skip to Main Content
Como_calcular_CMV

Como calcular CMV e a importância para seu e-commerce

CMV significa Custo da Mercadoria Vendida, um índice contábil mais simples do que parece, mas de primeira necessidade. O CMV é um dos primeiros passos para a precificação eficiente, e que é essencial para a sua tomada de decisões como empreendedor.

Se existe um conselho importante para um empreendedor, esse conselho é “nunca ignore o valor do seu planejamento financeiro”. Para muitos empreendedores é um desafio conseguir entender as questões contábeis, mas não se esqueça que a viabilidade de um negócio se resume a números.

Muitas vezes você já dominou o funcionamento do seu mercado, tem uma equipe excelente, sabe como conseguir bons fornecedores, como fazer pesquisa de mercado, montou uma estratégia de vendas online robusta e consegue trazer uma boa receita todos os meses, mas falha no planejamento financeiro. É o calcanhar de Aquiles de muitos negócios e o único jeito de prevenir uma falência. Por isso, trouxemos aqui um índice de extrema importância para entender a sua margem de lucro, o custo da operação e tomar decisões estratégicas.

Saiba como tornar seus envios mais baratos para seus clientes

Você conhece o seu CMV?

 O custo das mercadorias vendidas é o custo do estoque vendido de uma empresa durante um determinado período. Isso significa que tudo tem um custo, até o que já foi vendido. O índice representa a soma das despesas para produzir e armazenar aquela mercadoria – até que a venda seja realizada. 

Esse dado é importante para você conseguir calcular e dimensionar o seu Lucro Bruto e ele inclui todos os custos diretamente alocados aos bens ou serviços vendidos em uma determinada semana, mês ou ano, assim como o valor pago pelas mercadorias que compõem o estoque, além do gasto com transporte, impostos, armazenagem, dentre outros.

A receita de vendas menos o custo dos produtos vendidos é o lucro bruto de uma empresa. O custo das mercadorias vendidas é considerado uma despesa na contabilidade e pode ser encontrado em um relatório financeiro chamado demonstração de resultados. E vale ressaltar: mesmo se você não fabrica seu produto, ainda tem diversos custos.

O que é lucro?

Em todas as vendas que a sua loja faz, o valor recebido não corresponde ao lucro que você terá com a venda. É preciso descontar desse valor as despesas que teve com a obtenção do produto, estoque, manipulação e logística.

Em primeiro lugar, vale a pena revisitar a definição do conceito de lucro: de forma simples, trata-se de um retorno positivo de um investimento. O lucro é aquele dinheiro que fica depois que você subtrai o CMV da receita bruta. É a diferença positiva entre as vendas líquidas da sua empresa e os custos envolvidos na venda do produto ou serviço vendido – sem impostos e outros encargos. É aí que entra o CMV. 

A receita bruta, é o produto das vendas de seus bens e serviços. Ou seja, é tudo o que você recebeu dos clientes, o valor que vem das atividades realizadas. E o lucro líquido é o valor desse lucro bruto após as deduções fiscais (ex.: PIS/Cofins, ISS, ICMS), anúncios de vendas (no caso, produtos devolvidos) e descontos comerciais. Da mesma forma, como dissemos, o lucro bruto é a diferença entre o lucro líquido de um produto ou serviço e as despesas, impostos, despesas e outros custos variáveis. Se essa diferença for subtraída, obtemos o lucro líquido. 

Para ter lucro bruto, a diferença deve ser positiva. Se for negativo, o resultado é uma perda, e um alerta de que seu negócio não está indo bem, mesmo se estiver movimentando muito dinheiro em vendas. 

Sem ter um planejamento financeiro é totalmente possível você ter uma empresa que vende muito bem, mas vai a falência mesmo assim. 

O que está incluído no CMV?

Tudo o que você gasta para fazer aquela venda, alguns exemplos de itens que compõem os custos das mercadorias vendidas incluem: 

  • Custo dos itens destinados à revenda 
  • Custo das matérias-primas 
  • Custo das peças usadas para fazer um produto 
  • Custos de mão de obra direta 
  • Suprimentos usados na fabricação ou venda do produto 
  • Custos indiretos, como serviços públicos para o local de fabricação 
  • Frete ou frete em custos 
  • Custos indiretos, como custos de distribuição ou força de vendas 
  • Custos do contêiner

Como calcular o CMV

A partir do momento em que você entende como o CMV funciona, fica fácil encontrar o seu jeito de calcular. Basta ter em mente o que falamos no item anterior: CMV é tudo o que você gastou para fazer aquela venda. Para facilitar, trazemos aqui duas maneiras de calcular o CMV. 

