Como escolher transportadora em 10 dicas úteis
Não sabe nem por onde começar a escolher transportadora? Você não está sozinho! Conseguir bons fornecedores para transportar seus produtos é um dos passos mais importantes da administração do seu negócio. Para ajudar nessa missão, separamos os itens mais importantes para considerar quando procurar um parceiro para logística.
1) Fluxo logístico é uma grande parte do seu negócio
A competitividade do mercado de e-commerce aumentou muito, e, quando o cliente consegue analisar os preços para um mesmo produto a partir dos buscadores, pode ser o frete caro ou lento que fará ele desistir de uma compra. Por isso, oferecer opções de frete pode ser o diferencial que vai fazer com que o cliente finalize a compra.
Para se ter uma ideia, na pesquisa Global Consumer Insights, a consultoria PwC divulgou que 40% dos entrevistados afirmaram que pagariam a mais para receber suas encomendas o mais rápido possível.
Apesar de existir uma demanda real por fretes melhores e mais rápidos, os lojistas não parecem se sentir pressionados a melhorar o serviço. A pesquisa Clique e Retire/E-commerce Brasil mostrou que 57% dos lojistas de e-commerce ouvidos consideram que os prazos de entrega praticados atualmente são razoáveis. Apenas 17% avaliam que os serviços são rápidos ou muito rápidos. Por conta disso, buscar o rápido ou muito rápido pode ser um grande diferencial.
2) Logística de transporte: você sabe do que precisa?
Em primeiro lugar, você precisa identificar as suas necessidades. Para isso, passe um tempo coletando dados sobre o seu negócio: qual é o volume de encomendas semanal? E o volume diário que você despacha? Seus clientes são, majoritariamente, de qual região? E seu produto tem, em média, quantos quilos e quanto de volume.
Conhecer seu fluxo logístico e quais são as demandas do seu produto em termos de volume e peso ajuda também no processo de cubagem – um cálculo feito de acordo com a sua carga para otimizar o espaço disponível na frota que faz o seu frete.
Entenda exatamente quais são as prioridades: frete aéreo, transportadora, correios? Quantas coletas na semana ou no dia? E qual é o valor interessante para pagar, de acordo com seu negócio. Assim, você consegue delimitar quais tipos de transportadora quer contatar e quais orçamentos estão dentro do seu escopo de trabalho. Vale o ditado: para quem não sabe para onde ir, qualquer caminho serve. Então você precisa de dados para entender o que significa uma boa escolha de transportadora no contexto do seu negócio.
3) Processos logísticos e o melhor frete
Quando falamos de frete, existem basicamente duas modalidades adotadas por quase toda transportadora que atende o e-commerce: entrega econômica e entrega expressa.
Muitas vezes o nome pode ser ligeiramente diferente, dependendo da empresa, mas o conceito será sempre o mesmo:
Entrega econômica
O serviço de envio mais barato, e, não por acaso, mais usado pelas empresas de e-commerce. O prazo de entrega é um pouco mais longo, costuma ser de alguns dias (entre 2 e 5 dias). Exemplos de entrega econômica: o frete package da jadlog, o PAC dos Correios (é a modalidade de entrega tradicional, o pacote postado pode pesar até 30kg).
Entrega expressa
O serviço prioriza o prazo de entrega mais rápido, uma escolha que reflete no preço do frete. É sempre importante ter uma transportadora parceira que ofereça entrega expressa, porque muitos clientes estão dispostos a pagar o maior preço para que o produto chegue mais rápido em suas mãos. Exemplos de entrega expressa são: o Sedex dos Correios, ou Amanhã da Azul Cargo Express, ou UPS Express.
4) Frete CIF ou FOB?
Além das modalidades que focam no prazo de entrega, é preciso entender que tipo de transação econômica de frente faz mais sentido. Existem dois tipos de frete: CIF ou FOB. Para saber se você deve optar pelo frete CIF ou FOB, primeiro é preciso entender como funciona cada modalidade.
Frete CIF é aquele em que o vendedor se responsabiliza por todos os custos e riscos que envolvem a entrega de um produto ao destinatário. A sigla CIF é a junção dos termos Cost, Insurance and Freight ou, em tradução para o português, custo, seguro e frete.
Isso significa que diante de qualquer problema com o envio da encomenda, a responsabilidade será da sua loja virtual e não do cliente. Geralmente, essa modalidade é utilizada em negócios B2C (business-to-consumer), isto é, quando se trata de uma venda direta de empresas para o consumidor final.
O frete FOB isenta o vendedor das responsabilidades em relação à entrega do produto. A sigla significa Free On Board e o termo pode ser traduzido como livre a bordo.
