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8 P’S do Marketing Digital para alavancar seu negócio

Criados pelo especialista em marketing digital Conrado Adolpho, os 8P’s do marketing digital são a estratégia para acompanhar a jornada de compra do cliente no seu negócio. Para além dos clássicos 4 P’s do Marketing, os 8P’s do marketing digital são uma estratégia que contempla a rapidez da comunicação digital e as movimentações do cliente. Nesse artigo, vamos te explicar melhor sobre cada um deles .

Mas antes disso, o que são os 4P’s do Marketing?

Os 4 pilares do marketing criados por Philip Kotler são: Preço, Praça, Produto e Promoção.

A convergência desses pilares é o mercado alvo, ou seja, o seu consumidor.

Os 4P’s foram criados em um contexto de mercado offline, quando era de extrema importância escolher o ponto de venda certo, por exemplo. Os 4P’s possuem um foco majoritário em produto, enquanto os 8P’s focam na necessidade do cliente dentro do seu plano de negócio. Em um ambiente digital, os caminhos para gerar vendas não passam tanto por oferecer os produtos para o cliente, e sim para educá-lo para consumir o produto e entender o benefício que ele proporciona.

8Ps: um resumo

O método mais efetivo de marketing digital prevê que cada público vai trilhar sua própria jornada de compras, e, por conta disso, ensina a fazer coleta de dados, planejamento de estratégia e crescimento da relevância da empresa no campo da internet.

São eles: Pesquisa, Planejamento, Produção, Publicação, Promoção, Propagação, Personalização e Precisão.

Pesquisa

Entenda seu público, o perfil do consumidor e como ele se comporta na internet. É necessário saber dados demográficos como idade, renda, gênero, mas também comportamentais como aspirações, desejos, hábitos e preferências.

A internet facilitou esse processo, oferecendo ferramentas como o Google Trends e a facilidade de se criar um formulário pelo Google Forms ou outro app da sua preferência. É preciso lançar mão de questionários, pesquisas de opinião valendo descontos ou brindes e até entrevistas com pessoas que representem uma amostragem do público-alvo.

Planejamento

Conhecendo o seu cliente, a ideia é criar um funil de vendas que aumente a quantidade de público em todas as fases de compra, desde os leads (contatos de clientes em potencial que querem resolver um problema, mas ainda não sabem como), que se transformam em prospects (clientes em potencial que já sabem o que querem estão orçando o serviço) e depois, clientes efetivos. Planeje em quais redes sociais você vai atrair esses clientes, qual é o tipo de mensagem que eles gostam e como engajá-los para conhecerem seu produto.

O marketing digital precisa ter um objetivo claro: você quer lançar uma grande rede e aumentar primeiro os seus leads? Ou precisa encontrar mais quem já sabe que precisa do produto? Como tudo na internet, a estratégia pode mudar, mas trace uma estratégia para conseguir gerar dados do quanto ela está sendo efetiva ou precisando de ajustes ao longo da implementação.

Seu plano precisa ter o volume de postagens e as datas que cada ação de comunicação vai acontecer, assim como o dinheiro a ser investido em cada fase ou comunicação.

Produção

Essa é a produção da estratégia traçada no passo anterior, ou seja, das peças de comunicação, textos, artes, vídeos. Tudo precisa ser produzido e pensado da forma mais atrativa para o seu público, na linguagem dele e sempre oferecendo não uma peça de venda, mas postagens, vídeos, infográficos, que deem informações e entretenimento para que o público se relacione com a sua marca e se sinta atraído a conhecer mais, compartilhar e ver valor no conteúdo que você está oferecendo.

Aqui entram os cuidados com SEO, redação, edição e estratégias de conteúdo para otimizar os seus resultados digitais.

Publicação

Publicação é muito mais do que apertar um botão de compartilhamento, considere quais são os melhores horários para as postagens de acordo com o seu público, a frequência ideal da sua audiência, e revise a sua estratégia de SEO e os calls to action no final das postagens.

Um call to action, inclusive, é o comando sobre o que seu público deve fazer se estiver interessado em saber mais, aquele “arrasta pra cima”, ou “clique no link da bio”, “clique aqui”. Vale usar um sistema de CMS (Content Management System) para administrar seu conteúdo, principalmente para poder criar links com palavras-chave e otimizar o SEO. Não perca oportunidades gerando um caminho muito longo para o próximo passo do seu cliente na jornada ou você corre o risco de perdê-lo. A ordem é engajar e facilitar.

Promoção

No marketing digital promoção não tem nada a ver com desconto ou pague-1-leve-2, é promover o que você está vendendo. Entenda de acordo com o seu público e estratégia qual é o melhor investimento de impulsionamento de posts: Google Ads, Facebook Ads,  Linkedin Ads, Instagram Ads – a lista é longa.

E vale ficar atento pra promover a marca e o conteúdo – em vez de ficar o tempo todo tentando vender o produto nas postagens e vídeos, porque ninguém gosta de conversar com alguém que vende o tempo todo, não é mesmo? Primeiro atraia o cliente com o que você diz, e, a partir do valor percebido do conteúdo e da marca, ele vai passar a desejar o produto.

Propagação

Use ferramentas de mensuração para entender o resultado das suas comunicações: quantos e-mails foram abertos, quantos cliques e compartilhamentos uma publicação obteve. É importante entender qual é a experiência que seu cliente está tendo e replicar o que é mais compartilhado, instigando o cliente a continuar engajado com o conteúdo e propagando a sua mensagem para a rede dele.

Personalização

Quando se trata do digital é melhor sempre pensar em nichos do que gastar dinheiro impulsionando conteúdos para pessoas que nem são seus clientes em potencial. É por isso que é tão essencial conhecer seu público e onde ele está, do que gosta e quais são os seus hábitos.

Quanto mais você estuda os dados do cliente e os dados de performance das suas publicações, mais consegue personalizar o conteúdo e acompanhar o cliente em cada fase da jornada de compra. Uma das dicas é fazer uma campanha de e-mail marketing que tenha muitas segmentações e estudar como cada uma delas performa, quais linguagens reverteram em mais leads e prospects.

Precisão

Medir, medir, medir! Você precisa saber os dados de performance de cada peça de comunicação, para quantas pessoas está falando e ter critérios para entender o que funcionou e o que não funcionou. É a partir da precisão que você ajusta o seu planejamento e entende como continuar crescendo a sua audiência e rentabilidade.

Conclusão

Agora que você já sabe mais sobre esses fundamentos do marketing digital, que tal dar um próximo passo no seu negócio e utilizar todas as soluções da Kangu para facilitar a sua vida e escalonar o seu empreendimento? Pode ter certeza de que irá encontrar o que precisa com a gente.

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Janice Rodrigues

Chief Marketing Officer (CMO) na Kangu

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