Como conseguir bons fornecedores? Confira as melhores dicas para e-commerces
Descobrir como conseguir bons fornecedores para seu e-commerce parece um desafio para você? Realmente encontrar parceiros de negócio não é uma tarefa simples!
É necessário realizar uma pesquisa bem feita para evitar situações que possam prejudicar o seu negócio, como atrasos na entrega ou baixa qualidade de produtos e insumos.
Se você já teve problemas com o fornecimento de produtos ou materiais sabe o quanto essa decisão pode impactar no bom funcionamento do e-commerce. Dependendo da gravidade do caso, a reputação da marca pode até ficar em risco.
Portanto, se o seu objetivo é garantir uma excelente experiência do cliente para, consequentemente, impulsionar as vendas e aumentar seu faturamento, escolha um bom fornecedor.
Para te ajudar nesta importante tarefa, nós, da Kangu, preparamos este guia para você com as melhores dicas. Vamos nessa?
Qual a importância de ter bons fornecedores?
Saber como conseguir bons fornecedores é essencial para qualquer empresa, independentemente do nicho de mercado, já que a escolha reflete diretamente na produção, qualidade e orçamento do e-commerce.
Já são 1,59 milhões de lojas virtuais no Brasil, segundo pesquisa da PayPal Brasil em parceria com a BigDataCorp. Isso significa que o cenário está cada vez mais competitivo e qualquer deslize pode colocar em risco a permanência do seu e-commerce no mercado.
Uma parceira mal feita pode resultar em diversos problemas, como:
- insatisfação de clientes;
- má reputação da marca no mercado;
- atrasos nos envios das encomendas;
- comprometimento da qualidade dos produtos vendidos;
- preços elevados devido a urgência de contratar novos fornecedores em cima hora;
- e até mesmo processos jurídicos.
Nenhum e-commerce quer lidar com esses problemas, não é verdade? Por essa razão, é tão importante aprender como conseguir bons fornecedores.
Quais os tipos de fornecedores?
Antes de irmos para as dicas práticas, é necessário saber que existem diferentes tipos de fornecedores. Ter esse conhecimento te ajudará a identificar o que você deve buscar para atender às necessidades da sua loja quando iniciar suas pesquisas.
- Produtor real: é o fabricante do produto, ou seja, vende o item que ele próprio fabrica. Geralmente vendem apenas em grandes quantidades;
- Produtor aparente: conhecido como atacadista ou distribuidor, não participa do processo produtivo, apenas revende. Possibilita ao varejista a compra de maior variedade de itens e em quantidades menores;
- Importadores: são aqueles que vendem produtos fabricados em outros países. Para compensar os impostos e custos com transporte, geralmente é necessário comprar em grandes quantidades.
- Fornecedor habitual ou tradicional: oferecem itens básicos necessários para o funcionamento da sua loja virtual. Por terem grande concorrência, é mais fácil negociar e conseguir bons preços;
- Monopolistas: fornecem produtos exclusivos, o que confere maior valor agregado aos produtos por não existir concorrência;
- Especiais: são os fornecedores ocasionais, contratados para suprir necessidades diante de situações atípicas ou diferenciadas, por exemplo, brindes para compras no Dia dos Namorados.
Como conseguir bons fornecedores: confira as melhores dicas
Encontrar os fornecedores certos para uma loja virtual é um dilema que todo empreendedor enfrenta.
Por mais que o mercado esteja repleto de empresas que fornecem os itens que você precisa, não tem como tomar uma decisão assertiva antes de pesquisar bem e analisar alguns aspectos.
Para acelerar suas buscas e análises, separamos as melhores dicas de como conseguir bons fornecedores, independentemente do seu segmento. Confira:
Conhecimento das suas necessidades
O primeiro passo é entender o que a sua empresa precisa para evitar excesso ou falta de produto. Para isso, você pode responder algumas perguntas:
- O que eu preciso?
- Em qual quantidade?
- Em que periodicidade?
- Qual o orçamento disponível para compra de estoque?
- Tenho espaço físico para armazenar essa quantidade de produtos?