Diferentemente do que ocorre com o frete CIF, é o comprador quem assume os riscos e os custos do transporte neste caso. É o destinatário que deve organizar o envio da encomenda. Já o lojista, por sua vez, finaliza suas obrigações assim que a compra é concluída e o produto é despachado. Esse tipo de frete costuma ser mais utilizado em negócios B2B (business-to-business), principalmente quando se trata de cargas com alto valor agregado.
5) Automação de processos logísticos
A automação de processos logísticos também precisa ser levada em conta na hora de escolher uma transportadora. Dê prioridade aos serviços que podem ser integrados com o sistema do seu negócio. A Kangu, por exemplo, integra com o seu ERP em processos logísticos e você tem visibilidade das transportadoras disponíveis, seus preços e prazos, sem sair do ambiente de administração da sua loja. Da mesma forma, você pode oferecer essa automação para o cliente no ambiente do site, recebendo da transportadora o valor do frete e o prazo de entrega de forma automática no check-out. Quanto maior a automação, mais você consegue escalar o negócio.
6) O que preciso saber para contratar uma transportadora?
Agora que você sabe do que precisa é o momento de pesquisar transportadoras e entender quais são as mais especializadas nas suas necessidades. As transportadoras, como qualquer empresa, possuem posicionamentos e segmentações diferentes. Isso significa que elas podem atender diferentes regiões, modalidades de frente, falar com públicos de diferentes idades, entre outras questões.
A segmentação é um resultado do público-alvo no qual a empresa foca, como por exemplo fazer prioritariamente transportes em centros urbanos, em um estado específico ou em uma região do Brasil. Posicionamento é como aquela empresa quer ser vista: são os mais baratos, ou mais rápidos, ou os mais sustentáveis, ou mais eficientes para entregas last mile (responsáveis pelo último transporte até o consumidor). Há ainda transportadoras que trabalham apenas com o transporte de cargas de alto valor, como jóias, carros, relógios ou componentes eletrônicos.
7) Pesquise sobre a frota de veículos
É importante pedir mais detalhes sobre a frota das transportadoras que você está cotando. Solicite à transportadora que informe qual é a composição da sua frota: marca, modelo, ano de fabricação e, se possível, o estado de conservação.
Entenda se a empresa trabalha com veículos mais novos ou mais antigos, porque, quanto mais velha for a frota, mais riscos você tem de sofrer com atrasos na entrega, em virtude da performance dos veículos e de eventuais estragos, caminhões quebrados, carros que precisam de reparos etc. Veículos antigos com manutenção duvidosa podem trazer riscos e comprometer o prazo das entregas.
Caso a transportadora não queira oferecer mais informações para a avaliação da frota, desconfie. Afinal, quem não deve não teme, não é mesmo? Para estabelecer uma relação de confiança com a transportadora, exija transparência total.
8) Saúde financeira e administrativa
Faça perguntas sobre a saúde financeira da empresa e sobre os principais pontos de gestão. Aproveite e pesquise em sites como o Serasa ou o Jusbrasil para saber se essa empresa possui dívidas e processos contra ela, e também fale com outros donos de negócio – muitas vezes não existe processo, mas no boca-a-boca você descobre que aquela transportadora já gerou muito problema e prejuízo. Vá atrás de informação sobre como é o funcionamento dessa transportadora como negócio: é confiável? A equipe é estruturada? O turnover é alto?
Procure parceiros que prezam pela agilidade, pontualidade e cumprimento de prazos, porque esses aspectos serão um verdadeiro diferencial para seu negócio. E para atender esses itens, a empresa precisa ter uma boa gestão.
Um desses sinais é ver se a transportadora oferece um bom atendimento e suporte customizado para as necessidades do cliente. Pesquise se a transportadora domina as melhores práticas do mercado e está sempre a postos para sanar as dúvidas ou resolver problemas.
Uma empresa boa também investe em equipe e treinamento, isso significa que o cliente tem suas dúvidas sanadas em qualquer ponto da cadeia: desde o atendimento ao cliente até o motorista. Observe se os profissionais que trabalham na transportadora estão devidamente uniformizados, se são gentis, atenciosos e bem-informados sobre os processos.
Procure ainda se informar sobre como é feito o treinamento dos funcionários que fazem a checagem, o embarque e desembarque de itens, e os motoristas, se estão devidamente habilitados e treinados para guiar com prudência.
9) Qualidade e Segurança
Pergunte para as transportadoras o que é feito para garantir a segurança dos pacotes enviados. Infelizmente, existem casos de acidentes e furtos de carga nas estradas, assim como produtos extraviados, e isso prejudica todos os envolvidos.
Dê preferência para transportadoras que invistam em segurança e assegurem que seus produtos estarão em boas mãos. Inclusive, prefira aquelas que investem em inovação e tecnologia, porque isso é sinônimo de qualidade. Atualmente existem sistemas tecnológicos de rastreamento e monitoramento que contribuem muito para a sua operação e para a tranquilidade do cliente final, eles permitem que a carga seja vigiada 24 horas. Cheque se o serviço de rastreamento oferecido pela transportadora é eficiente. Não existe estratégia de marketing que supere uma experiência ruim com frente ou falta de transparência na entrega, já que hoje os clientes também preferem poder monitorar seus pacotes e acompanhar em qual trecho do caminho eles estão em tempo real.
