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Como aparecer no Google: 10 dicas de SEO para 2021

Você tem um negócio online e quer aprender como aparecer no Google? Saiba que esse desejo é compartilhado por empresas e lojas virtuais de todos os tamanhos e segmentos. 

Mas a verdade é que estar entre as primeiras posições nesse site de buscas exige a adoção de estratégias sólidas e técnicas que vão muito além do que apenas montar um site ou loja virtual, produzir conteúdos interessantes ou estar presente nas redes sociais.

Quer saber como estar nas primeiras páginas do Google? Vem com a gente, pois separamos 10 dicas de SEO imbatíveis para usar em 2021 e conquistar ótimas oportunidades de negócios.

 

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Criei minha loja virtual, agora como aparecer no Google?

Uma das formas mais eficazes de aparecer em boas posições no Google, sem dúvida, é adotar técnicas de SEO (Search Engine Optimization), já que a plataforma se guia com base em diversos fatores para ranquear os sites nas primeiras páginas de buscas. 

De maneira resumida, SEO é um conjunto de recursos de otimização para os motores de busca tanto na estrutura dos sites página quanto em conteúdos produzidos pela sua marca.

Para você ter uma ideia, essas estratégias já eram adotadas em 2017 por  69,3% das empresas brasileiras, sendo a pesquisa SEO Trends, realizada naquele ano

Como o Google seleciona os sites que aparecem no topo

Mas para você que faz a seguinte pergunta: como fazer o Google encontrar meu site? Saiba que a plataforma de busca mais famosa do mundo utiliza basicamente três processos, que são o rastreamento, a indexação e a exibição de resultados.

O rastreamento é basicamente o uso de robôs, chamados de Googlebot, que identificam as páginas para enviar os dados ao índice do buscador por meio de algoritmos. Nessas buscas, esses sistemas estabelecem prioridades e a frequência de indexação das páginas.

Conforme os robôs passam pelos sites, eles identificam links e os incluem nas listas de rastreamento.  Depois disso, ocorre a indexação, onde os robôs  fazem o processamento de cada uma das páginas rastreadas para incluí-las no seu índice. 

Nesta etapa, o sistema realiza a indexação das informações encontradas, como  título, descrição, conteúdo das páginas, região e data da publicação e dados estruturais. 

Quando ocorre uma consulta no Google, imediatamente, o sistema faz uma pesquisa de páginas que correspondem aos termos de buscas, exibindo os resultados mais relevantes aos usuários. 

Conhecendo o Search Engine Optimization (SEO)

No momento que o Googlebot estiver fazendo as buscas, ele será guiado por alguns fatores, que compõem as técnicas de SEO.  

Basicamente, são esses fatores que influenciam os algoritmos dos sites buscadores a estabelecer o ranking de uma página para determinada palavra-chave que foi pesquisada pelo usuário.

Essas técnicas são denominadas como SEO page e SEO on Page, que explicaremos de forma mais detalhada logo abaixo. 

O SEO on page são técnicas que são feitas dentro do seu site, que envolvem a qualidade do conteúdo, títulos e intertítulos estratégicos, estudo de palavras-chave, design responsivo do site, velocidade de carregamento e a meta tags.

Esses fatores estarão sempre no radar do Google, a fim de entender os assuntos que as suas páginas trabalham e o quanto elas são relevantes para os usuários. 

Já o SEO off page é uma otimização para buscadores aplicada fora do seu site, que tem como finalidade mostrar à plataforma de pesquisa que seu site tem relevância no mercado. 

A proposta do SEO off page é, principalmente, voltado para a aquisição de backlinks, que incluem critérios de quantidade, autoridade e relevância dos sites que fornecem os backlinks, contexto, buscas no Google pela sua marca e sinais sociais. 

A lógica para o Google é a seguinte: se a sua página recebe muitos acessos por meio de pesquisas diretas pela sua marca e backlinks de outros sites importantes, o Google entende que seu site também tem autoridade e merece ter aparecer nas primeiras posições. 