- Se a demanda aumentar, o fornecedor vai conseguir me atender?
Ao conhecer essas informações, você terá maior clareza do que buscar. Afinal, um bom fornecedor é aquele que atende às necessidades do seu negócio.
Pesquisa online
Aprender como conseguir bons fornecedores vai muito além de realizar pesquisas no Google. De fato, a internet é uma grande aliada neste momento, mas você deve ir além de consultar apenas os primeiros resultados da pesquisa.
Vá fundo nas pesquisas online e depois que selecionar algumas opções, busque por mais informações sobre eles. Confira a reputação da empresa no Reclame Aqui, no Google e nas redes sociais.
Diretórios de Fornecedores
Outra alternativa na internet é consultar os diretórios online de fornecedores, que reúnem milhares de opções de fabricantes e atacadistas. Os mais populares são:
- Diretório Brasileiro das Comerciais Exportadoras;
- Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras;
- Central de Oportunidades do Sebrae.
Dica: ao pesquisar em diretórios ou no Google, você pode buscar produtos usando o código SH6, formado pelos seis primeiros dígitos do NCM do produto. Fabricantes e fornecedores costumam listar suas mercadorias utilizando esse código.
Benchmarking
Benchmarking nada mais é do que o estudo da concorrência e pode ser muito útil para descobrir como conseguir bons fornecedores do seu setor.
Por isso, não tenha medo de perguntar por recomendações e buscar por referências. As redes sociais podem facilitar nesse processo.
Participar de feiras e eventos do seu segmento também é uma forma de conhecer parceiros de negócio em potencial.
Análise de fornecedores
Após encontrar possíveis fornecedores para a sua empresa, é hora de analisar com cuidado as opções.
Você deve levar em consideração três principais fatores: preço, qualidade e serviço (prazos de entrega, atendimento, pós-venda, etc). Observe também:
- condições de pagamento;
- portfólio de clientes;
- tempo de atuação no mercado;
- especialidade da empresa;
- capacidade de fornecimento (inclusive, considerando seus planos em longo prazo).
Avaliação de custo-benefício
O grande critério de avaliação na hora de selecionar um fornecedor para seu e-commerce é o custo-benefício.
Focar no menor preço nem sempre é a melhor estratégia. A qualidade do material e os prazos devem estar de acordo com suas expectativas e necessidades.
Algumas perguntas te ajudarão a avaliar critérios importantes para a tomada de decisão:
- Qual pedido mínimo e máximo que você pode solicitar?
- Quanto os produtos irão custar?
- O fornecedor disponibiliza amostras?
- Qual prazo de produção e de entrega?
- Qual será o canal de comunicação entre vocês?
- Quais são os pontos negativos e positivos do fornecedor?
Lembre-se que para determinar as quantidades de produtos que você precisa na hora de solicitar orçamento, é necessário verificar o volume de vendas do ano anterior e estimativas futuras para reposição de mercadorias.
Como manter seu estoque sempre em dia?
Para manter seu estoque em dia, uma dica importante é não depender de apenas um fornecedor. Desta forma, mesmo diante de imprevistos, suas vendas não serão prejudicadas.
Além disso, para garantir o bom funcionamento do seu e-commerce, não basta encontrar bons fornecedores, também é preciso realizar um controle de estoque eficiente. Confira algumas dicas importantes:
- acompanhe as vendas de cada produto;
- calcule a previsão de demanda por meio do controle de entrada e saída de produtos;
- atente-se às sazonalidades para não ficar sem estoque em momentos de alta demanda;
- planeje suas compras para negociar valores e entregas com fornecedores com antecedência;
- mantenha a organização física do espaço para encontrar facilmente os itens disponíveis para venda;
- utilize sistemas que facilitam a gestão de estoque, como um ERP.
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu como conseguir bons fornecedores e quais critérios analisar para determinar se a empresa poderá suprir as necessidades do seu e-commerce.
Não esqueça que o melhor parceiro de negócio será aquele que oferecer o melhor custo-benefício para sua loja virtual. Por isso, analise sempre esses três pilates: preço, qualidade e serviço prestado.
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