Pergunte se a transportadora investe em sistema de câmeras para os armazéns ou pontos de embarque e desembarque de carga. Pergunte qual é o seguro para os produtos transportados, e peça para ver a apólice ou comprovante de que esse seguro existe. Não tenha medo de pedir detalhes, como quais são os valores segurados e como é o processo para conseguir o seguro, afinal, é seu direito como cliente entender como seria feito o processo caso o pior aconteça.
E, falando nisso, pergunte quais são os protocolos da transportadora em caso de roubo, furto, extravio ou danos ao pacote. Nos dias de hoje, ferramentas tecnológicas são mais que um diferencial — são um recurso indispensável.
10) Como saber se uma transportadora é de confiança?
Antes de tudo, pesquise a reputação da empresa. Pesquise o que os outros consumidores costumam falar dela na internet e busque relatos de outras empresas que trabalham com essa transportadora. Para isso, vale, inclusive, pedir referências de clientes junto com o orçamento. Caso você não tenha referência de conhecidos, uma dica é procurar pela empresa em sites de reviews como Google Meu Negócio, ou Reclame Aqui. Vale também dar uma busca no nome da empresa em plataformas de redes sociais como instagram e twitter, nessas redes as postagens dos clientes descontentes são sempre feitas com hashtags citando o nome da empresa. Lembre-se: quando você contrata os serviços alguém, está associando seu nome e sua marca ao nome e marca de quem contratou – e que terá contato com o seu cliente final.
Cheque quais são as licenças e certificações que aquela transportadora possui, apesar de não serem garantidores de qualidade, são mais um ponto positivo para escolher. As certificações existem por um motivo: ajudar as empresas a melhorarem os seus processos, como, a ISO 9001 e ANVISA, por exemplo, que estabelecem normas relacionadas à qualidade dos serviços e procedimentos da empresa.
Como contratar uma transportadora para uma loja online?
A partir das suas necessidades e da pré-seleção feita de transportadoras que se encaixam nelas, peça um orçamento para cada uma que reflita o dia a dia do seu negócio e comece a comparar custo-benefício. Organize uma lista com os pontos positivos e negativos de cada um deles e, depois, compare.
Anote suas preferências e faça comparação sobre o que cada uma das empresas cotadas oferece quanto às modalidades de frete, custo, segurança, recursos tecnológicos e prazo de entrega. Uma dica para ter parâmetros em diversas transportadoras para e-commerce é fazer a cotação de um pacote padrão para o mesmo destinatário e nas mesmas modalidades de frete (econômica ou expressa).
Nunca deixe de acompanhar
Depois de escolher as transportadoras que melhor atendem o seu negócio, não deixe de prestar atenção nelas. Esteja sempre monitorando a performance e as atividades da sua transportadora parceira. Caso exista algum problema, você precisa percebê-lo antes que seja tarde demais – ou de uma grande campanha como Black Friday ou Natal, por exemplo. Abaixo estão alguns indicadores importantes para acompanhar a transportadora:
- Percentual de entregas ou coletas realizadas no prazo;
- Pedido perfeito (Pedidos entregues no prazo, sem avarias e/ou problemas com documentação fiscal);
- Tempo de carga e descarga;
- Taxa de giro do caminhão (O KPI mede o tempo médio entre a chegada do veículo e a sua saída);
- Incidência de avarias;
- Aproveitamento da capacidade de carga útil do caminhão (Percentual que mede a utilização da capacidade de carga do veículo, medido a partir da cubagem);
- Tempo do ciclo de logística reversa;
- Custo de transporte como % das vendas (O KPI analisa a participação dos custos totais de transportes sobre a receita de vendas da organização).
Em resumo: quem escolhe a transportadora?
Você vai estar sempre escolhendo seus parceiros, e pode ter mais de um, para oferecer diferentes opções de frete para seus clientes. Para isso, pode contar com a Kangu: uma plataforma confiável que agrega diferentes transportadoras para você sempre conseguir o melhor negócio. Tenha sempre em mãos os principais canais para se comunicar com seus fornecedores, e teste o atendimento ao cliente das transportadoras parceiras: você pode ligar para lá fingindo ser o cliente final e verificar como os funcionários atendem e buscam resolver os problemas.
Esteja sempre comparando as transportadoras e atento às novidades do mercado, principalmente em termos de logística sustentável e inovações tecnológicas que podem tornar a sua vida mais fácil e o frete mais rápido. Você vai perceber que, ao longo da vida da sua empresa, conforme ela cresce e as necessidades se diversificam, ainda vai escolher transportadora muitas vezes.