Como aparecer no Google: 10 dicas para 2021

Para ser encontrado, você precisa configurar o site para aparecer no Google de maneira correta, caso contrário suas páginas nem vão aparecer nos mecanismos de busca e, claro, sua loja virtual perderá boas oportunidades. 

Para você ter uma ideia,  o Google processa a cada segundo, em média, mais de 40 mil consultas de pesquisa, o que representa cerca de 3,5 bilhões de pesquisas diárias e 1,2 trilhões de pesquisas anuais em todo o mundo, segundo a pesquisa da Internet Live Stats.

Você não vai querer perder esse mar de oportunidades, vai? Então, confira 10 dicas infalíveis para  otimizar as suas páginas do jeito certo! Dá uma olhadinha!

Escolha a palavra-chave

O primeiro passo é escolher a palavra-chave que tem a ver com o seu negócio, site ou e-commerce. Para definir as palavras mais coerentes, faça uma analise minuciosa, pois ela é fundamental para as técnicas de SEO. 

Na hora de defini-las, é preciso pensar quais os termos que as pessoas pesquisam ao buscar pelos produtos ou serviços que você comercializa ou os conteúdos que sua marca publica.

Há muitas ferramentas que podem te ajudar a definir essas palavras, como a Ubersuggest, que fornece diversos insights bem bacanas para definir as palavras mais adequadas para o seu negócio.    

Produza conteúdo de qualidade

Para você que se pergunta como fazer o google encontrar meu site, produzir conteúdo de qualidade é uma estratégia que deve ser considerada. Afinal, o objetivo do Google é proporcionar as melhores experiências aos seus usuários. 

Nesse sentido, o algoritmo de pesquisa do site buscador procura sempre por artigos originais, que são prioridade na hora de exibir os resultados.  

Por isso, nada de copiar e colar, pois isso é penalizado pelo Google. Procure criar sempre conteúdos originais e de qualidade, que gerem valor aos usuários, utilizando, claro, as técnicas de SEO. 

Uma das estratégias de marketing que dá muito certo para ranquear no Google é criar um blog com conteúdo relevante. 

Observe a concorrência

As técnicas de otimização para buscadores incluem também um acompanhamento de perto da sua concorrência. Fique sempre de olho no que eles estão fazendo, já que essas informações podem ser importantes para melhorar o seu posicionamento. 

Na hora de fazer essas análises, verifique as palavras-chaves que eles estão usando para  incluí-las na sua lista. Utilize também as chamadas que seus concorrentes adotam. 

Por meio de uma análise mais profunda, você pode entender melhor quais os termos que não estão sendo usados por seus concorrentes.

Escreva um título otimizado

Outro fator que ajuda no ranqueamento é escrever um título otimizado. Nesse sentido, se você quer aprender como colocar meu site no google grátis, verifique no HTML das suas páginas se as informações dentro das tags tem coerência com o seu negócio. 

Os algoritmos usados pelo site de buscas levam em consideração a descrição dentro desta tag. Insira também a palavra-chave estabelecida para o seu site. 

Insira links internos

A inserção de links internos também faz muita diferença para os robôs encontrarem o seu conteúdo e site. 

Isso porque, suas páginas devem estar entrelaçadas umas com as outras, já que, dessa forma, o Google entende que seu site tem relevância, diferenciando-as de outras páginas da internet. 

Então, seja no seu e-commerce ou no blog, tente sempre manter uma ligação entre as páginas. 

Crie uma URL curta com a palavra-chave

Entre as melhores técnicas de como aparecer no google gratuitamente está a criação de uma URL curta com a palavra chave. E você não precisa se preocupar, pois é muito fácil personalizá-la e contribui para a classificação do seu site. 

