com os produtos ou serviços que você comercializa.
Portanto, reflita sobre o que você deseja alcançar com o blog e liste seus objetivos de forma clara. Assim, ficará mais fácil traçar estratégias assertivas.
2. Escolha a plataforma
Uma das decisões mais importantes sobre como fazer um blog é a escolha da plataforma. Afinal, é nesta estrutura que você vai criar os posts e páginas, gerar links, gerenciar comentários, entre outras ações.
Ou seja, é esta plataforma — também conhecida como CMS (Content Management System), em português Sistema de Gerenciamento de Conteúdo — que fará seu blog funcionar.
Confira algumas opções de sistemas:
WordPress
O WordPress é a plataforma de criação de sites e blogs mais popular do mundo, utilizada pela maioria das empresas. Estima-se que 60% dos blogs usem este CMS.
São inúmeras opções de personalização, temas, plugins e extensões para deixar a ferramenta mais robusta.
Para usar a plataforma, existem duas alternativas:
- hospedar seu site no wordpress.com, que é um serviço gratuito, porém não é a solução mais recomendada;
- contratar uma hospedagem de site e instalar o WordPress, que é a melhor solução para blogs de empresas, pois oferece maior controle de informações e páginas.
Joomla
Já o Joomla é um CMS poderoso e escalável, que pode ser usado para construir sites, blogs e até e-commerces.
Sua interface é amigável e responsiva, e a plataforma ainda oferece diversos recursos para quem irá gerenciar um grande número de páginas e acessos.
Contudo, quem está descobrindo agora como fazer um blog, pode ter mais dificuldades de operar este sistema.
Wix
O Wix se popularizou por ser flexível e muito simples de usar e configurar. Para customizar páginas, basta arrastar, soltar e colorir da maneira que desejar. É bem intuitivo.
Por conta da sua praticidade, costuma ser a alternativa mais procurada por quem busca como fazer um blog, mas não entende muito do assunto.
Entretanto, na conta gratuita há exibição de anúncios e para habilitar algumas funções é preciso contratar planos. Também existem algumas limitações de SEO.
Existem ainda outros CMS para blogs corporativos que você pode escolher, como Weebly e Drupal.
3. Pesquise sobre domínio
O domínio é a sequência de caracteres que identifica um site.
Se você já tem um domínio para sua empresa, pode escolher um endereço para o blog dentro do seu site.
Por exemplo, nós, da Kangu, utilizamos o seguinte domínio: http://www.kangu.com.br/blog/
Caso ainda não possua um domínio, é preciso escolher um nome para o seu blog, que esteja relacionado com os objetivos da estratégia e que seja fácil de pronunciar e de lembrar.
Em seguida, verifique se o domínio está disponível e registre-o em seu nome ou no nome da sua empresa. Você pode utilizar o site Registro.br.
4. Selecione a hospedagem
Os serviços de hospedagem garantem que seu site fique disponível na internet. Eles são responsáveis por armazenar seu conteúdo e manter seu blog online.
Alguns dos fornecedores de hospedagem são: Hostgator, GoDaddy e Locaweb.
Antes de escolher uma hospedagem, você deve avaliar alguns fatores:
- compatibilidade com a plataforma escolhida;
- suporte em casos de dúvidas ou erros;
- avaliação dos consumidores;
- quantidade de domínios, capacidade de armazenamento e banda disponível;
- backup de dados;
- serviços adicionais oferecidos.
5. Instale e configure seu blog
Agora, é hora de colocar a mão na massa e começar a configurar o seu blog. Cada plataforma escolhida terá um passo a passo diferente.
Mas, de modo geral, você precisará:
- baixar a última versão da plataforma e instalar em seu computador;
- configurar aspectos gerais do site, como idioma, descrição, URL e fuso horário;
- selecionar e customizar um tema;
- definir a aparência de widgets e menus do site;
- adicionar plugins e ferramentas de apoio, como Google Analyticator, reCAPTCHA e YOAST.
Lembre-se que a aparência do seu blog deve estar alinhada com a identidade visual da sua marca. Usar as cores e o logotipo da empresa ajuda o usuário a reconhecer seu blog mais facilmente.
6. Comece a produzir e publicar conteúdos
Esta é a parte mais importante do passo a passo de como fazer um blog! Como falamos, não dá para publicar qualquer conteúdo na internet e esperar por resultados incríveis.
É necessário escrever um conteúdo autoral e de qualidade para o seu público. Também é importante criar conteúdos com consistência e garantir a frequência de publicação. Você pode, por exemplo, publicar artigos duas vezes por semana.
Já para te ajudar a produzir alguns conteúdos otimizados, nós separamos algumas dicas valiosas:
- escolha uma imagem de capa (também chamada de imagem de destaque) para ilustrar o post;
- adicione imagens, vídeos e infográficos para ilustrar o conteúdo e certifique-se de ter autorização para utilizar essas fotos;
- divida o artigo em tópicos e subtópicos para facilitar a leitura.
7. Divulgue seus posts
Quando bem feito, um artigo de blog tem chances de ranquear na primeira página do Google e conseguir tráfego orgânico. Porém, essa é uma estratégia de médio a longo prazo.
