Bom atendimento ao cliente: 7 dicas para vender e encantar
Prestar um bom atendimento ao cliente é essencial para qualquer negócio, já que esse é o principal canal de comunicação entre a marca e seu público, podendo garantir excelentes resultados em termos de geração de lucro e autoridade no mercado.
Para você ter uma ideia da importância desse setor para a sua empresa, um levantamento feito pela Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios revelou que 61% dos consumidores preferem ser bem atendidos do que ter acesso a preços vantajosos ou qualidade dos produtos.
Mas nem sempre é fácil garantir um atendimento ao cliente de excelência em todos os canais.
Por isso, para te ajudar nessa tarefa, preparamos um artigo com tudo sobre atendimento ao cliente e o que você precisa fazer para vender e tornar os seus consumidores ainda mais satisfeitos e fãs da sua marca.
Confira nossas dicas de fidelização de clientes!
O que é um bom atendimento ao cliente?
Prestar um bom atendimento ao cliente é mais do que enviar respostas automáticas pelo chat ou atender um telefonema na sua central de atendimento. O conceito de excelência no atendimento significa criar um relacionamento próximo e de confiança com os seus clientes.
Muito mais do que oferecer bons preços e produtos de qualidade, sua marca precisa estreitar os laços e tornar esse relacionamento uma espécie de amizade, fazendo com seus consumidores sintam-se à vontade e seguros ao fazer negócios com a sua empresa.
A importância do bom atendimento
Os benefícios de um bom atendimento ao cliente são inúmeros, principalmente para a sua empresa. A lógica é o seguinte: um cliente feliz e satisfeito proporciona uma atração maior de consumidores para a sua empresa.
Isso porque, há estatísticas que apontam que um cliente satisfeito conta sobre a sua experiência de compra positiva para três pessoas.
Em contrapartida, um consumidor insatisfeito relata essa experiência negativa para 11 pessoas, o que pode ser muito prejudicial para a sua organização.
Sem contar que cliente satisfeito proporciona um maior grau de satisfação com a empresa, fazendo com que ele tenha mais segurança para indicar a sua marca e também para voltar a comprar o seu produto ou serviço.
Com todas essas vantagens é fácil entender o porquê atender bem o cliente é extremamente necessário, não é mesmo? Mas os benefícios ainda não acabaram!
Um bom atendimento gera maior credibilidade junto ao mercado, tornando a sua marca sempre bem avaliada e trazendo vários resultados, como aumento de base de clientes, incremento do ticket médio e, consequentemente, crescimento de vendas.
Dicas para oferecer um bom atendimento ao cliente
Agora que você já conhece as ótimas consequências de um bom atendimento ao cliente, que tal entender as melhores práticas para atender o seu público sempre da forma mais adequada? Confira!
Busque sempre solucionar as dores do cliente
Sempre que um cliente procurar seus canais de atendimento, lembre-se que ele tem um problema que precisa ser solucionado. Então, faça sempre o possível para ajudá-lo, seja com uma dúvida ou uma situação mais complexa.
Saiba ouvir e entender o cliente
Entre as dicas para um bom atendimento ao cliente, saber ouvir e entender seus consumidores é uma das principais.
De nada adianta ter uma ótima estrutura de atendimento se sua empresa não tem paciência ou não tem interesse em entender a dor do seu cliente.
Ouça com muita calma e atenção e procure sempre se colocar no lugar do seu consumidor. Essa, sem dúvida, é a melhor forma de ajudá-lo.
Seja ágil na resposta
Se você quer saber como garantir um bom atendimento ao cliente, a agilidade na resposta é uma das mais importantes atitudes.
Hoje em dia, as pessoas prezam por agilidade, já que ninguém tem tempo para ficar esperando muito tempo por uma resposta. Procure solucionar os problemas sempre com rapidez, paciência e cordialidade.
Seja fácil de encontrar e esteja disponível
A central de atendimento da sua empresa precisa estar sempre visível, principalmente, se você tem um negócio online ou um site institucional.
Se quer entender como atender um cliente online, insira seus números de telefone, email, Whatsapp, link de chat em um local fácil de ser encontrado e que esteja sempre disponível.
Pratique a proatividade
Para prestar um bom atendimento ao cliente, a proatividade é uma atitude relevante. Sempre que possível, além de solucionar o problema ou a dúvida do seu consumidor, verifique se não há mais nada que você possa fazer para ajudar de alguma forma.
Atenda com empatia
Nada pior do que ser atendido por uma pessoa desinteressada e que faz pouco caso do seu problema ou sua dúvida. Para você que quer entender o que torna um cliente satisfeito, saiba que a empatia é uma delas.
Coloque-se sempre no lugar do seu consumidor, pois somente dessa forma você entenderá realmente a situação.
Invista no sucesso do cliente
O sucesso do seu cliente é o sucesso da sua marca. A partir desse princípio, você entenderá que investir no seu consumidor gera benefícios em cadeia para a sua empresa.
Ao se perguntar o que é preciso para um bom atendimento ao cliente, lembre-se que conhecê-lo é fundamental.
Entenda as suas dores, apresente benefícios e faça com que ele entenda que a sua marca é confiável e amiga. Dessa forma, você conseguirá oferecer serviços e produtos de qualidade, satisfazendo-o nos mais diferentes aspectos.
O bom atendimento ao cliente no pós-venda: agilidade na entrega
Você que acompanha o nosso blog já deve ter lido aqui que o processo de compra nunca termina quando o cliente clica no botão de finalizar compra. As melhores práticas de como garantir um bom atendimento ao cliente envolvem o pós-venda.
Para assegurar que seu cliente fique satisfeito com a sua marca, lembre-se que garantir que o produto adquirido chegue ao destino com rapidez e segurança é fundamental.
Por isso, se você tem um comércio eletrônico ou faz vendas pelo Whatsapp, jamais deixe de lado os cuidados com o processo de entrega. Certifique-se de contar com empresas de frete que ofereçam agilidade, eficiência e preços acessíveis.
Conclusão
Lembre-se sempre que um bom atendimento ao cliente envolve empenho e dedicação. Você pode ter os melhores produtos, ótima infraestrutura e preços vantajosos, mas se não conseguir fidelizar os seus clientes de nada vai adiantar.
Atender bem seu público trará benefícios nos mais diferentes aspectos, principalmente na geração de novos negócios. Como já falamos, preocupe-se com cada detalhe do seu processo de vendas, incluindo a entrega do produto.
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