Para você entender, depois do endereço do seu site, use sempre uma frase curta que identifica do que se trata o conteúdo. Dessa forma, o Google vai conseguir ler melhor os links do seu site, melhorando o posicionamento das suas páginas. 

Utilize uma estratégia de Link Building

O Link Building é basicamente uma estratégia para conseguir links em outros sites, que direcionam para as suas páginas.

Nesse sentido, o Google entende que a sua página tem relevância e popularidade, já que outros sites estão apontando para seu conteúdo, o que o faz ser considerado com uma boa opção na hora de apresentar os resultados aos usuários.  

Lembre-se que os links devem ter um texto âncora referente ao tema, ser apontado a partir de sites que atuem no mesmo segmento, além de ter características naturais, ou seja, eles não devem ser e nem parecem comprados, pois isso prejudica seu site. 

Faça uma auditoria técnica

Outra tática de como fazer o Google encontrar meu site é manter uma auditoria técnica contínua nas suas páginas. De nada adianta inserir as palavras-chaves, link building, usar uma URL curta e coerente, se você larga o seu site e não um acompanhamento.

Você precisa sempre verificar como está a sua posição em determinados assuntos, quais palavras-chaves precisam ser substituídas ou inseridas. 

Aliás, o recomendado é que você contrate um profissional ou empresa especializada para essas atividades, já que eles têm mais conhecimento sobre o que deve ser melhorado. 

Utilize imagens e vídeos

As melhores técnicas de SEO envolvem também a utilização de imagens e vídeos nos seus conteúdos. O Google preza por páginas que tenham escalabilidade, ou seja, que são mais fluídas e gostosas de ler. 

Textos corridos e com imagens ou vídeos que, além de agregar valor ao leitor, também mantém um texto mais distribuído e fácil de ler. Por isso, ao escrever um conteúdo no seu blog, por exemplo, entre um bloco de texto e outro, inclua esses recursos.

Mas lembre-se que tudo que for inserido no texto precisa ter coerência com o assunto. Afinal, o objetivo não é somente aparecer nos mecanismos de busca, mas também levar um conteúdo relevante ao seu leitor

Invista em anúncios

As ações para otimização para buscadores também incluem os investimentos em anúncios pagos na plataforma Google Ads. O objetivo é que esses link patrocinados levam o usuário à informações interessantes sobre o assunto que ele tem interesse. 

Essa é uma importante maneira de conquistar boas posições na página de busca que, por sua vez, também estabelece regras e critérios para esses posicionamentos. 

Esses recursos também são importantes nessas estratégias, pois, nem sempre os usuários que estão em busca de soluções digitam o nome de uma empresa, eles procuram pelo tema e, posteriormente, chegam a elas. 

Ao investir em anúncios, sempre que um usuário digitar o produto ou a solução que precisa, automaticamente, na parte superior do Google aparecem os chamados links patrocinados, o que gera muito mais visibilidade para o seu site, ampliando as oportunidades de negócios. 

Conclusão

Aprender como aparece no Google é importante para ampliar a sua visibilidade na plataforma de busca mais importante do mundo, mas já deu para perceber que ranquear o seu site nas primeiras posições nem sempre é tarefa fácil, não é mesmo?

Então, para aplicar essas estratégias no seu comércio eletrônico ou site, não deixe de seguir essas 10 dicas que apresentamos aqui neste artigo. 

Lembre-se sempre de escolher as palavras-chaves que tem a ver com o seu negócio, produza conteúdos de qualidade usando as técnicas de SEO, fique sempre de olho na concorrência, .

Não se esqueça dos links internos, título otimizado e crie uma URL curta. Não deixe também de acompanhar os resultados e fazer uma auditoria técnica para entender como está o posicionamento do seu site.

Além de se preocupar com o ranqueamento do seu site, não deixe de lado a qualidade das suas entregas. 

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Janice Rodrigues

Chief Marketing Officer (CMO) na Kangu

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