Isso significa que você não deve publicar um artigo e esperar que os resultados apareçam magicamente.
Para quem está começando, é fundamental investir na divulgação do seu blog e dos conteúdos publicados.
Por isso, promova seu conteúdo nas mídias sociais e por meio de e-mail marketing. Use essas ferramentas para informar, por exemplo, quais foram as últimas novidades do blog de forma que desperte o interesse do usuário.
Quais conteúdos publicar em um blog?
O conteúdo é um dos principais combustíveis para o seu blog ser um sucesso. Por isso, é essencial traçar uma boa estratégia neste momento.
Seus artigos devem conversar com o leitor do seu blog e, para que isso aconteça, será preciso traçar a persona do seu negócio.
A persona é uma representação fictícia do seu perfil de cliente ou leitor ideal. Ela reúne as principais características do seu público-alvo, como gêneros, faixa etária, renda, escolaridades, medos, hábitos, etc.
Ao definir a persona do seu blog, é possível pensar em pautas e produzir conteúdos de acordo com as necessidades dela, além de adaptar melhor a linguagem para o seu leitor.
Vale ressaltar que, de acordo com Dragon Search Marketing, 61% dos consumidores são influenciados pelo conteúdo personalizado.
Ou seja, se você quer influenciar seu leitor a comprar o seu produto ou considerar sua marca relevante, é crucial criar conteúdos que sejam personalizados para ele.
E além de se atentar às necessidades do seu público, você ainda precisa buscar pautas que estejam relacionadas com os produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa.
Vamos a um exemplo prático? Nós, da Kangu, somos uma plataforma logística que conecta vendedores a transportadoras em todo Brasil com intuito de facilitar a vida dos lojistas.
Isso significa que os leitores do nosso blog possuem seu próprio negócio ou desejam começar um.
Com isso em mente, poderíamos escrever sobre diversos temas que solucionam as dúvidas dos nossos leitores e também estão conectados ao nosso serviço, como:
- o que é logística reversa;
- estratégias de logística para melhor experiência do cliente;
- como oferecer frete grátis;
- entre outros.
Quais as vantagens de um blog?
Você já aprendeu como fazer um blog, mas, se ainda está na dúvida se vale a pena investir nessa estratégia de marketing digital, confira só as vantagens que você pode aproveitar:
Autoridade para a marca
Ao publicar conteúdos autorais e de qualidade, você e o seu negócio serão vistos como uma autoridade no seu nicho. Isso gera mais credibilidade para sua empresa.
Imagine que alguém tenha uma dúvida sobre determinado assunto, busque a resposta no Google e encontre o seu artigo.
Pode ser que, neste primeiro momento, ela não compre o seu produto, mas certamente sua marca ficará na mente dela. E, quando precisar da solução que você vende, decida comprar de você.
Tráfego orgânico
Criar um blog é uma maneira eficiente para gerar visitas orgânicas para seu site. Isso porque os conteúdos publicados podem aparecer de forma gratuita na primeira página do Google.
Para isso, claro, é preciso aliar as estratégias de conteúdo com as técnicas de SEO (Search Engine Optimization). Trata-se de um conjunto de ações que visam potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de pesquisa.
A partir daí, mais pessoas encontrarão seus conteúdos, consequentemente, mais acessos seu site receberá e mais a sua empresa se tornará conhecida no mercado.
Educar o mercado
Sua marca é nova e seu produto ainda é pouco conhecido pelo público? Você acabou de lançar uma novidade em seu catálogo?
Você pode utilizar o blog para educar seus potenciais clientes ao apresentar as características e os benefícios do seu produto de um jeito mais didático.
Alavancar vendas
Criar um blog é uma grande oportunidade de vender mais!
Pense em quantos usuários buscam por soluções para um problema na internet e acabam comprando um novo produto. Com as estratégias certas, seu site poderá ser encontrado por essas pessoas.
Além disso, ao levar mais tráfego para a sua loja virtual e educar seu público, maiores serão as chances do seu negócio ser reconhecido e lembrado por consumidores dispostos a comprar.
Os artigos do blog também ajudam a guiar o cliente no funil de vendas. Isso significa que você poderá criar conteúdos para atrair visitantes e nutrí-los com informações relevantes até que eles convertam.
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu como fazer um blog do zero e obter sucesso com essa estratégia.
Para colocá-la em prática, lembre-se que você precisará definir seus objetivos, escolher uma plataforma (CMS), encontrar uma hospedagem, determinar o seu domínio e configurar o blog.
Depois, é só começar a criar conteúdos relevantes, de qualidade e que estejam alinhados com a sua persona.
Uma vez que você alcança a sua audiência, seu blog será uma ferramenta poderosa para se tornar uma autoridade no mercado e gerar mais oportunidades de venda.
E, fala a verdade, aumentar as vendas é o desejo de todo empreendedor, não é?
Por essa razão, não apenas crie um blog, mas também conte com a Kangu para enviar suas encomendas.
Oferecer entregas baratas, flexíveis e rápidas é um dos grandes segredos para convencer seu cliente a finalizar uma compra em sua loja e acelerar suas vendas. #PartiuVender
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