Calculando o CMV: Método 1

O custo das mercadorias vendidas é calculado usando a seguinte fórmula: (Estoque Inicial + Custo das Mercadorias) – Estoque Final = Custo das Mercadorias Vendidas. 

Uma fórmula simples, principalmente se você estabelecer a contagem no primeiro dia do mês ou do ano.  No início do ano, o estoque inicial é o valor do estoque, que na verdade é o final do ano anterior.

 O custo das mercadorias é o custo de quaisquer itens comprados ou feitos ao longo do ano. O estoque final é o valor do estoque no final do ano. Esta fórmula mostra o custo dos produtos produzidos e vendidos ao longo do ano. 

Calculando o CMV: Método 2

 O custo das mercadorias feitas ou compradas é ajustado de acordo com a variação do estoque. Por exemplo, se 500 unidades são feitas ou compradas, mas o estoque aumenta em 50 unidades, então o custo de 450 unidades é o custo das mercadorias vendidas. 

Se o estoque diminuir em 50 unidades, o custo de 550 unidades será o custo das mercadorias vendidas. 

O custo das mercadorias vendidas também é usado para calcular o giro de estoque, que mostra quantas vezes uma empresa vende e substitui seu estoque. É um reflexo do nível de produção e vendas.

 A fórmula para calcular o índice de giro de estoque é: Custo das Mercadorias Vendidas / Estoque Médio = Índice de Rotatividade do Estoque. 

CMV e controle de estoque

Controle de estoque é coisa séria e impacta em muitas áreas da empresa, inclusive no CAC.  Como fazer um orçamento anual, revisar suas despesas e receitas, etc. se você não tiver um bom registro de quanto vendeu durante esse período? Do que ainda existe disponível dentro de empresa – e o que encalhou? Como você calcularia seu CMV se não souber, por exemplo, por quanto tempo os produtos ficarão em estoque? O cálculo do CMV exige uma boa gestão de estoque, que pode ser feita de maneira mais eficiente usando sistemas de gestão integrados como o ERP.  

Como fazer gestão e controle de estoque:

Nem sempre é fácil realizar uma boa gestão e controle de estoque, mas é por isso que estamos aqui: te ajudar com dicas úteis e práticas! 

1) Registre tudo (chegadas e partidas, mercadorias e recebimentos)

Isso significa que um registro é criado para cada item – e atualizado conforme o status muda – contendo informações como o código e a descrição, a data de compra e venda e o preço pelo qual cada item foi vendido. Independentemente do seu sistema (manual ou automático), isso é obrigatório. 

2) Verifique seus registros

Isso pode parecer um detalhe insignificante, mas muitas empresas não o fazem e se deparam com sérios problemas quando descobrem que algo está errado com seus valores. Uma dica é implementar um sistema de inventário rotativo. Desta forma, o próprio sistema seleciona os elementos a serem verificados diariamente e pode detectar eventuais erros. 

3) Cuidado com os perecíveis

Se eles estragam antes de você vendê-los, você sofre uma perda – uma perda financeira, que pode ser mensurada nos centavos. Portanto, não deixe de considerar esse detalhe ao planejar suas compras de fornecedores. 

4) Cuide bem do espaço físico

Se você tiver estoque, também precisará garantir que as mercadorias desejadas estejam prontamente disponíveis em sua localização. Não adianta ter todas as informações sobre o produto se você não conseguir encontrá-las rapidamente quando precisar. Portanto, a organização permite estimar com precisão o espaço necessário, economizar tempo e evitar custos adicionais de infraestrutura. estabelecer procedimentos


5) Gere rotinas e treine a equipe

Para evitar falhas, é melhor definir rotinas claras para atualização dos dispositivos de controle. Por exemplo, sempre que um produto é vendido, é importante inserir imediatamente uma planilha ou sistema para atualizar o status do produto e o estoque disponível na loja.

Faça da Kangu uma aliada do seu CMV

Deu para perceber que um frete caro pode impactar e muito seu CMV, não é? O custo de frete é um dos itens que mais pode desequilibrar o seu CMV. A Kangu é uma plataforma confiável para você ter acesso aos melhores fretes com os melhores preços. Para conseguir balancear seu CMV, você precisa pensar nos custos envolvidos com a sua logística: 

Marcelo Guarnieri

Chief Executive Officer (CEO) e fundador da Kangu

Back To Top